Algumas histórias contadas viram verdade se não forem combatidas. Como está em evidência a conquista do Flamengo do título mundial de clubes, muitos adversários procuram desmerecê-la, principalmente os vascaínos, que se gabam se não serem campeões mundiais por que enfrentaram um time de NBA, diferente do Flamengo. Portanto, vamos recordar umas coisinhas.
O torneio intercontinental de basquete nasceu em 1966 e foi disputado até 1996 com o duelo entre os campeões da Euroliga e da Liga das Américas. A partir de 1996, a rede de fast food McDonald’s organizou um torneio para chamar de mundial que contava até com participação de times da NBA, e teve o Vasco da Gama chegando a final em 99 ficando em vice (A NOVIDADE!), mas a competição não foi reconhecida pela FIBA. Ou seja, até em campeonato de empresa de sanduíche o Vasco é vice.
A entidade que rege o basquete no mundo voltou a realizar o Mundial no ano passado, com o Olympiakos, campeão da Euroliga, vencendo o Pinheiros, que conquistou a Liga das Américas em 2013. O Mundial não conta com a participação de times da NBA porque eles vivem num mundo paralelo, que, inclusive, tem regras diferentes do basquete praticado no mundo todo.
Portanto, o Vasco não é vice campeão mundial porque jogou um campeonato que não é reconhecido pela entidade máxima do basquete. Entenderam?
Fonte: Piemeiro Penta