UOL – De volta à presidência do Vasco, Eurico Miranda gerou um racha no futebol carioca. Com opiniões fortes, o mandatário Cruzmaltino bateu de frente com o Fluminense por conta da decisão do consórcio responsável pelo Maracanã em mudar o local das torcidas, algo tradicional no Rio de Janeiro. O Flamengo e o próprio estádio compraram a briga do Tricolor, mas o polêmico dirigente também tem seus aliados nessa briga: o Botafogo e a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), que passou de inimiga a principal coligado após o retorno do cartola a São Januário.
A briga, no entanto, não se resume apenas ao posicionamento das torcidas no Maracanã. Novos tópicos surgiram e evidenciaram ainda mais o racha entre os grupos. Preço dos ingressos e divisão das cotas de televisão são outros tópicos que geram mais discórdia entre os coirmãos. Após alguns anos de calmaria, o futebol do Rio de Janeiro voltou a esquentar. A rivalidade esquenta a cada dia. O UOL Esporte listou as polêmicas que envolvem os times cariocas, federação do Rio e o consórcio do Maracanã.
Preço dos ingressos
O preço das entradas no Carioca foi o que mais gerou discórdia. Vasco e Botafogo ganharam a Ferj como aliado na briga contra Flamengo, Fluminense e Consórcio Maracanã. O primeiro grupo considera que o alto custo dos ingressos afasta os torcedores do Estadual e quer entradas populares. O segundo, no entanto, considera que a medida significaria um duro golpe nos programas de sócios-torcedores
Localização das torcidas
Tradicionalmente as torcidas de Fla e Vasco sempre tiverem lugares fixos no Maracanã. Após a reforma e entrada do consórcio, o Flu tomou o posto do Cruzmaltino que não reclamava até o retorno de Eurico. O cartola comprou briga com o Tricolor e ganhou apoio da Ferj. Já o Flu não abrirá mão do novo posicionamento, embasado no contrato assinado com o estádio. Nenhuma decisão foi tomada até o momento.
Divisão das cotas de televisão
A nova divisão das receitas das cotas de TV criou grande mal-estar. O Fla se beneficiou da categoria de pagamento e viu a diferença da quantia ser bem maior do que os demais times do Rio de Janeiro. Vasco e Botafogo estão revoltados com essa situação e querem mudar esse quadro na próxima negociação. O Flu, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto e evita ficar contra seu maior aliado.
Fla x Vasco nos bastidores
Em determinados assuntos, no entanto, a briga se reduz apenas a Fla e Vasco. Assim que assumiu, Eurico fez questão de acirrar a rivalidade e acionou a prefeitura do Rio para impedir o projeto do Rival de fazer um ginásio na Gávea. Em contrapartida, o Rubro-negro capitaneou os clubes da NBB para impedirem o Cruzmaltino de ingressar na Liga Ouro, que dá acesso à elite do basquete brasileiro.