UOL – Conhecido por suas posições firmes e alguns comentários polêmicos, o jornalista Renato Maurício Prado carrega em sua “ficha” o delicado desligamento do Sportv após discussão com Galvão Bueno durante um programa ao vivo. O histórico, no entanto, não o deixou muito tempo sem uma vaga na TV. Meses depois, “RMP” foi contratado pela Fox Sports para ser uma das estrelas do canal. E apesar da moral como um dos nomes de maior aposta, ele se vê em meio a mais uma confusão na telinha após mais de dois anos na nova casa.
No último dia 18, enquanto comandava seu dominical “A última palavra”, o apresentador discutiu asperamente com o comentarista Fábio Sormani enquanto debatiam sobre a gestão da atual diretoria do Flamengo. E Renato Maurício Prado acabou levando a pior. Pelo menos nos bastidores da Fox Sports e com a direção da casa.
Renato pôde sentir o ambiente desfavorável nos dias que sucederam a confusão. Incomodado por ser confrontado em seu programa, entrou em contato com a direção e pediu que Sormani não participasse mais de seu programa. A direção rechaçou a ideia e negou a solicitação de Renato.
A decisão foi reforçada no início desta semana. Fábio Sormani foi informado pelos superiores que está mantido na bancada do programa no próximo domingo – ele não participou da edição do “A última palavra” do dia 25 porque há um revezamento com Mauro Beting.
Não bastasse ter seu pedido negado, Renato viu o clima pesado e tenso ao ver alguns colegas de emissora prestarem solidariedade a Sormani após o ocorrido. Alguns mandaram mensagens e “compraram a briga” do comentarista atacado por RMP.
Internamente, Renato Maurício Prado é visto como um colega difícil, que se abre com poucos companheiros. Com uma sala separada no segundo andar do casarão que abriga à Fox no bairro das Laranjeiras, o jornalista conversa pouco com os colegas de redação.
Polêmico e com alguns desafetos no meio do futebol, Renato tem que lidar ainda com companheiros que não escondem seus problemas. O comentarista Carlos Eugênio Simon, por exemplo, é um que já informou a direção da Fox Sports que não gostaria de ter que dividir bancada com RMP.
E a lista parece aumentar após a última discussão do experiente jornalista.
Ainda assim, a cúpula do canal descarta qualquer medida mais drástica. Mesmo incomodada com o episódio do último dia 18, a direção apóia a participação de Renato diariamente no programa “Central Fox” e aprova o dominical “A Última Palavra”. Na telinha, ele continua em alta. O mesmo, no entanto, não pode se dizer sobre os bastidores.
Relembre a briga
“Essa questão do lado político, dentro do clube, de fato eu desconheço, não tenho informação”, disse Sormani, sendo interpelado por Prado: “Mas eu conheço.”, rebateu o dono do programa.
“Pelas manifestações que eu tenho visto nas redes sociais, 90% da torcida do Flamengo aprova o que o presidente Eduardo Bandeira de Mello está fazendo. Estou dizendo pelo que vejo aqui”, disse.
“Me desculpe, Sormani. Então você vê mal. Isso tudo depende do time. Se o time brigar pra não cair de novo, 90%. Até a entrada do Vanderlei…”, diz Prado, batendo na mesa e mostrando irritação.
“A torcida do Flamengo está compreendendo que esse é o momento de colocar a casa em ordem”, afirmou Sormani, provocando a reação mais veemente do apresentador do programa. “Mas como é que você se acha no direito de dizer que a torcida do Flamengo acha isso? Morando em São Paulo e vendo apenas pelo Facebook?”, questionou Prado, que fica no Rio de Janeiro.