Qual o maior milagre? O do Flamengo, recuperando um placar adverso de 3 a 0 para o Coritiba e se classificando numa dramática decisão por pênaltis ou o do Botafogo, que aos 49 minutos do segundo tempo perdia por 3 a 2 do Ceará (que já o havia derrotado, por 2 a 1, no Rio) e conseguiu dois gols em sequência, virando para 4 a 3 e garantindo a vaga nos dois últimos minutos do jogo?
Viradas improváveis e heroicas como essas mantém viva a magia do futebol, mesmo quando a técnica não é tão apurada. Os torcedores do Mais Querido e do Glorioso vão dormir com a alma em festa e o coração a gargalhar.
Nenhum dos dois chega às quartas de final da Copa do Brasil como favorito para a conquista do título. Mas depois do que ambos conseguiram ontem, tudo pode acontecer..
O Flamengo enfrentará agora o surpreendente América de Natal, que, na fase anterior, eliminou o Fluminense em outro resultado altamente improvável (perdeu de 3 a 0, em casa, e goleou por 5 a 2, no Maracanã). Nas oitavas, desclassificou o Atlético Paranaense.
Já o Botafogo vai jogar com o Santos, que nem precisou fazer o segundo jogo contra o Grêmio pela eliminação do clube gaúcho da competição, por conta do racismo, na primeira partida, na Arena Gaúcha (vitória do Santos por 2 a 0).
Se passar, o alvinegro deve enfrentar o Cruzeiro, na semifinal, enquanto o rubro-negro, se garantir a sua vaga, encarará o Corinthians ou o Atlético Mineiro.
Flamengo e Botafogo só se enfrentam numa possível final.
Quem decepcionou na noite desta quarta-feira foi o Fluminense, eliminado da Copa Sul-Americana ao perder do Goiás, por 1 a 0 (vencera a primeira partida por 2 a 1, no Maracanã).
Fonte: Blog do Renato Maurício Prado