Apostas de Flamengo e Flu tem características parecidas.

Compartilhe com os amigos
Dois alagoanos suam a camisa para agitar os Fla-Flus da temporada. De um lado, o lateral-esquerdo Thallyson está vencendo as desconfianças nos treinos e luta para colocar seu nome na escalação do Flamengo. Quarta-feira, o ex-jogador do ASA foi até aproveitado no time principal durante amistoso contra o RB Brasil, em Atibaia. Bom sinal. Do outro lado, o lateral-direito Renato, revelado pelo Corinthians-AL, tenta mostrar serviço para ser o novo titular da posição no Fluminense. A estreia do jogador está marcada para esta quinta-feira, às 20h (de Brasília), contra o Bayer Leverkusen, em Orlando.
Quem conhece os laterais, destaca o potencial e torce pelo sucesso deles no futebol carioca. Há, inclusive, muitas semelhanças no estilo; a principal diferença é o lado do campo. Se mantiverem o ritmo dos treinos, eles têm boas chances de se cruzar no primeiro grande clássico da temporada. Um vai marcar o outro.
Renato é um pouco mais velho. Com 24 anos, também acumula a experiência de ter passado por Sport Recife e ABC. Thallyson, de 23, está alçando o voo mais ousado da carreira. Antes do Fla, só havia atuado profissionalmente no ASA. É a chance.
Técnico da equipe sub-20 do CRB, Jean Carlo trabalhou com o atleta do Fluminense ainda na base, há seis anos. As referências são boas.
– O Renato jogou comigo na base do Corinthians-AL, quando ele tinha entre 18 e 19 anos. É um jogador de grande potencial ofensivo, tanto que cheguei a colocá-lo mais aberto, como ponta, na direita. Ainda atuou comigo na meia. Tem uma certa dificuldade na marcação, mas também evoluiu muito nesse sentido e se destacou no ABC. Por isso, foi contratado pelo Fluminense. Trata-se de um jogador humilde e muito dedicado, trabalhador. Para se ter uma ideia, durante as férias, ele treinou demais, se preparou. Não é à toa que está ganhando essa chance do Cristóvão – analisou Jean.
Capitão do Flu em 1985, o técnico Vica ajudou a revelar os principais jogadores do ASA na última década. Ele viu o habilidoso Thallyson pela primeira vez em 2011, treinando na base, depois de ter deixado o CSA.
– Eu conheço o Thallyson há uns três anos, quando ele estava ainda começando. Saí do ASA e, quando voltei, o jogador estava no profissional. Tem velocidade, bom condicionamento físico e faz muito bem o lado esquerdo. Pode atuar mais recuado, como vem trabalhando agora no Flamengo, e também pode ser um ala ou até um meia avançado. Comigo, ainda jogou na frente do lateral. É versátil e pode se dar bem no Rio. O Luxemburgo (técnico do Fla) sabe trabalhar muito com esses atletas de potencial – opinou Vica.
O técnico do ASA também elogiou o comportamento do lateral-esquerdo fora de campo. Segundo ele, Thallyson não dá trabalho na concentração e até ajuda a descontrair o ambiente.
– Ele precisa só amadurecer um pouco, mas é um cara humilde, de grupo, muito querido pelos companheiros. Leva até na boa as brincadeiras com o problema que tem na mão (risos). Ótimo menino! Torço muito pelo Thallyson. Hoje, ele é um espelho para os jogadores do ASA, e de Alagoas. E o fato de ter ido direto para o Flamengo não me surpreende.
Vica afirma que, além de Thallyson, negociado com o Fla no fim do ano passado, o elenco do ASA ainda tem jogadores capazes de atuar nos maiores clubes do país.
– Temos hoje no clube três atletas com potencial para jogar na Série A. A safra é boa. Estou falando do meia Didira, do meia-atacante Valdívia e do volante Kessi, que está começando agora, mas tem grande potencial e só precisa ser lapidado. E não podemos esquecer também do Wanderson, que foi o nosso artilheiro na Série C e se transferiu para a Ponte Preta neste ano.
Jean lembra aos dirigentes alagoanos que a valorização dos laterais demonstra a qualidade do futebol no estado. De acordo com o técnico, mesmo sem grandes investimentos, os clubes continuam revelando atletas de destaque.
– Gastando pouco, os times de Alagoas têm ótimos jogadores da base porque há muita qualidade por aqui. Pepe, Roberto Firmino, Cleiton Xavier, por exemplo, são alagoanos. Não falta talento, falta um pouco mais de valorização desse trabalho. O retorno está aí: Renato e Thallyson podem ser titulares de Fluminense e Flamengo. Fico feliz por isso.

Fonte: GE
Compartilhe com os amigos

Veja também