Chora Eurico: Fla tira chance do Vasco de entrar no NBB.

O Vasco da Gama está fora da temporada 2015/2016 do Novo Basquete Brasil (NBB) mesmo sem ter entrado. A decisão saiu nesta quinta-feira (8) após assembleia realizada na sede da Liga Nacional de Basquete (LBN), em São Paulo. Em votação, a maioria dos clubes decidiu que o Cruzmaltino não poderá disputar a Liga Ouro – a divisão de acesso ao NBB. Uma das equipes que votou contra a inclusão do clube da Cruz de Malta na elite do basquete nacional foi o Flamengo, atual bi-campeão da competição.
A decisão foi apertada, mas foi negativa ao Vasco. Por oito votos a sete, ficou estabelecido que o clube de São Januário não poderá participar do torneio e está automaticamente fora do NBB 2015/2016. Marcelo Vido, representante do Flamengo na assembleia, desconversou, mas outros membros da reunião confirmaram que o Rubro-Negro foi contra a inclusão do rival da competição.
Decepção vascaína
Fernando Lima, vice-presidente de Quadra e Salão do Vasco, estava crente de que a inclusão da equipe na Liga Ouro estava praticamente certa. Uma reunião na terça-feira (6) com representantes da LBN, que se mostraram bastante empolgados com o acordo, deixou o dirigente vascaíno com a certeza de que o clube participaria do torneio de acesso.
“Vim para São Paulo para oficializar nosso projeto e apresentá-lo aos demais clubes pensando se tratar de uma questão de formalidade. Fiquei perplexo com o resultado final. Quem votou contra deve ter suas razões. Cabe a nós aceitar. Agora, vamos ver se no ano que vem conseguimos”, afirmou Lima ao UOL Esporte.
Eurico havia liberado a grana
A reunião com a LBN foi tão positiva que Fernando Lima levou a empolgação até o presidente Eurico Miranda. O mandatário vascaíno quer que o clube volte a disputar grandes competições de basquete e não mediu esforços para tornar formar uma equipe forte.
“Depois desta reunião de terça-feira, fui falar com o Eurico e rapidamente conseguimos levantar o valor para montar um time para ser campeão e jogar a próxima temporada do NBB. Inclusive, já estávamos apalavrados com cinco jogadores e estávamos observando três estrangeiros”, revelou Fernando Lima, que na década de 1990 e início dos anos 2000 esteve no comando do basquete do Vasco.
Na ocasião, o basquete do Vasco conquistou o bicampeonato brasileiro de 2000 e 2001, a Liga Sul-Americana de 1999 e 2000, e ainda se sagrou vice-campeão do Mc Donalds Championship do ano 2000. Perdendo na grande final para o espetacular time norte-americano do San Antonio Spurs.
Além do Vasco, outro time que teve sua participação vetada foi o Jacareí. A Liga Ouro terá início nna segunda quinzena de fevereiro e contará com a participação de quatro equipes: Campo Mourão-PR, Sport-PE, Caxias do Sul-RS e Ceub-DF.

Fonte: UOL

Veja também