A temporada dentro das quatro linhas se encerrou no último domingo, mas o ano ainda está longe de acabar para o Flamengo. E nesta segunda-feira, o clube terá definições importantes para os próximos dias e meses, incluindo o planejamento para 2015.
De olho na bola e no campo, a alta cúpula do clube se reúne com Rodrigo Caetano para assinar o contrato do novo diretor executivo e iniciar os trabalhos de montagem de elenco.
O novo comandante do departamento de futebol terá a missão de acelerar dispensas e contratações para o time do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Com o impasse na saída de Felipe Ximenes e a futura indefinição no sucessor, o clube perdeu dias importantes para realizar tais atividades. Ainda assim, a diretoria aposta no bom trânsito de Luxemburgo e Caetano no mercado da bola para fechar o time para 2015.
Nos bastidores, a movimentação também é intensa já de olho no próximo ano, que será de eleição presidencial. Nesta segunda, a “guerra’ entre situação e oposição terá mais um capítulo no pleito para recompor o corpo transitório do Conselho Deliberativo.
Membros das chapas “Azul” (situação) e “Branca” (oposição) disputam as 115 cadeiras vagas no Conselho. A votação acontece por conta do desligamento dos membros pelo presidente do poder, Delair Dumbrosck. Eles deixaram o Conselho em razão do não comparecimento ao clube. A maioria pertence ao grupo político do mandatário Eduardo Bandeira de Mello. O restante foi eleito em 2012 pela chapa liderada por Patricia Amorim.
São 6.415 eleitores com autorização para votar. Porém, em torno de mil sócios devem comparecer ao clube para escolher a chapa que vai indicar os 75 conselheiros efetivos e os 40 suplentes. O procedimento é incomum no Flamengo e aconteceu pela última vez no mandato tampão de Hélio Paulo Ferraz (2002/2003).
Independente do resultado, o clima político domina os bastidores da Gávea. A busca por alianças já começou e só intensifica a batalha pelo poder no clube mais popular do país.
Jogadores e restante da comissão técnica, por sua vez, gozam de férias. O grupo que enfrentou o Grêmio no domingo se juntou aos 13 que já estavam de férias e terão tempo para descansar. A reapresentação rubro-negra está marcada para o dia 8 de janeiro, com novo comando e cenário político diferente.
Fonte: UOL