Lanceativo – Conheça aqui no Gol de Canela F.C. a curiosa história de quando Lev Yashin, considerado um dos melhores goleiros da história, passou alguns dias no Rio de Janeiro e escolheu o Flamengo para se manter em forma.
Lev Yashin foi um goleiro soviético, conhecido pela alcunha de Pantera Negra na Europa (Aranha Negra na América do Sul), devido ao seu uniforme todo preto. Considerado por muitos o maior goleiro da história do futebol e até hoje é o único de sua posição a ganhar a Bola de Ouro da France Football, prêmio para o melhor jogador da Europa, em 1963.
Em toda a sua carreira, Yashin defendeu 150 pênaltis e não levou gol em 270 jogos.
Como este craque veio parar no Brasil?
Yashin conheceu em 1965 um empresário sueco do ramo de informática que tinha ligações com o Flamengo. Foi ele quem convidou o goleiro a passar alguns dias no Rio de Janeiro para conhecer as praias cariocas e também as instalações do rubro-negro.
Vale lembrar que Yashin era fã de alguns jogadores brasileiros (como o goleiro Gilmar, por exemplo) e até por isso sempre deixou claro a sua vontade de conhecer o país.
Assim, o goleiro chegou naquele mesmo ano ao Flamengo para passar alguns dias mantendo a forma e até servindo como uma espécie de “treinador aos goleiros rubro-negros Marco Aurélio e Franz.
Yashin disputou alguma partida pelo Flamengo?
Yashin não disputou nenhum jogo oficial pelo Flamengo, muito menos jogo treino. A sua intensão era apenas usar as instalações do clube carioca para manter a forma e também passar um pouco de aprendizado aos goleiros da equipe.
Mesmo que por poucos dias, sua presença nos treinamentos do Flamengo será lembrada para sempre pela simplicidade e pela forma como ele treinava.