Depois da final do Super Series, a Base do Flamengo novamente foi lembrada, graças ao gol de Samir com passe de Luiz Antônio. Da Base que tanto se espera algo, pouco tem surgido. Há 4 anos atrás do time que ganhou a Copa São Paulo, apenas Cesar e Frauches permanecem no Flamengo, além de Mattheus encostado. E falando daquele time, impossível não lembrar do garoto Adryan, atualmente no Leeds United, time da 2ª divisão da Inglaterra.
O garoto, apontado como o “Novo Zico” encantou a todos com sua técnica e habilidade, frequentemente convocado para as divisões de Base era a grande aposta do clube, mas não rendeu o esperado quando chamado para o time Profissional. Pelo Flamengo, Adryan jogou 48 jogos e marcou 3 gols, pouco para a expectativa gerada. Foi emprestado ao Cagliari, da Itália, de onde seguiu para o Leeds United.
Chegou com grande expectativa, principalmente pelo proprietário do Leeds, Massimo Cellino, responsável também pela sua chegada ao Cagliari, com uma clausula que permite ao Clube inglês compra-lo por £ 3 milhões no final da temporada.
Adryan fez alguns bons jogos, demonstrando seu talento, mas caiu de produção e sentiu a adaptação ao estilo de futebol local. Fez 12 jogos pelo Leeds nessa temporada, mas nos últimos 3 jogos sequer foi relacionado para o banco de reservas.
Segundo o técnico da equipe, Neil Redfearn, Adryan é um grande talento e sua exclusão do banco nos últimos jogos não indica questionamentos sobre isso, mas que apenas faz parte do seu período de adaptação:
“Ele é um dos jovens estrangeiros. Veio para cá e descobriu um tipo diferente de futebol. O nosso campeonato é bastante difícil”, disse.
O treinador ainda falou que a saída do jogador foi por decisão própria:
“O Adryan perdeu um pouco de força, mas não por culpa dele. Eu achei que era o momento dele sair da equipe, ter um fôlego e poder mostrar um pouco mais nos treinamentos. Isso não significa que eu não ache ele um talento, porque ele é. E ele está ciente do talento que tem.”
Ainda segundo Redfearn, o jogador ainda terá suas oportunidades:
“Nós estivemos sob um pouco de pressão recentemente, e a prioridade foi acertar a equipe, não se preocupando com os mais novos. Ele vai voltar para a equipe em breve, isso é absolutamente certo. Ele tem apenas 20.”
“Isso não significa que ele ainda não possa causar um impacto, mas é fácil se empolgar com a ideia de que ele é um craque brasileiro e que deveria estar conduzindo a equipe mais longe no campeonato.”
“Para ser justo com ele, ele precisa de uma oportunidade adequada. O menino merece isso. Não me refiro apenas o colocando para jogar todas as semanas, mas dando um longo período de adaptação – para a próxima temporada, na verdade – para se instalar. Ele é jovem e tem um longo caminho pela frente.”
“Sinceramente, acho que em determinado momento ele vai ser um grande jogador para o clube no futuro. Mas ele realmente precisa passar por esse momento.”
O Leeds United atualmente ocupa a 20ª posição da 2ª divisão do campeonato inglês, com 29 pontos, 6 pontos acima do Millwall, time que abre a zona de rebaixamento.
Contribuiu Rodrigo Coli.
Matéria de Jerônimo Simeão Júnior – @jeronimosjunior