Flamengo reencontra time europeu após 15 anos.

Compartilhe com os amigos
O Flamengo pode dar hoje a medida de quanto o futebol europeu deixou o brasileiro para trás ao longo do tempo. Há 15 anos sem enfrentar uma equipe do Velho Continente — a última foi o Betis, da Espanha, no ano 2000 —, o Rubro-negro encara hoje o Shakhtar, da Ucrânia, às 17h, em amistoso no Mané Garrincha, em Brasília.
A volta do intercâmbio com grandes clubes se dá diante da realidade de crise do futebol brasileiro após a Copa do Mundo. Se no fim da década de 1990 era possível ver o Flamengo vencendo o Real Madrid por 3 a 0, como fez em 1997, no Torneio Palma de Mallorca, agora até enfrentar um time médio causa apreensão da torcida.
— Joguei contra europeus mas hoje a diferença de força é muito grande, muito maior — lembrou Zico, campeão do mundo em 1981 pelo clube.
O ex-lateral Maurinho, que estava em campo nas últimas partidas contra times europeus, e fez dois gols contra o Real Madrid, um deles anulado, recorda da postura do Flamengo de não respeitar o adversário pelo nome.
— Chegamos lá e fizemos um jogo impecável, 3 a 0, era para ter sido 4, mas vi um Real Madrid preso, no início de treinamento. Agora o que eles estão jogando hoje, se forem as duas equipes no meio da temporada, dificilmente o Flamengo faria frente. Hoje seria impossível — avalia o folclórico ex-lateral.
Além do Real Madrid, o Flamengo goleou o Benfica por 5 a 2 em 1997. No ano seguinte, levou de 5 a 0 do Chelsea em outro torneio.
Segundo Zico, a falta de oportunidades para que haja esse contato entre as escolas do futebol deve ser combatida nos próximos anos.
— É muito importante por causa da cultura do futebol diferente, o intercâmbio é fundamental. Tomara que isso volte a acontecer no ano que vem — pediu o Galinho, que já rodou o mundo.
De acordo com Maurinho, a volta dos amistosos é importante para ver o quanto o Brasil precisa evoluir e não olhar para o próprio umbigo.
— Acho que a diferença de nível era menor que agora. Ficamos para trás em termos táticos e numa fase ruim de uma geração.Vamos jogar para ver o quanto nós temos que evoluir. A gente está com nosso parâmetro do Brasil — criticou o ex-jogador.
Há 15 anos, vitória contra o Betis
A última participação do Flamengo em jogos contra times europeus foi no ano 2000, há 15 anos. Depois de uma batalha campal contra o River Plate pela Copa Mercosul no Maracanã, o time viajou para a Espanha e encarou o Atlético de Madrid e o Betis. No primeiro jogo, cansado, perdeu: 3 a 1. Depois, venceu por 2 a 1, gols de Edílson e Adriano.
— Chegamos de viagem com fuso horário trocado, dormimos pouco, depois de pegar o River. No intervalo pedi para sair, não aguentava correr. Contra o Betis fomos melhores. O time teve mais domínio. Não tinha essa de clube europeu — conta o ex-jogador Maurinho.

Fonte: Extra Globo
Compartilhe com os amigos

Veja também