Leio que o treinador Vanderlei Luxemburgo está disposto a abrir mão de suas férias, para neste período tentar montar o elenco do Flamengo. A atitude é louvável e merece elogios, só que esta etapa deveria ser a de conclusão das negociações que deveriam ter tido início no meio deste ano. E curioso que, ao invés de se procurar no mercado brasileiro de forma prioritária os reforços para 2015, até por uma questão de mais fácil adaptação a um novo clube, as manchetes dão conta de que as baterias rubro-negras estão voltadas para o mercado argentino. Quando isto é pontual, tudo bem. Agora, concentrar todas as energias por lá, vai uma distância enorme. Embora o levantamento sobre os jogadores interessantes devesse já ter sido feito e, claro que não foi, antes tarde do que nunca e, de preferência começando ainda hoje. Acho que, no Cruzeiro, por exemplo, vai espirrar jogador que pode ser interessante. No Corinthians, idem. Enfim, a hora é essa! E que seja, com competência! Como disse sabiamente Cuca, à época treinador do Flamengo, “pior que não contratar, é contratar errado”.
Fim de feira
E tudo terminou mais ou menos dentro do que estava previsto já na metade do campeonato. Cruzeiro campeão, atingindo a maior performance desde a implantação dos pontos corridos. Aliás, o nível do campeonato explica as duas pontas. O Cruzeiro ter chegado aos 80 pontos, e os matemáticos terem errado feio, quando afirmaram que para não cair era preciso chegar aos 45 pontos. O nível foi tão baixo que o Palmeiras se safou com muito menos.
De qualquer forma, é o que temos. Que para 2015 os clubes tenham um pouco mais de inspiração na construção dos seus elencos. Parece simples, mas não é.
Olho no São Paulo
Um sopro de competência passou pelo Morumbi e o São Paulo, de início apagado no Campeonato Brasileiro, deu uma remada tão boa que acabou como Brasil 3, na linguagem da Libertadores, só ficando atrás do Cruzeiro, Campeão Brasileiro, e do Atlético, campeão da Copa do Brasil. Quando muitos ficaram espantados com a contratação de Carlinhos, ex-Fluminense, fica para mim a certeza de que a contratação foi planejada e executada faz tempo…
O São Paulo está sinalizando que 2015 tem uma grande possibilidade de ser um ano tricolor. Só não vê, quem não quer.
Fonte: Blog do Kleber Leite