São Paulo e Flamengo se enfrentam na noite desta quarta-feira , às 22h, no Morumbi, em duelo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Há cinco anos, esses times disputaram ponto a ponto o título da competição. Entre os diversos fatores que fizeram a taça ficar com a equipe da Gávea, um chamou muito a atenção à época: a partida entre Corinthians e Flamengo, vencida pelo time carioca por 2 a 0.
A partida em questão foi disputada em Campinas e, naquele momento do campeonato, o Corinthians não tinha mais pretensões no campeonato. Faltando duas rodadas para o torneio acabar, não poderia, matematicamente, ser rebaixado, e já estava classificado para a Libertadores, pois venceu a Copa do Brasil. O Flamengo, por outro lado, estava disputando o título contra o São Paulo.
Na época, tanto antes quanto após a partida, muito se falou em uma possível “entregada” do Corinthians para o Flamengo, prejudicando o rival do Morumbi. Tanto que, um ano depois da referida partida, o então presidente do Timão, Andrés Sanches, concedeu entrevista à Rádio Bandeirantes, acusando o ex-goleiro corinthiano, Felipe. “Meu Corinthians não fez isso (entregar o jogo). Quem fez foi o mau-caráter do goleiro”, disse o presidente. O arqueiro falhou no primeiro gol rubro-negro, marcado por Zé Roberto, e não pulou no pênalti batido por Léo Moura, que resultou no segundo gol da equipe carioca.
O Flamengo, na verdade, nem precisou fazer muito para vencer um desmotivado Corinthians, que logo no primeiro tempo perdeu Edu e Ronaldo, machucados. Depois de marcar o primeiro gol com Zé Roberto, aos 26 minutos da etapa inicial, o time carioca apenas administrou o jogo e viu sua torcida fazer a festa com a derrota do São Paulo, para o Goiás, por 4 a 2. Léo Moura fez o segundo, de pênalti, já nos acréscimos.
Além disso, outro fator que contribuiu para que a arrancada do Flamengo foi a vitória em cima do próprio São Paulo, no Maracanã, por 2 a 1. A partida, válida pela 29ª rodada do Brasileirão de 2009 marcou a entrada do Flamengo no G-4 e encerrou um jejum de três jogos do rubro-negro sem ganhar da equipe do Morumbi, além de aproximar a equipe da Gávea de Palmeiras e São Paulo, então líder e vice-líder da competição, com, respectivamente, 54 e 49 pontos.
Fonte: Ei