A retrospectiva do ano do Flamengo.

Contratações:

No início do ano, a diretoria rubro-negra trouxe nomes conhecidos para reforçar o elenco, como Éverton e Alecsandro, mas muitas apostas foram feitas, como o atacante Arthur e o meia Lucas Mugni. Com a perda de Elias, o elenco rubro-negro sofreria uma grande impacto no setor de volantes, já que Luiz Antônio estava processando o clube por falta de pagamentos e não aparecia nem para treinar na Gávea. A nova contratação Márcio Araújo seria a solução para a posição. Era ano de Libertadores, o investimento feito teria de ser maior para a disputa do torneio, mas a palavra da diretoria era forte com relação aos gastos e ao pagamento da dívida.

Campeonato Carioca:

Um campeonato que perdeu muito valor nesses últimos 2 anos estava para ser disputado. O campeonato carioca. O Flamengo veio, assim como os outros 3 grandes do Rio, sem pretensão nenhuma, botando muitas vezes, o time reserva e a garotada para jogar. Os resultados não foram brilhantes, tirando só o 5×0 aplicado em cima do Macaé com 4 gols do Brocador. O Flamengo, porém, seria o líder e o campeão da Taça Guanabara, levando assim a vantagem do empate para as finais. Na semifinal, duas vitórias fáceis em cima da Cabofriense e a final seria decidida contra o Vasco. No primeiro jogo 1 x 1, com direito a um golaço de Paulinho. No segundo jogo, o então substituto de Elias, Márcio Araújo, sacramentou o título ao empurrar a bola para o gol aos 48min do segundo tempo e dar ao Vasco mais um vice-campeonato.

Libertadores:

A expectativa para a competição era alta, mesmo sem um grande time, o Flamengo apostava na superação, no Maracanã e mais do que tudo, na sua torcida, para chegar longe na competição. Na estreia, uma derrota amarga no México para o Léon, 2×1. O time não jogou mal, mas a expulsão de Amaral logo no início dificultaram as coisas. Na segunda rodada o algoz Emelec. Em meio a provável saída de Hernane para a China, a torcida gritou, pediu e o jogador ficou na Gávea. No jogo, ainda marcaria o seu gol e o Flamengo venceria por 3 x 1. Mais um jogo seria disputado no Maraca após esse. Flamengo x Bolívar. Depois de sair perdendo, o time rubro-negro mostrou raça e com a força da torcida e de Éverton, virou o jogo. No final, o time relaxou e o empate saiu com gosto de derrota. No quarto jogo, as coisas ficariam complicadas na altitude de La Paz. Um escorregão na competição, um escorregão de Samir. 1 x 0 Bolívar. Contra o Emelec, parecia que seria a redenção da equipe. Uma vitória manteria o Flamengo com chances de classificação e ainda decidiria no Maracanã lotado. Um gol de Paulinho aos 47min da segunda etapa sacramentou a vitória por 2 x 1. Quando tudo parecia que ia dar certo, em meio a 60.000 pessoas, o Flamengo perdeu. Em casa, o time não foi capaz de vencer o Léon e acabou derrotado por 3 x 2 e eliminado da competição ainda na fase de grupos.

Brasileirão:

Em meio a um começo turbulento na competição, a decisão da diretoria de demitir o técnico Jayme de Almeida, sem avisar até o treinador, viria a ter consequências catastróficas. Ney Franco assumiu o time. Com a ambição de tirar o Flamengo da zona de desconforto, o técnico fez o contrário. Empates com sabor de derrotas, derrotas e humilhações sofridas, como as de 4 x 0 para o Inter e de 3 x 0 para o Cruzeiro. Com sorte, a pausa para Copa aconteceu e o time ocupava a lanterna do campeonato.

A Parada para Copa:

No meio de uma situação horrenda, nomes que seriam fundamentais para o resto da temporada foram contratados. O argentino Canteros e o croata Eduardo da Silva agora passariam a vestir vermelho e preto.

A volta do Brasileirão:

Na volta do campeonato, nada melhor que um jogo em casa para assegurar uma vitória. Errado. O lanterna perderia mais uma e a palavra rebaixamento era quase rotina na vida de um rubro-negro. O presidente viu, os conselheiros viram e a torcida viu, Ney Franco era um fracasso. A volta de um técnico mudaria totalmente o rumo do Flamengo na temporada. Vanderlei Luxemburgo retornava ao rubro-negro para não só recuperar sua carreira, mas também para recuperar o time do Flamengo. Jogadores que não estava rendendo foram afastados, caso do goleiro Felipe. A ordem estava sendo implantada. Em sua estreia, vitória no clássico. 1 x 0 no Botafogo. O time venceu e saiu da lanterna, porém a derrota na próxima rodada para Chapecoense botaria um ponto de interrogação em Luxa e no time. Esse ponto sumiria. Nas próximas 5 rodadas, o Flamengo venceria jogos dentro e fora de casa. Ocuparia a 9ª posição e a “zona da confusão” ficaria por conta só de Luxemburgo. Após essa sequência, o Flamengo não correria mais risco nenhum de rebaixamento até o fim do campeonato. O alívio mesmo só viria na 34ª rodada, após vitória sobre o Coritiba no Maracanã e o time ultrapassando a marca dos 45 pontos. Mas essas férias que o clube alcançou no fim de ano, poderiam ter tido um sabor melhor, já que outra competição poderia estar em disputa.

Copa do Brasil:

Em meio à sequência de vitórias no Brasileiro, o Flamengo entrou direto nas oitavas de final da Copa do Brasil. Priorizando totalmente a recuperação da equipe no Campeonato Brasileiro, Luxemburgo preferiu encarar o Coritiba com um time misto e acabou quase abandonando a competição ao perder o primeiro jogo por 3 x 0. Na volta, pouco mais de 20.000 torcedores rubro-negros acreditaram na virada do time. Ela realmente aconteceu, uma vitória por 3 x 0 levou a decisão para disputa de pênaltis, onde o goleiro Paulo Victor brilhou e o time avançou para as quartas de final. O adversário era bem mais fraco, Flamengo x América-RN se enfrentariam em dois jogos com vitórias sem muitos sustos do rubro-negro. Gabriel marcaria os dois gols, um na ida e um na volta para colocar o Flamengo frente a frente com o Atlético-MG nas semifinais da Copa do Brasil. Dessa vez o sorteio desfavoreceu o time carioca, decidindo assim pela primeira vez desde o ano passado, a vaga fora de casa. No primeiro jogo uma vitória que deixaria o time muito próximo da final. 2 x 0 no Maraca. Na semana seguinte, no Mineirão, Éverton abriu o placar e obrigaria o time mineiro a criar um novo milagre. E o milagre foi feito. O Galo virou o jogo para 4 x 1 e eliminou o Flamengo da competição. Na final o Atlético viria a ser o campeão em cima do rival Cruzeiro.

Expectativas 2015:

Já vimos que esse time do Flamengo tem amplas capacidades de querer algo mais no Brasileirão e na Copa do Brasil. Não é time para ficar brigando para não cair. Quem sabe até uma vaga na Libertadores, mas tudo isso vai depender do trabalho que a diretoria fizer no mercado. Nomes bons precisam ser trazidos e quem não presta deve deixar o clube. Deixo aqui minha mensagem de um feliz fim de ano para todos e que 2015 seja um ano de muitas alegrias e vitórias do Mengão.

Fonte: Magia Rubro-Negra

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

AGORA | Flamengo ganha reforço de última hora no ataque para jogo contra o Cuiabá

Bruno Henrique está liberado para atuar em jogo do Flamengo nesta quarta-feira (20), pelo Brasileirão…

20/11/2024

Bap anuncia quem será técnico do Flamengo, caso ganhe eleição para presidência do clube

Luiz Eduardo Baptista garantiu a permanência de Filipe Luís no Flamengo Na última segunda-feira (18),…

20/11/2024

Barcelona prepara proposta milionária por Wesley, do Flamengo

Lateral do Flamengo se tornou destaque do time com boas atuações pelo Rubro-Negro Um dos…

20/11/2024

Dois times da Alemanha querem pagar multa para contratar Evertton Araújo, do Flamengo

Contrato atual de Evertton com Flamengo é até dezembro de 2026 Flamengo e Evertton Araújo…

20/11/2024

Gerson desabafa e faz pedido para próximos jogos da Seleção Brasileira

Gerson marcou o único gol da Seleção Brasileira no empate com o Uruguai A Seleção…

20/11/2024

Atleta do Flamengo destaca força do elenco, mas revela ponto negativo após derrota

Flamengo abriu 2 a 0 contra o Praia Clube, mas levou a virada O Flamengo…

20/11/2024