Chegamos ao fim do torneio Super Series em Manaus! Correspondendo às nossas expectativas, o Flamengo leva a taça após dois bons jogos contra times tecnicamente de qualidade, um vice-campeão brasileiro do ano anterior, e outro que é nosso maior arquirrival. Nossa primeira taça do ano!
Ok, talvez o time não tenha correspondido àquilo que esperávamos, afinal, foram vitórias “magras” e, além do mais, vimos inúmeras chances perdidas no ataque. Em contrapartida, a defesa jogou de forma sólida, principalmente pela meta estar sendo defendida por um dos goleiros em melhor fase desde o ano passado: Paulo Victor. Hoje não precisou trabalhar tanto, mas foi crucial no jogo contra os cruzmaltinos.
As dúvidas pairam sobre nossa cabeça quando o assunto é Marcelo Cirino, já que foram 4 jogos amistosos até aqui e o desempenho ainda não foi nada agradável, desperdiçando chances incríveis de gol… Será a forma? A posição em que está atuando? O nervosismo? A pressão de vestir a camisa? Não temos a resposta ao certo, mas possa ser um pouco de cada, o que sabemos é que ainda é cedo para tomar decisões sobre o futuro deles na equipe de maior torcida do Brasil. O Arthur Maia, por outro lado, vem rendendo cada vez mais, e no jogo de hoje poderia ser até eleito o melhor em campo, se não fosse pela incrível chance que teve, cara a cara com Rogério Ceni, e acabou chutando fraco, facilitando a defesa. Mesmo assim, teve outros lampejos no jogo, em jogadas individuais, e acabou cansando no meio do segundo tempo. Jogador que continuando nesse ritmo, promete muitas alegrias a torcida rubro-negras, porque já podemos notar uma coisa, qualidade tem.
Não nos esqueçamos de, também, falar de Luiz Antônio, o responsável por colocar uma bola precisa para Samir abrir o placar, depois de uma bela jogada individual, sem contar que quando recém entrou na partida, já teve um chute perigoso defendido pelo goleiro São Paulino. O jogador divide as opiniões dos torcedores após viver de altos e baixos na equipe desde que foi reintegrado ao elenco. Mugni também correu mais do que o normal no jogo de hoje, apesar de ainda não participar de grandes lances de ataque quando está em campo e demonstrar lentidão. Será que ainda devemos manter esperança nele? Bem, esta é a última que morre, quando se trata de Flamengo.
Aos poucos o Flamengo vai dando cara a seu time, com velocidade e uma defesa sólida. Ainda faltam detalhes a ser corrigidos e talvez a formação ideal não seja esta que foi a campo no torneio, o que pode melhorar com a volta de Eduardo e Gabriel. Só vamos saber que rumos o time tomará quando o Campeonato Carioca iniciar e “ritmo de jogo” não ser problema a nenhum jogador… Grandes desafios nos esperam para este ano!
SRN!
George B. Mendes e Murillo Penze