UOL – A briga nos bastidores do Campeonato Carioca pode alterar completamente os planejamentos de Flamengo e Fluminense para o primeiro semestre deste ano. Tudo porque o desentendimento com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) pode tirar o Maracanã do Estadual, o que deixaria a dupla sem uma casa para a competição. E as alternativas não são muito animadoras.
O Maracanã entrou na mira da Ferj ao ataca-la em conjunto com Flamengo e Fluminense e, por isso, pode ficar fora do Carioca. E só existem duas soluções para os clubes: chegar a um acordo com os desafetos Vasco e Botafogo, que defendem a federação, ou enfrentarem maratonas com jogos em cidades do interior do Rio de Janeiro, como Macaé e Volta Redonda.
A opção mais confortável para os elencos de Flamengo e Fluminense certamente seria um acordo com Vasco ou Botafogo para o uso de São Januário ou Engenhão, respectivamente. O problema, no entanto, é exatamente a relação estremecida pelas recentes discordâncias em reuniões da Ferj.
Comandado por Eurico, o Vasco é o principal incentivador da política de ingressos com preços fixados e com meia-entrada universal, medida que desagradou profundamente Fluminense e, principalmente o Flamengo. O Tricolor, por sua vez, entrou em rota de colisão com o cartola cruzmaltino por causa da polêmica sobre o posicionamento das torcidas nos clássicos envolvendo as duas equipes.
Se a desavença com Eurico torna São Januário pouco convidativo para Flamengo e Fluminense, mandar os jogos no Engenhão também não é melhor dos cenários. O presidente Carlos Eduardo Pereira apoiou o cartola cruzmaltino e a Ferj na briga e, portanto, está do outro lado da disputa. Além disso, o estádio administrado pelo Alvinegro ainda está em fase de ajustes após passar quase dois anos interditado.
Já a maratona pode ser iniciada pelos clubes já no domingo, às 19h30, quando o Fluminense terá que atuar em Volta Redonda por escolha da Ferj, que vetou o Maracanã por causa da recente desavença. O jogo contra a Friburguense fora do Rio de Janeiro já será um transtorno para o Tricolor, que terá uma viagem inesperada pelo caminho.
Se a situação não for resolvida rapidamente, o Flamengo também deve ter seu jogo pela segunda rodada, contra o Barramansa, na próxima quarta, às 22h, retirado do Maracanã. Por enquanto, a equipe ainda tem a estreia no estádio marcada para esta data, enquanto encara o Macaé fora de casa às 19h30 do próximo sábado, pela primeira rodada.
Enquanto a utilização do Maracanã ainda não é decidida pela Ferj, Flamengo e Fluminense permanecem sem o planejamento adequado para as rodadas iniciais do Campeonato Carioca, já que não sabem onde atuarão. O problema, portanto, promete ser uma grande dor de cabeça para a dupla neste Estadual.