Lições e dicas de Luxa: Samir promete um 2015 diferente.

Compartilhe com os amigos
O futevôlei é considerado uma forma de diversão para muitos jogadores de futebol. A modalidade, no entanto, tem seu lado profissional, com competições mundo afora. Além disso, serve como terapia e treinamento para quem pretende se manter em forma mesmo nas férias, como o zagueiro Samir, do Flamengo, de 20 anos, considerado uma das principais revelações do clube nos últimos anos.
Samir transformou o lazer em treinamento com a ajuda do preparador físico Flavio Velasco, conhecido como Bombeiro, que trabalha com outros jogadores, como Alecsandro e Thiago Silva. Depois de passar por uma temporada de lesões, altos e baixos, o zagueiro prefere não perder tempo antes de se apresentar no dia 5 de janeiro para o início da pré-temporada.
– Há uns sete ou oito meses que pratico futevôlei. Tive o incentivo dos meus amigos, principalmente do Bombeiro. Ele disse que poderia aperfeiçoar meus movimentos no campo e, pelo que pude perceber, ajudou sim, como no gol que fiz contra o Atlético-PR – comentou Samir.
Nas férias, o jovem tem aproveitado o tempo para praticar o futevôlei no mínimo três vezes por semana. Durante o período de treinamentos, ele evita. Segundo Bombeiro, a modalidade ajudou outros jogadores a encontrarem novos caminhos e jogadas nos gramados.
– O Romário treinou comigo e levou várias jogadas de futevôlei para o campo. Ajuda nos fundamentos. É um modo de manter a forma na parte técnica e física – disse Bombeiro, que é pai de Marcinho, de 15 anos, jogador das categorias de base do Flamengo.
Consciente de que precisa recuperar seu espaço no Rubro-Negro, Samir lamentou as lesões sofridas durante a temporada. Na sua posição, o clube dispensou Chicão e contratou Bressan, do Grêmio, por empréstimo. A concorrência segue grande na posição. Este ano, ele disputou 39 jogos, sendo 38 como titular, e fez dois gols.
– Tenho que levar um aprendizado deste ano. Amadureci. Precisei aguentar a pressão quando algumas coisas aconteceram na Libertadores (falha na derrota por 1 a 0 para o Bolívar, em La Paz). Tive o apoio dos meus pais e amigos. Vou levar isso comigo para 2015. A gente não pede para sofrer lesão, mas tem que ter uma prevenção, que estou fazendo desde já para ser um Samir diferente em 2015 com mais sequência de jogos – afirmou o zagueiro.
Representante das categorias de base do Flamengo, Samir carrega uma responsabilidade. O clube vem tendo dificuldades para formar jogadores nos últimos anos. Apenas quatro estão com espaço no time principal. Além dele, o goleiro Paulo Victor, o volante Luiz Antonio e o atacante Nixon são jogadores estabelecidos.
– Na base, alguns jogadores se perdem muito. Não têm objetivos traçados. Quando se tem um objetivo, é melhor. Na minha época, vi jogadores que não tinham aquele comprometimento, tesão de estar no profissional, e o pessoal de cima sempre pergunta. Na Europa, se você for contratado, vão ligar para saber seu comportamento, a vida no clube. Alguns pecaram por isso, tinham qualidade para estar lá em cima, mas falta cabeça, suporte da família, como eu tive. Tem que virar homem mais cedo, se não fica para trás – afirmou.
A presença do técnico Vanderlei Luxemburgo no clube é considerada por Samir um fator importante para o seu desenvolvimento como jogador. Logo na sua chegada, em julho, já recebeu um recado antes mesmo do primeiro treinamento sob o seu comando.
– Ele via os jogos, é flamenguista fanático, e deu muitas dicas. Via meus erros e chegou cobrando. Falou sobre o meu posicionamento, disse que se um dia quisesse ser um jogador de nível ainda teria que melhorar muito, que não posso me contentar com pouco. Fico feliz em ter um treinador como ele para minha carreira alavancar cada vez mais – comentou Samir.

Fonte: SporTV
Compartilhe com os amigos

Veja também