No próximo domingo, Flamengo e Cruzeiro se encontram no Maracanã em mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. Até aqui, os dois clubes já protagonizaram duelos memoráveis, como final de Copa do Brasil e semifinal de torneio continental.
Relembre cinco jogos marcantes desse confronto em que, assim como no próximo domingo, o Flamengo foi mandante.
5. Flamengo 1×3 Cruzeiro – 1974
Na segunda-fase do Campeonato Brasileiro de 1974, o Cruzeiro somava seis jogos sem perder do Flamengo. Em partida disputada no Maracanã, com grande presença da torcida rubro-negra, o time mineiro fez ótimo jogo e venceu por 3-1, ampliando para sete o número de jogos de invencibilidade sobre o time carioca.
4. Flamengo 3×1 Cruzeiro – 1995
A Supercopa dos Campeões da Libertadores, como sugere o nome, era um campeonato disputado pelos times que já haviam conquistado o continente na Copa Libertadores da América. Na edição de 1995, o Cruzeiro chegou à semifinal com moral de bicampeão do torneio, mas acabou perdendo para o Flamengo, que já havia conquistado vantagem de 1-0 no Mineirão. No Maracanã, o rubro-negro venceu por 3-1 e foi à final. Infelizmente para os cariocas, o Independiente foi superior nos dois jogos finais e se sagrou campeão.
3. Flamengo 1×0 Cruzeiro – 2013
Na Copa do Brasil de 2013, após ser derrotado por 2-1 no Mineirão, com direito a gol antológico do cruzeirense Everton Ribeiro, o Flamengo encontrou um Cruzeiro proposto a se defender no Maracanã. A estratégia do técnico Marcelo Oliveira quase deu certo, não fosse o flamenguista Elias, que marcou já na reta final da partida e colocou o futuro campeão nas quartas de final da competição.
2. Flamengo 6 x 2 Cruzeiro – 2004
No Campeonato Brasileiro de 2004, o Flamengo esteve com a corda no pescoço até na última rodada. Precisava vencer para se manter na elite do futebol nacional. A partida foi marcada para Volta Redonda e o adversário derradeiro era outro time que jamais foi rebaixado, o Cruzeiro, campeão do ano anterior. Mas o time da Gávea não se intimidou e aplicou uma sonora goleada nos mineiros: 6-2.
O destaque foi o zagueiro André Bahia (foto). Negociado com o Feyenoord, da Holanda, foi processado pelo Fla por posar para fotos com a camisa do novo clube, pois, para os dirigentes rubro-negros, ele havia protagonizado uma quebra de contrato. Com a escassez de zagueiros no elenco, e diante da delicada situação do time na tabela, o defensor foi reintegrado ao grupo, mas o processo não foi suspenso. Resultado: o zagueiro marcou dois gols na goleada sobre o Cruzeiro.
1. Flamengo 1×1 Cruzeiro – 2003
O primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2003 está eternizado na história do Maracanã. A atmosfera de uma grande decisão tornava a noite ainda mais especial, mas os personagens da partida estavam dispostos a ir além. A começar pela torcida rubro-negra: com apitos distribuídos pelo estádio, ela fazia soar por todo parte um zumbido infernar cada vez que o Cruzeiro de Alex pegava na bola, a fim de desestabilizar o elenco apontado como o melhor do país.
Aos 30 minutos do 2º tempo, Alex fez o ruído dos apitos cessarem abruptamente no Maracanã. Após receber lançamento de David, o camisa 10 cruzeirense tocou de letra para o fundo das redes. Aos 43 minutos, o Flamengo marcou, mas o gol foi corretamente anulado pela arbitragem. Aos 47 minutos do 2º tempo, faltando 15 segundos para o término dos acréscimos, Fernando Baiano empatou após cobrança de escanteio.
Emocionante? Com certeza. No jogo de volta, o Cruzeiro fez três gols antes dos 30 primeiros minutos de partida e se sagrou campeão.
Fonte: FTB Pro