Mudar regras do Brasileirão é um grave erro.

Compartilhe com os amigos
O Grêmio Portoalegrense lançou a proposta. Ele quer que o Campeonato Brasileiro mude suas regras e passe a ser disputado no sistema mata-mata na sua fase decisiva. Um erro grave. Um retrocesso. Afinal, por muitos anos, esse campeonato já seguiu essa linha e o resultado foi o pior possível. Só os clubes que conseguiram classificação para a fase final é que ganharam alguma coisa.
Além, é claro, da TV Globo, que, com alguns jogos decisivos no final do campeonato, pode faturar mais em patrocínio e certamente terá maior audiência. Mas e os outros? E aqueles que não se classificarem? Eles vão entrar em férias bem antes dos finalistas e não terão a chance de faturar mais nada em final de temporada.
Antes de tudo é preciso pensar no direito de todos, que é jogar e ainda ter acesso a patrocínios e arrecadação de bilheteria até o ultimo mês do ano. Se ficarem fora da fase decisiva, os clubes desclassificados serão obrigados a dar férias mais cedo aos seus jogadores e não terão nenhuma outra alternativa para reforçarem seus cofres nos finais do ano, quando a despesa cresce com o pagamento dos décimos terceiros salários.
E tem mais. No mundo todo, os campeonatos são na base dos pontos corridos. É assim na Inglaterra, que tem um dos campeonatos mais rentáveis do mundo. É assim na Espanha, na Itália e na Alemanha, só para citar os países sedes do que há de melhor no futebol mundial. Por que então, só no Brasil vamos promover um campeonato nacional decidido por mata-matas e não pela formula atual, que é a dos pontos ganhos e perdidos?
Com esse sistema, os clubes começam a jogar em maio de cada ano e só param no começo de dezembro. Já no outro sistema, quem ficar fora dos mata-matas que vai indicar o campeão, estará financeiramente morto. Além disso, já temos uma porção de torneios no Brasil que já são disputados no sistema mata-mata.
A Copa do Brasil, por exemplo, é assim. A Copa Libertadores e a Sulamericana, também. Até o mundial interclubes é nessa base. Por que querem impor esse sistema ao Campeonato Brasileiro, que indica o melhor time de cada temporada? É difícil responder. Mesmo porque, nossos cartolas gostam dessas mudanças e não medem as consequências de suas atitudes. Se der errado depois, ninguém vai se responsabilizar pelo erro. Quem perder dinheiro, que se vire.
Diante disso, fica o nosso alerta aos demais clubes brasileiros das Séries A e B. Não aceitem mudanças. Mantenham o sistema de pontos corridos. Ou boa parte daqueles que votarem pela mudança sugerida pelo Grêmio vão perder muito dinheiro logo no primeiro ano de experiência com essa nova formula de disputa. Melhor ficar como está e aproveitar os mata-matas só nas disputas que já usam essa fórmula. Não aceitem essa mudança que poderá ser um tiro no pé dos clubes e do próprio Campeonato Brasileiro. Deixem o Brasileirão em paz.
C * U * R * T * A * S
* ESSE novo presidente do Grêmio deve ser daqueles que gostam de aparecer. Do nada, ele resolveu lançar essa proposta no ar e agora procura os presidentes dos outros clubes para colocar o assunto em votação. Não sei qual é a opinião da CBF, mas, se houver um pouco de bom-senso de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero eles vão enterrar essa idéia maluca antes que ela cresça.
* UMA MUDANÇA como essa vai mexer em todo o calendário do futebol brasileiro que já está apertado. Com mata-matas no final do ano, tudo seria prejudicado. É uma insanidade aprovar uma ideia dessas. Os clubes que já estão com o pires na mão, vão ficar financeiramente mais debilitados. E o que é pior. Não haverá volta à curto prazo. O Estatuto do Torcedor não aceita mudanças rápidas.
* O BRASILEIRÃOconta com vinte clubes. Vamos supor que aceitem a proposta do Grêmio e adotem o sistema mata-mata. Seria preciso que a fase de classificação terminasse no começo de novembro para dar tempo de promover os jogos mata-matas. Ou seja, quem não se classificasse, não teria mais nada à fazer até fevereiro do ano seguinte. Quem vai pagar todo esse prejuízo?
* E SE O representante brasileiro no Mundial InterClubes também se classificar para decidir o título? Ele não teria datas para disputar as duas decisões. Seria obrigado a optar por uma ou por outra. Perderia dinheiro e, possivelmente, a chance de ganhar um título importante. E quem pagaria esse clube pelo prejuízo que a mudança do Brasileiro lhe deu? É algo que precisa ser bem discutido.
* VEJAM só como os atuais dirigentes do Corinthians são inconsequentes. Eles precisam de oitenta milhões nesse primeiro semestre de 2015 para pagar a primeira parcela do Itaquerão. O clube já está no fundo do poço e, ainda assim, Mário Gobbi e sua troupe quer gastar 13 milhões com Dudu, ex-Gremio, 400 mil de salários com Cristian e mais 470 mil mensais como o novo técnico, Tite.
* ISSO fora as parcelas referentes ao imposto de renda que Andres Sanchez não pagou. De onde o clube vai tirar tanto dinheiro? E o salário de 1 milhão que pagam ao Ronaldo Fenômeno sem que ele dê nenhum retorno ao clube? E os mais de 4 milhões que o Corinthians deve a Ralf e precisa pagar à curto prazo? São perguntas que ficam no ar e que Gobbi desonestamente tenta esconder.
* EM TESE, o atacante Dudu que o Corinthans procura é muito bom de bola, mas é bastante imaturo. Ele disse que no jogo Corintians e Grêmio, o zagueiro Gil pediu que ele observasse as manifestações das uniformizadas para sentir como a torcida corintiana é diferente. Ele disse que durante o jogo ficou atento e confirmou tudo o que Gil disse à respeito. Só esqueceu de jogar bola.
* NAQUELA partida Dudu pouco fez. Foi anulado pela defesa corintiana. Ficou muito mais atento à torcida adversária do que ao jogo, o que facilitou a marcação corintiana. Ou seja, Dudu é daqueles que ainda ficam empolgados com o que acontece fora do campo. Com isso, esquece do que precisa fazer em campo. Se continuar assim, vai “desaparecer” em campo em vários jogos do Corinthians.
* NOTICIÁRIO pré temporada é sempre assim. É um tal de dizer que jogador tal vai deixar um clube e jogar por outro que não acaba mais. Muito chute, muita invenção. É o caso do meia Conca. Flamengo, Corinthians, São Paulo queriam o jogador. Só que, ao descobrirem que Conca ganha 700 mil por mês, ficaram assustados. Não dá para bancar um salário desses durante uma temporada.
* NESTE início de semana, por sinal, a diretoria do Fluminense veio à público para dizer que não negocia nem aceita falar sobre dois jogadores, Conca e Fred. Esses só jogarão pelo Flu em 2015.
Fica evidente, portanto, que tudo o que a imprensa diz sobre o assunto não é verdadeiro. Aliás, até agora, o próprio Conca não se manifestou à respeito. Ele continua curtindo férias fora do Rio.
* O MEIA Daniel que o São Paulo contratou junto ao Botafogo carioca vai precisar fazer nova cirurgia. Com isso, vai ficar mais tempo parado do que era esperado. Pelo que dizem, Daniel só poderá treinar em final de março, começo de abril. Ou seja: ele vai ficar inativo até o meio do ano e não poderá defender o São Paulo na Libertadores. Parece que houve um erro de avaliação neste caso.
* DE QUALQUER forma, se há um clube que sabe cuidar de destes problemas esse clube é o São Paulo. Daniel certamente terá recuperação bastante rápida e se confirmar no futuro o bom futebol que já mostrou no Botafogo, será um jogador muito importante para Murici Ramalho no segundo semestre deste ano. Ganso e outros jogadores são a maior prova o São Paulo sabe recuperar jogadores.
* PALMEIRASpercebeu que Lucio já acabou como jogador de futebol e entrou em acordo com ele para liberá-lo de seus compromissos antes mesmo da volta das férias dos demais jogadores. Ou seja: o Verdão que contratou Lucio como a salvação da lavoura (eu disse que ele estava acabado), chegou a conclusão de que ele não serve mais. Não só pelo futebol, mas pelos problemas que causa.
* PRESIDENTEdo Santos resolveu contratar ao menos quatro reforços para a temporada 2015. Perfeito. Único problema é a fase desastrosa em que o clube se encontra no campo financeiro. O Santos deve até para a floricultura próxima da Vila. Não paga salários faz tempo. É um clube em franca decadência. Como esperar que alguém vá negociar com um clube que não tem dinheiro disponível?
* ATÉ AGORA os chamados clubes de elite se mantém bem situados na Copa São Paulo de Futebol Juniores. Nada mais lógico. Afinal são aqueles que tem os melhores jogadores e a melhor estrutura para cuidar dos garotos. Problema vai ser lá na frente, quando a Copinha enxugar e sobrarem adversários de maior competência. Aí que tiver mais qualidade e preparo. Quem não tiver, cai fora.
* O QUEEN Park Rangers, da Inglaterra, está interessado em contratar Pato. O Corinthians até topa vender, mas precisa do aval do São Paulo. O Tricolor, ao contrário, não quer se desfazer do jogador que tem contrato até o final deste ano. Assim, o mais provavel, é que Pato continue no Morumbi com o Corinthians responsavel pelo pagamento de parte do seu salário. Ele já disse que quer ficar.
*CLUBES de todo o Brasil e, em especial, os do Rio e de São Paulo, precisam aprender com Inter e Grêmio a arte de como cuidar do projeto Sócio Torcedor. Para que vocês tenham uma idéia o Inter já tem 127.679 associados neste plano e o Grêmio 80.326. Já o Corinthians que é o segundo clube de maior torcida no Brasil só tem 68 mil sócios torcedores. O São Paulo chegou aos 41.276.
*ENTRE os paulistas ainda há o Palmeiras com 64.800 e o Santos com 56.947 na lista dos oito clubes com maior número de sócios-torcedores. Neste inicio de ano, com a perspectiva da disputa da Libertadores, o São Paulo foi o clube que mais conseguiu inscrições, mas está muito longe do Inter, que é o líder e tem três vezes mais. O Flamengo, maior torcida do País, tem 52.669 associados.
*PAULO Nobre, presidente do Palmeiras, acertou em cheio ao contratar Alexandre Mattos para ser o diretor de futebol remunerado do clube. Trata-se de um profissional sério e que ajudou o Cruzeiro a ser bicampeão brasileiro nas duas últimas temporadas. Ele já assumiu e começou a fazer mudanças. Além de definir reforços também começa a limpar o elenco. Há muitos jogadores disponíveis.
*ELE CONFIRMOUa saída de Lucio e disse que vai tentar trazer Rever, zagueiro do Atlético Mineiro (um bom reforço). Além disso, falou sobre a situação de Valdívia. “Ele é um jogador imprescíndivel. Gosta do clube e vamos renovar seu contrato”. Muito bom. Eu também não abriria mão do Mago. É o jogador que desequilibra no elenco verde e não poderia deixar o clube.
* ADEMILSON, jovem atacante do São Paulo, foi para o Sport Recife. Não havia outra alternativa. Ele estava muito acomodado no São Paulo. Toda vez que Murici lhe deu uma chance, Ademilson a desperdiçou. Assim, foi melhor que o São Paulo o negociasse com o Sport. Aliás, existem outros jogadores que estão encostados no elenco tricolor que deveriam ser negociados. E com urgência.
*NO CORINTHIANStambém há jogadores deste tipo. Jadson é um deles. Jogador até de bom nível técnico mas que não vibra. É muito irregular. Não serve para um clube cuja torcida exige aplicação total em todos os jogos. Jadson é uma mentira como profissional da bola. Vai acabar num time mediano. Curioso é que já foi até convocado para a Seleção Brasileira. Mano foi quem fez a besteira.
* O CONTRATOda Nike com o Corinthians foi prorrogado até 2022. Tudo para que o presidente Mario Gobbi honrasse o compromisso que assumiu de pagar o atestado liberatório do meia Elias. Gobbi pegou vinte milhões adiantados e investiu no pagamento de algumas dividas, entre as quais, a da compra de Elias. Ainda faltam dez milhões para que o pagamento total seja feito. É muito dinheiro.
*ELIAS, por sinal, não jogou nada pelo Corinthians no ano passado. É um peso morto no meio campo corintiano. Acho que foi um péssimo investimento. Alias, em matéria administrativa Mario Gobbi foi um dos piores presidentes do clube. Mandaram Alberto Dualib embora por muito menos. Gobbi e seu antecessor, Andres Sanchez, enterraram o clube financeiramente. E há quem goste deles.
*FLUMINENSE e Corinthians estão embarcando para os Estados Unidos onde vão participar de um torneio em Orlando, na Flórida. Os jogos serão transmitidos pela televisão. Já será possível ver os novos contratados em ação. Tite vai aproveitar para iniciar a montagem do novo time do Corinthians que vai disputar a Libertadores. O tempo é curto mas ele acredita que vai atingir seu objetivo.
*O CAMPEONATOPaulista começa daqui menos de um mês. A rodada inicial será no dia primeiro de fevereiro. O Corinthians estreia em casa contra o Marilia. A Penapolense encara o São Paulo, em Penápolis. O Palmeiras pega o Osasco Audax e o Santos recebe o Ituano, numa repetição da final do ano passado. A Portuguesa de Desportos vai encarar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli.
* EM FEVEREIROos dois clubes paulistas que estão na Libertadores, Corinthians e São Paulo, também vão cumprir seus primeiros jogos. O Corinthians começa antes, na pré Libertadores. Nos dias 4 e 11 de fevereiro enfrenta o Onze Caldas, da Colômbia. O primeiro jogo será no Itaquerão e o segundo em território colombiano. Já o São Paulo estreia dia 18 contra o vencedor de Corinthians/Onze.
* VOCES que acompanham a coluna todas as semanas, já se acostumaram com minha rotina. Toda semana escrevo duas novas colunas. Uma na segunda e outra na quinta feira. Seja dia comum ou feriado, não há interrupção. Nos próximos dias, no entanto, pretendo pedir uma rápida licença para meu editor, o Elcio Paiola. Vou ficar até dia 20 de janeiro sem escrever. Espero contar com vcs na volta.

Fonte: Toque de Bola
Compartilhe com os amigos

Veja também