O atacante Fred, do Fluminense, foi um dos protagonistas das sempre constantes polêmicas de arbitragem nas rodadas do Campeonato Brasileiro. No gol que marcou contra o Flamengo no último domingo, no clássico que terminou empatado por 1 a 1 no Maracanã, Fred empurrou o zagueiro rubro-negro Chicão, mas antes da cobrança da falta feita por Conca. Para o ex-árbitro e comentarista Arnaldo Cezar Coelho, o jogador deveria ter sido punido com o cartão amarelo e a falta não deveria ter sido autorizada pelo árbitro Dewson Fernando Freitas.
– A regra diz o seguinte: se dois jogadores estiverem se empurrando antes de a bola entrar em jogo, o juiz para e dá cartão aos jogadores. Qual é a falha pela inexperiência do árbitro? Numa falta dessa, o juiz não tem que ficar olhando a bola, quem tem que ver o momento do passe é o bandeirinha. Ele tem que se aproximar da linha da grande área e ficar ali embaixo, porque a presença física dele já inibe esse tipo de empurra-empurra – afirmou Arnaldo no “Bem, Amigos!”.
Segundo o ex-árbitro, no momento em que viu o empurrão, Dewson deveria ter abortado a cobrança de falta para que punisse com o cartão o atacante Fred, pelo empurrão no adversário.
– Vamos supor que ele tivesse visto o empurrão e a bola não tivesse saído: ele se mete no meio e apita e não tem o gol. O certo é punir. Houve uma falha por causa da inexperiência. Se conhecesse mais o jogador, ele estaria dentro da grande área, isso é tempo e rodagem – disse.
Fonte: SporTV