A diretoria do Flamengo não terá sua bancada reduzida no Conselho Deliberativo do clube. A Chapa Azul venceu por 764 votos a 426 da Branca – houve um voto em branco – o pleito para eleição dos 115 conselheiros (75 titulares e 40 suplentes) para o órgão e conseguirá repor os seus membros que foram eliminados por não comparecerem as sessões na frequência determinada pelo estatuto rubro-negro. Para a Chapa Branca, o resultado não é tão significativo, visto que a oposição mostrou força nas últimas votações no Deliberativo e o número de excluídos que não eram da base de apoio da diretoria era bem inferior. A derrota, para a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, poderia trazer problemas especialmente na queda de braço sobre a reforma do estatuto, que vem esquentando nos bastidores do clube e alimentando o racha declarado da diretoria com o presidente do Deliberativo, Delair Dumbrosck. Agora, a Chapa Azul terá direito a 60 cadeiras titulares no conselho, enquanto a Chapa Branca ficará com 15.
O número expressivo de votos indica que, apesar das recentes derrotas no Deliberativo, a atual gestão continua com força na Assembleia Geral para a eleição presidencial que acontecerá no fim de 2015. Na eleição presidencial de 2012, foram 2.675 votos no total. Nos 1191 votos registrados nesta segunda-feira, 64,1% foram para a Chapa Azul, composta principalmente por membros do SóFla, a base de apoio da gestão de Bandeira de Mello.
A maior parte do dia transcorreu em absoluta tranquilidade. A colocação de placas foi o único motivo de uma discussão entre Cacau Cotta, um dos coordenadores da Chapa Branca, e Rafael Strauch, vice-presidente do Fla-Gávea. Sem problemas no decorrer do dia, a votação contou com a presença de ex-presidentes, como Marcio Braga, Hélio Ferraz, ambos com adesivos da Chapa Azul, Patrícia Amorim e George Helal. Vice-presidente de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, também compareceu no início da noite, o que indica a importância do resultado para a diretoria. Ele vive em São Paulo e não comparece ao clube diariamente. De blusa azul, deu um abraço em Cotta, vice-presidente do Fla-Gávea na gestão de Patrícia Amorim, logo depois de depositar seu voto.
Durante cinco horas, enquanto a votação continuava no salão nobre, Fred Luz, diretor geral, Fernando Gonçalves, ex-Traffic, e Alexandre Wrobel, vice de futebol, estiveram reunidos no andar de cima, do qual foi anunciada a contratação do diretor executivo do futebol, Rodrigo Caetano, que será apresentado oficialmente nesta terça-feira. O novo cartola preferiu não dar entrevista antes da coletiva marcada pelo clube e circulou pelas dependências da sede da Gávea, com direito a cachorro quente no bar da piscina.
Urna 1:
Chapa Azul: 297 votos (62,26%)
Chapa Branca: 180 votos (37,74%)
Urna 2:
Chapa Azul: 231 votos (64,7%)
Chapa Branca: 126 votos (35,30%)
Urna 3:
Chapa Azul: 226 votos (65,31%)
Chapa Branca: 120 votos (34,69%)
Total:
Chapa Azul: 764 votos (64.2%)
Chapa Branca: 426 votos (35,8%)
Fonte: GE