O Flamengo já está com 27 jogadores no seu elenco e o Campeonato Carioca permite 28 inscritos. Todo mundo sabe que a contratação do tal “camisa 10” esfriou, já que todos que tentamos estavam indisponíveis. Ou seja, ainda temos uma vaga sobrando que, segundo especulações, pode ser Cícero. Mas será que é boa a vinda do Cícero neste momento?
O Campeonato Brasileiro só começará em 10/05. A Copa do Brasil, pegando a tabela do ano passado como parâmetro, em 10/05 terá terminado sua 2ª fase, com o Flamengo jogando com o Brasil de Pelotas na 1ª fase e com o vencedor de Salgueiro x Piauí na 2ª.
Em outras palavras, até 10/05 não precisaremos jogar futebol! Mas e o Carioca?
Eu sou um grande defensor dos estaduais. Se temos 12 times grandes (1 gigante) e vários médios, é por causa dos estaduais. Sem querer provocar gratuitamente, mas alguém imagina o que seria do Botafogo se não fosse o estadual? Um único título nacional nos últimos 45 anos. Ou o que seria do médio Goiás se tivesse que sobreviver unicamente da 10ª colocação eterna em campeonatos brasileiros? O Goiás só é médio porque ano sim, outro também ele levanta um troféu. O Botafogo só é grande (sim, grande, porque eu disse que a ideia é não provocar) porque manteve-se ganhando alguns estaduais ao longo dos anos. E se não tivesse levantado troféu nenhum?
O que eu quero dizer é que os estaduais são uma boa opção pro campeonato brasileiro. Imagina você vender um produto em que apenas 6 times ganharam títulos nos últimos anos? Agora se imagine vendendo um campeonato em que 20 times ganharam títulos nos últimos anos? Bem melhor a segunda opção, não? É um engana-trouxa, mas o torcedor de futebol no Brasil tem uma certa paixão por ser enganado.
Enfim, acho que deu pra entender meu ponto de vista sobre a utilidade dos estaduais: eles fazem a roda girar! Mas o torneio em si, vale? Ganhar o carioca é bom porque é bom e ponto final ou é bom porque dá uma força aos campeonatos nacionais? Há alguns anos valia por si só o carioca, mas tem um imbecis que insistem em tirar esse valor do campeonato. E não falo da década de 80 ou de 30, em que ganhar o carioca era o máximo. Estou falando, por exemplo, do nosso tricampeonato em cima do Botafogo, em 2007, 08 e 09. Ou seja, em 5 anos conseguiram ridicularizar um campeonato que, embora tivesse tendência de queda, tinha seu valor.
Na década de 50 o Bangu conseguiu tirar o Zizinho do Flamengo. Eu vou contar esse história num futuro ainda, mas pra quem não sabe, Zizinho era o melhor jogador do Flamengo, talvez do mundo, ídolo de Pelé e foi eleito o melhor jogador da Copa de 50. Era como se o Messi jogasse no Flamengo e o Bangu levasse ele embora, já imaginou? Pois é, aconteceu! E hoje? Bom, hoje, tudo mudou. A conjuntura é outra. Só o que o Flamengo deve ao defenestrado Felipe é maior do que a arrecadação do Bangu na última década! Hoje o nosso Fla se encaminha pra ser um dos maiores do mundo em arrecadação. A comparação de arrecadação que o Bandeira fez do Flamengo com o Real é surreal, mas é cada vez mais próxima. Hoje, é inimaginável um time do tamanho do Flamengo jogar com o Bangu!
“Mas no mundo os times grandes jogam com os pequenos!” dirá o mais desavisado. Sim, jogam sim. Quantos jogos? Normalmente eles só jogam com pequenos na “copa do brasil” deles. Isso deve dar uns 4 ou 5 jogos contra pequenos ao ano. E em torneio mata-mata, o que aumenta, e muito, a chance de uma zebra. Qual a chance do Tigres terminar na nossa frente no campeonato? Nenhuma! Aqui no carioca jogaremos contra Tigres’ e Bangus por, pelo menos, 12 rodadas! E mais os pequenos da copa do brasil! Porra, é jogo ruim demais! São quase 20 jogos contra nanicos ao ano! Se pensar que o Flamengo jogou 69 jogos ano passado, chegamos à conclusão óbvia de que algo está errado quando quase 30% dos seus jogos não vale de nada!
O carioca já estava uma m… erda, então o que fizeram? Proibiram de dizer que estava uma m…erda! Ao invés de melhorá-lo, a ideia foi probir de dizer que estava ruim. É como você chegar doente no médico, mas não querer ouvir que você está doente. O que você faz? Ao invés de ouvir o médico e se remediar, você manda ele tomar no c… ú e não deixa ele te dar os resultados do seu exame. É como aquela piada do marido que encontra a mulher com o amante no sofá novo. O que ele faz? Vende o sofá! E é isso que fez a Ferj ao implantar a lei do silêncio, vendeu o sofá e mandou o médico tomar caju!
Já estava ruim jogar 30% do ano à toa, conseguiram deixar pior. Mas e depois disso, melhorou, certo? P… orra nenhuma! Esses imbecis, comandados por um imbecil, que se deixa influenciar por um outro imbecil, agora regularam preço e acabaram com a lei da meia entrada (porque meia entrada pra todo mundo é igual a meia entrada pra ninguém).
Alguém consegue imaginar a FA virar pro Manchester United e dizer quanto eles devem cobrar no ingresso? Ou a Bundesliga pro Bayern? Ou a NFL pros Patriots (ou Seahawks, pra quem prefere)? É óbvio que não! Isso é de um absurdo que não dá nem pra quantificar. Pra manter na piada. Dessa vez o marido comprou um sofá velho porque não quer a mulher e o amante no sofá novo! É estupidez demais.
E agora, o quanto vale esse carioca? Nada! Não vale nada! Pra mim, o Flamengo podia jogar com o sub-15 e ser rebaixado que eu não ia me importar. Anotem minhas palavras: o Campeonato Carioca morreu em janeiro de 2015! Foi muito bom, muito legal, fomos os maiores campeões, mas já deu! Agora é hora de vôos diferentes. “Mas o Flamengo é filiado à FERJ”! Amigo, se filia no Piauí, no Espírito Santo, no Pará, ou qualquer outro lugar. Tenho certeza que estaremos em melhor companhia, pagaremos muito menos pra jogar (as taxas da Ferj são tão abusivas que são maiores até do que o Caixa D’água cobrava), e jogaremos o estadual (seja lá de que estado for) com o time sub-20 enquanto o time principal passeia pelo mundo desfilando sua potência de maior nação esportiva do planeta. Simples assim.
Ou seja, apoio total e irrestrito ao boicote! Jogar em Moça Bonita ou na Moça Feia (Engenhão) é pouco pro tamanho da p… ica que o Flamengo tem e pode bater na mesa! Bandeira, saia deste estadual e veja sua morte à distância (a morte é do estadual, e não a morte do Bandeira)! Acabou o tempo em que deixávamos sanguessugas tirarem de nós seu poder vital. Nada contra Bangu, América, Madureira, e etc., mas entre vocês deixarem de existir ou existerem sugando o meu Fla, prefiro que vocês acabem. Simples assim. Se a relação for comutativa (boa pros dois lados), ótimo! Mas atualmente a relação é parasitária (boa só pros vermes), então está na hora de tomar um remédio e expulsar tudo o que não presta!
“Mas dá audiência na TV e isso gera receita!”, diria o mais imbecil. Meu amigo, o Flamengo tem 40 milhões de torcedores. Se passar Flamengo e o time de pelada do aterro, vai dar audiência. Pega o Fluminense, que entrou de sola no joelho da Ferj ontem, e faz uma excursão por todos os estados do Brasil. Aposto que a audiência vai ser maior, o teste entre os times vai ser melhor, o público vai ser melhor, e não vamos alimentar esses cidadãos patéticos que querem tirar nossa força vital.
Dentro desse contexto de Carioca morto, Copa do Brasil irrisória e Brasileiro só em maio, você ainda quer que o Flamengo contrate alguém pra ontem? Por mim fecha o time pra balanço, e não contrata mais ninguém enquanto não tivermos um único jogo que realmente preste.
E você torcedor, ainda curte o Carioca? Acha que devemos boicotar? Acha que devemos contratar antes de maio?
SRN!
Róbson Coimbra
robsoncoimbrafla@gmail.com
Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.