Estaduais têm 15 estreantes na elite em 2015: veja lista.

Compartilhe com os amigos
No futebol brasileiro, há sempre espaço para o novo nos 27 campeonatos estaduais. O rebaixamento de alguns clubes permite o acesso de outros, e entre eles pode surgir algum debutante, que jamais figurou na elite local. Em 2015, serão 15 os novatos nas elites, e a lista inclui clubes de todas as regiões do país, como o RB Brasil, de São Paulo, o Lucena, da Paraíba, o Caldas Novas, de Goiás, e o União Frederiquense, do Rio Grande do Sul.
Conheça um pouco mais sobre esses estreantes:
Capivariano (SP)
Fundado em 1918, o clube representou a cidade de Capivari nas divisões inferiores do Paulista desde 1958, quando se profissionalizou. Em 2014, venceu a Série A2 e garantiu o direito de subir à elite. Seu reforço mais conhecido é o volante Amaral, de 41 anos, que passou por Palmeiras, Corinthians e Vasco, entre outros, e atuou pela seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
RB Brasil (SP)
Vice-campeão da Série A2, o RB Brasil foi fundado em 2007 e é sediado em Campinas. Conta com jogadores conhecidos no cenário nacional, como o lateral-direito Jonas, ex-Coritiba e Vasco, e o zagueiro Fabiano Eller, campeão mundial de clubes pelo Internacional em 2006.
Barra Mansa (RJ)
O campeão da Série B do Campeonato Carioca em 2014 é o mais antigo dos estreantes na elite. Fundado em 1908, o clube aposta suas fichas no meia Paulinho, ex-Atlético-MG e Sport, para ser o seu principal jogador. Athirson, que chegou a ser anunciado como coordenador técnico do clube, deixou a função no início de 2015.
União Frederiquense (RS)
Com menos de cinco anos de idade, o União Frederiquense conquistou o direito de disputar a primeira divisão do Campeonato Gaúcho ficando com o terceiro lugar na divisão de acesso. Representante da cidade de Frederico Westphalen, o clube fundado em 2010 contratou recentemente o atacante Josiel, artilheiro do Brasileirão de 2007 atuando pelo Paraná Clube.
FC Cascavel (PR)
Fundado em 2008 pelo pentacampeão mundial Beletti, o FC Cascavel esteve próximo do fim em 2012 após desistir de disputar a divisão de acesso do Campeonato Paranaense. Mas, após ser vendido, reergueu-se e conquistou o direito de disputar a primeira divisão ao ser campeão da segunda divisão do Paranaense em 2014.
Caldas Novas (GO)
A cidade de Caldas Novas, conhecida por ter a maior estância hidrotermal do mundo, agora terá também um clube na primeira divisão do Campeonato Goiano. Fundado em 1982, o Caldas Novas foi campeão da segunda divisão em 2014 e chega à elite com o experiente técnico Mauro Fernandes no comando.
Atlético-PE
Caçula da primeira divisão pernambucana, o Atlético-PE foi fundado em 2006, originalmente na cidade de Vicência, na Mata Pernambucana. Em 2008, mudou de sede para Carpina, cidade com 80 mil habitantes, e disputou a segunda divisão nos anos seguintes sem destaque até 2014, quando foi vice-campeão.
Parauapebas (PA)
Fundado em 1989, o Parauapebas se profissionalizou apenas em 2009. Em 2014, disputou a primeira fase (uma espécie de seletiva) do Campeonato Paraense, com outros nove times, e foi campeão, garantindo o direito de figurar na elite estadual pela primeira vez.
Tapajós (PA)
Representante de Santarém no campeonato estadual, o Tapajós foi fundado em 2012 e filiado na Federação Paraense em 2014. Ainda no ano passado, disputou a primeira fase do Campeonato Paraense e ficou com o vice-campeonato, após perder nos pênaltis para o Parauapebas. As duas equipes se garantiram na fase principal.
Atlético-ES
O clube foi fundado em 1965 por torcedores do Atlético-MG e carrega no peito um escudo semelhante ao do campeão da Copa do Brasil. Foi fundado em 1965 como amador, profissionalizou-se em 2011 e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Capixaba em 2014, garantindo o acesso.
Sport (ES)
É o mais novo entre os estreantes dos estaduais. O Leão dos Alpes foi fundado em 2013 e é sediado em Domingos Martins, região com forte colonização alemã e italiana. Logo no primeiro ano em que disputou a segunda divisão do Campeonato Capixaba, conquistou o título e o direito de disputar a elite.
Lucena (PB)
O estreante paraibano do ano carrega o nome de sua cidade, no litoral norte do estado, e foi fundado em 2008. Profissionalizou-se em 2014 e, logo no primeiro ano em que disputou a divisão de acesso, foi campeão, garantindo o direito de disputar o Campeonato Paraibano em 2015.
Boquinhense (SE)
É chamado pelos torcedores de ABC e representa a pequena cidade de Boquim (população: 26 mil pessoas), no sul de Sergipe. O clube, que completa 50 anos em 2015, foi vice-campeão da segunda divisão em 2014 e conquistou o direito de disputar a elite estadual.
Amax (AC)
A pequena Xapuri é conhecida nacionalmente por ser onde nasceu o líder seringueiro Chico Mendes. Foi na cidade que surgiu em 2007 a Associação dos Militares e Amigos de Xapuri. Dois anos depois, foi fundado o clube, que se profissionalizou em 2011 e ganhou a segunda divisão estadual em 2014.
Poconé (MT)
É o segundo mais novo entre os debutantes. Fundado em 2012, disputou a segunda divisão mato-grossense já naquele ano, ficando em quarto lugar. Repetiu a posição em 2013, mas em 2014 ficou com o vice-campeonato, atrás do Dom Bosco, garantindo-se na primeira divisão.

Fonte: GE
Compartilhe com os amigos

Veja também