Ranking de público: São Paulo, Corinthians e Fla no topo.

Compartilhe

Entre 2013 e na atual temporada, o topo do ranking de melhores médias de público do Brasileirão passou por uma troca de posições, mas não de protagonistas. No ano passado, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e São Paulo despontaram como mandantes que mais atraíram torcedores para os estádios. Os meses se passaram, um novo Campeonato Brasileiro foi iniciado, e os quatro clubes seguem como os mais atrativos da competição nacional. A diferença é que, desta vez, o Tricolor paulista assumiu o topo do ranking, e a Raposa caiu para o quarto lugar.

O Cruzeiro liderou o ranking de 2013, com média de 28.911 pagantes por jogo. O Corinthians, ainda com o Pacaembu como casa, teve 24.441, número superior a Flamengo e São Paulo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, cada um com aproximadamente 23 mil torcedores.

Neste ano, o São Paulo deixou o Cruzeiro para trás e assumiu a liderança do ranking: atrai em média 28.110 torcedores por jogo. A Raposa, mesmo na liderança da Série A e com sete pontos de diferença para o segundo colocado, é o único time deste G-4 a apresentar queda. Passou para 26.456 e foi superada também por Corinthians e Flamengo. Os dois aumentaram sua média. O Alvinegro tem agora 27.800, e o Rubro-Negro, 27.138. A média geral do Brasileirão também apresenta uma tendência de crescimento, passando de 14.951 (contabilizadas 38 rodadas) para 15.774 (contabilizadas 31 rodadas).

Dos cinco jogos com maior público, dois pertencem ao São Paulo (inclusive o recorde, 58.627 pagantes), dois ao Cruzeiro e um ao Flamengo. O Corinthians, que atua em um estádio com capacidade menor do que os de seus concorrentes, possui uma taxa de ocupação maior do que a deles. Em média, 65% dos seus assentos estão ocupados (contra 45% dos são-paulinos, 43% dos cruzeirenses e 40% de flamenguistas). Neste quesito, porém, a liderança é do Atlético-MG, com 70% de ocupação.

Se o topo da lista tem os mesmos protagonistas, as últimas colocações contam com novos personagens. Neste ano, o Z-4 é formado por Goiás (6.655), Figueirense (7.646), Santos (8.560) e Criciúma (9.632).

No ano passado, as piores médias pertenceram a Portuguesa (4.842), Ponte Preta (6.414), Internacional (7.234) e Atlético-PR (8.772). Colorado e Furacão, no entanto, mandavam jogos longe de seus tradicionais domínios, já que o Beira-Rio e a Arena da Baixada estavam em obras para a Copa do Mundo. Os outros dois times foram rebaixados.

Fonte: GE

Notícias recentes

  • Destaque

Reforços do Flamengo, Freitas e Valencia se encantam com Maracanã: “Uma loucura”

Apresentados à torcida antes do jogo, novos reforços ficaram apaixonados pelo Maracanã A primeira vez…

02/09/2026
  • Destaque

“Seremos campeões”?: Jorginho é sincero sobre grito de torcida do Flamengo e destaca virada de chave

Torcida do Flamengo cantou que será campeã do Brasileirão após vitória sobre o Mirassol “Dá-lhe,…

02/09/2026
  • Destaque

José Boto ataca Dínamo de Moscou e diz que Plata é bem-vindo de volta ao Flamengo

Dirigente do Flamengo falou sobre o caso durante partida contra o Mirassol, no Maracanã José…

02/09/2026
  • Notícias

DEIXOU CHEGAR! Flamengo vence Mirassol, fica a 1 ponto da liderança do Brasileirão e faz o Palmeiras tremer

Flamengo teve, mais uma vez, ótimo primeiro tempo e venceu no Maracanã Os palmeirenses estão…

02/09/2026
  • Destaque

Flamengo atualiza situações de Pulgar e Evertton Araújo; volantes sentiram dores contra o Mirassol

Pulgar e Evertton Araújo foram substituídos por Leonardo Jardim jogo do Flamengo O Flamengo perdeu…

02/09/2026
  • Destaque

Pulgar sente problema físico, pede substituição e preocupa o Flamengo

Volante chileno saiu do jogo contra o Mirassol no primeiro tempo O volante Erick Pulgar…

02/09/2026