Alguns clubes publicaram seus balancetes intermediários no ano de 2014. Até esse momento, o Flamengo, o Fluminense e o Corinthians já publicaram o 3º trimestre, Santos e o Grêmio os dados do 1º semestre e o Palmeiras os números relativos a agosto de 2014.
O gráfico abaixo demonstra como está evoluindo o endividamento dos clubes até o momento:
Obs: os números consideram apenas o que foi divulgado de forma oficial pelos clubes, não o que vem sendo apresentado em matérias pela imprensa.
Além da evolução do endividamento, vamos analisar como está o comportamento do endividamento em relação ao faturamento anualizado para 2014:
Algumas considerações:
– Apenas Flamengo e Grêmio reduziram seus endividamentos num ano em que os clubes paulistas dispararam nesse quesito (não temos dados divulgados do São Paulo);
– O Grêmio apresentou redução no endividamento muito em função de uma expressiva receita de R$ 32,4 milhões obtida com venda de direitos econômicos de atletas. Resta saber como irá se comportar até o final do ano;
– Na relação Endividamento / Faturamento, o Flamengo já alcança o índice de outros clubes, deixando para trás o histórico muito ruim que tinha nesse indicador (superior a 4 em 2011), típico dos times do Rio, conforme apresentado acima pelo Fluminense.
Fonte: Balanço da Bola