O clima de festa pela conquista da Copa Intercontinental ainda está longe do fim. Neste sábado, o Flamengo promoveu a reinauguração do ginásio Hélio Maurício, em sua sede social da Gávea, no Rio de Janeiro. O principal palco do basquete rubro-negro ganhou novos vestiários, banheiros e pintura da quadra. O evento foi aberto pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello e contou com a presença dos jogadores que participaram da histórica vitória sobre o time israelense Maccabi, em setembro.
– Estamos aqui reunidos para homenagear nosso basquete, que como a torcida bem fala é o Orgulho da Nação. O basquete do Flamengo é campeão do estado, Brasil, continente e do mundo. Reconhecimento mais do que merecido para esse conjunto de atletas que honra o nome do clube em todos os cantos do mundo – enalteceu o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Durante a cerimônia de reinauguração do ginásio, foi exibido um vídeo com uma retrospectiva do time “campeão de tudo”. Os integrantes da comissão técnica e os jogadores também receberam as faixas de campeão do mundo, que foram entregues pelas mãos de Maestro Júnior, campeão mundial com a camisa rubro-negra no futebol, em 1981. O ex-jogador, que defendeu o Flamengo entre 1974 e 1984 e de 1989 a 1993, quando já tinha 39 anos, elogiou as conquistas dos atletas do basquete e a atuação na partida contra o Maccabi.
– O basquete me deu emoções incríveis, mesmo já tendo vivido muitas pelo futebol. Faltavam poucos segundos e o jogo estava muito parelho. Chegou uma hora que estava me dando taquicardia. Eu estava com o Zico do lado e falei para ele ‘não dá’. A idade já não me permite fazer graça. O que mais senti daquele grupo existe ainda dentro de cada atleta aquela coisa de jogar pelo prazer, independente de qualquer coisa. Resgatou o espírito do Flamengo. Saí emocionado nas duas vezes que estive lá e agradeço a vocês por ter vivido uma experiência como essa. É um orgulho estar aqui, essa é a minha casa – disse Maestro Júnior.
Ao longo de uma história quase centenária, o basquete do Flamengo contabiliza 40 títulos estaduais, nove brasileiros, três sul-americanos, uma Liga das Américas e um Mundial. No evento deste sábado, duas das gerações mais vitoriosas do clube foram homenageadas. Entre 1951 e 1960, o time de basquete venceu 189 jogos dos 193 disputados. De 2005 a 2014, foram 148 vitórias em 151 jogos. Todos os atletas e comissão técnica campeões estaduais de 2014, simbolizando o último ciclo de conquistas, e alguns membros da geração vitoriosa do passado, se reencontraram no ginásio Hélio Maurício e receberam faixas comemorativas.
Fonte: GE