Damião, Dudu e Cirino somam o nº de gols de Barcos.

Compartilhe com os amigos
Não faz tanto tempo assim, afinal 2011 está logo ali, mas aparentemente foi-se a época em que os clubes brasileiros brigavam para contratar jogadores do naipe de Ronaldinho Gaúcho — alvo de Grêmio, Palmeiras e Flamengo há quatro anos. O “R10” da vez, não só nunca foi melhor do mundo, como tem cartel bem mais modesto: o atacante Dudu, que esteve entre Corinthians e São Paulo acabou vestindo verde e será reforço do Palmeiras em 2015. Celebrado pela torcida e por jogadores do alviverde, transformou-se, de imediato, na melhor contratação da temporada até agora.
Ao lado de Dudu, Marcelo Cirino também foi outro que causou comoção entre os torcedores. Alheios ao desempenho apenas mediano nos treinamentos em Atibaia, os rubro-negros acreditam que Marcelo será, no Fla, aquilo que apresentou no Atlético-PR em 2013. E até Leandro Damião, que saiu pela porta dos fundos do Santos, encontra entre os cruzeirenses uma certa simpatia em forma de esperança.
Mas esse trio que representa, em tese, as contratações mais impactantes deste início de ano vale o alvoroço? A resposta mais simples: não. Ao menos não de acordo com os números dos atletas no ano passado. Dudu, jogando pelo Grêmio, Marcelo, a serviço do Furacão, e Damião, claudicante no Santos, não alcançaram marcas impressionantes no Brasileirão. Juntos, fizeram 14 gols, a mesma quantidade de Hernán Barcos, por exemplo, que não é disputado por ninguém.
Dudu fez sete gols no ano inteiro — apenas três nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro. Para se ter uma ideia, Erik, do Goiás — aquele que disse que gostaria de jogar no Flamengo —, fez o triplo de gols no Nacional. O forte do novo jogador do Palmeiras não é balançar as redes. É driblar. Ele tem a melhor média de acerto de dribles no Brasileirão — foi o que mais acertou. Mas também tem uma das piores: foi o quinto que mais errou. As estatísticas não ajudam muito o atleta, que também figura entre os 10 piores passadores do campeonato do ano passado. Desse atleta, o Palmeiras adquiriu 100% dos direitos econômicos.
Leandro Damião — criticado no Santos — foi o que mais fez gols do trio: 11 no ano e seis no Brasileirão. O ex-atacante do Internacional, que dava pinta de que seria titular da Seleção Brasileira em breve, porém, passou discreto pelo torneio mais importante do país: não figura em nenhum top 10.
Clube de maior torcida do Brasil, o Flamengo pôs sua fé nos pés de Marcelo Cirino, de 22 anos. O planejamento deste ano, segundo o presidente do clube, Bandeira de Mello, tem sido feito “com cuidado e profissionalismo”. O Flamengo gastou em torno de R$ 17 milhões para levar Cirino à Gávea, valor menor do que o salário anual de Ronaldinho quando jogou no Rio.
Revelação do Brasileiro de 2013, o atacante chamou atenção de Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e outros. Mas o Atlético-PR sempre fez jogo duro. No ano passado, Cirino marcou seis gols em 39 jogos (cinco no Nacional). Dribles não parecem ser o forte do camisa 7. No mesmo campeonato, ele foi o terceiro a mais fracassar nas tentativas de passar por adversários. Cirino, ao menos, foi o mais caçado: sofreu 118 faltas, mais do que qualquer outro.

Fonte: Superesportes
Compartilhe com os amigos

Veja também