A ditadura imposta pela FFERJ, e sua corja, está tomando proporções irreversíveis. O Flamengo tem sim que tomar atitudes subversivas no campeonato estadual.
Há muitos anos esse campeonatinho mixuruca já não traz benefício algum, não traz receita alguma, motivação nenhuma, senão a rivalidade. Junto com o Fluminense, chegou a hora de formar uma liga independente, o “Clube dos Dois” do futebol carioca.
Uma boa opção é “ressuscitar” o Troféu São Sebastião, que foi disputado como um amistoso, justamente entre Flamengo e Fluminense, no feriado de 20 de janeiro, dia do padroeiro carioca que dá o nome ao troféu, nos anos de 1999 e 2000. Com o Maracanã como trunfo, e tendo um Fla x Flu como grande chamariz, aposto que terão várias emissoras brigando para transmitir.
Mesquita, Quissamã, Serrano, Campo Grande, Cardoso Moreira, e Casemiro de Abreu são alguns exemplos de clubes pequenos que estão disponíveis para embarcar nessa, sem se tornarem “subversivos” a “Rubinho Médici” e o “Neo-DOPS” do futebol carioca, já que essas agremiações estão licenciadas da federação, ou estão na série c do carioca que começa apenas em julho. A Adidas, patrocinadora em comum, pode ajudar essa liga independente.
Assim o Flamengo teria uma pré-temporada bem maior, mais tempo para fazer amistosos internacionais, e excursões, que são as melhores maneiras de expor a marca do Flamengo em outras localidades, gerando novos Sócios-Torcedores em cada lugar por onde passar.
Para abrir mão do Estadual, perder de W.O é uma alternativa, mas não sei como isso pode prejudicar o Flamengo, juridicamente falando. Também podemos jogar o “Carioqueta” com equipe Sub-20, Sub-23, ou mesmo criar um time de amadores, essa última opção é bem a cara da Federação não é?
No domingo teremos o Super Bowl, a final da NFL que é a liga de futebol americano dos EUA onde o campeão da Conferência Americana, e Conferência Nacional se enfrentam em um dos maiores eventos do planeta, esse sistema pode ser implantado nessa liga independente carioca, cada clube joga na sua respectiva liga, e depois, em jogo único, um evento pra selar o grande campeão. Utopia?
Saudações Rubro-Negras, Vinny Dunga.