Para esquecer a eliminação da Copa do Brasil, a saída é olhar para frente. É o que o Flamengo tenta fazer. Sonda o mercado, planeja o elenco de 2015 e prepara uma reestruturação no futebol. Mas o presente ainda incomoda. E nada tem a ver com a dor pela goleada para o Atlético-MG. O clube tem contas a pagar até o fim do ano, mas fazer dinheiro não está fácil. Por isso, a diretoria pedirá novo empréstimo: agora de cerca de R$ 7,5 milhões.
O pedido será levado a votação na próxima terça-feira no Conselho de Administração. O empréstimo será captado no banco BCV e terá, como garantia, o contrato com a TV Globo, com vencimento em 2017 — ou seja, após o mandato dessa gestão.
O orçamento do clube em 2014 ainda prevê mais R$ 11 milhões em empréstimos, além do valor que será votado na semana que vem. Por enquanto, captar dinheiro no mercado é a única solução que resta. Levar jogos para fora do Rio, a fim de fazer renda, seria outra opção. O departamento de marketing não conseguiu acertar a transferência do duelo contra o Coritiba, no dia 16, para a Arena Cuiabá. Mas conseguiu negociar a realização da partida contra o Vitória, no dia 30 de novembro, para a Arena Amazônia.
Por sua vez, o departamento de futebol já se movimenta em busca de reforços. O técnico Vanderlei Luxemburgo participa diretamente das reuniões de planejamento. Mesmo sem contrato assinado com o clube (pela falta de acordo nas cláusulas que tratam de cotas de ingressos e camisas por partida), ele afirmou que irá permanecer em 2015.
— Está bem claro que minha cabeça está na formatação (do elenco para o ano que vem) e já até estamos participando disso. Eu não tenho que renovar contrato com Flamengo. Ele vai até dezembro de 2015. É que houve duas cláusulas que eu achei que deveria ter e o Flamengo não achou, mas o corpo do contrato não muda — disse o técnico, que já pediu à diretoria reforços capazes de fazer com que, em 2015, o time brigue ao menos pelo G-4.
O Flamengo ainda não renovou com nenhum dos atletas cujos contratos terminam em dezembro. Segundo o vice de futebol, Alexandre Wrobel, a partir de agora as conversas irão evoluir e, dentro de dez dias, o clube terá novidades. Ele prometeu um time forte para 2015.
— Não será uma máquina de estrelas. Mas será um elenco mais forte e competitivo do que o desse ano. O Flamengo terá um time mais encorpado — afirmou Alexandre Wrobel.
Fonte: Extra Globo