Preterido pelo técnico Louis Van Gaal do Manchester United, o meio-campista brasileiro Anderson, 26 anos, pode voltar a jogar no futebol brasileiro quase dez anos depois de deixar o Grêmio rumo ao futebol português. A imprensa inglesa noticiou que Grêmio e Flamengo poderiam estar interessados no volante. Ele não quis falar em nomes, mas admitiu que existe uma chance de retornar ao país e que isso será definido até o começo do próximo ano. “Meu futuro não posso falar, pois tenho contrato com o Manchester e os caras conversaram comigo. Estou voltando a jogar agora, a treinar bem. Falta um ano e meio de contrato. (Jornais) falaram coisas de quebrar contrato, mas (o Manchester) não falou nada disso comigo. Mas tem possibilidade de eu sair para jogar em outro lugar, mas por enquanto eles não posso falar muito”, disse, em entrevista ao UOL Esporte. “Tem possibilidade de eu voltar ao Brasil, mas depende. Vamos sentar e conversar em janeiro, mas tem possibilidades sim de eu voltar ao Brasil, tem uma grande chance”, prosseguiu, sem querer falar nomes dos clubes. O diretor executivo do Grêmio, Rui Costa, despistou e disse que não há conversas com o ex-jogador do clube.
“Não falamos com ele em nenhum momento. Nós valorizamos muito o que temos aqui no Grêmio. Nosso grupo que pode nos levar à Libertadores está aqui.” De acordo com o jornal The Telegraph, o Manchester pretende pagar a multa rescisória, estimada em 1,4 milhão de libras (cerca de R$ 5,6 milhões), caso não apareça clube interessado. Os dirigentes do Manchester entendem que vale mais a pena pagar a multa de mais de R$ 5 milhões do que manter Anderson até outubro de 2015, quando vence o contrato. O meia de 26 anos estava por empréstimo na Fiorentina neste ano, mas o time italiano não aceitou contratá-lo em definitivo. Anderson voltou à Inglaterra em julho, mas fez poucos jogos pelo Manchester sob o comando do holandês Louis Van Gaal. Ele chegou a ser cortado de excursão do time aos Estados Unidos, mas o clube informou que o veto era por conta de uma lesão.