Rio de Janeiro estuda nova licitação para o Maracanã.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou nesta segunda-feira (5) que o Estado está estudando a possibilidade de realizar uma nova licitação para a escolha de um administrador para o Maracanã. Pezão declarou que, após a Odebrecht (atual administradora do estádio) solicitar ao governo mudanças no contrato de concessão do espaço, a Procuradoria Geral do Estado foi acionada para avaliar a legalidade da organização de uma nova concorrência para redefinir a empresa que tocará a arena.

Segundo Pezão, desde de que o Maracanã foi concedido à Maracanã SA (consórcio controlado pela Odebrecht), em maio de 2013, o projeto do governo para o espaço mudou muito. A construção de estacionamentos e lojas no entorno do estádio foi cancelada para preservar o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Julio Delamare. Isso reduziu os ganhos projetados pela Odebrecht com a administração da arena. Por outro lado, diminuiu o valor dos investimentos requisitados pelo governo no contrato de concessão.

Para o governador, com obrigações menores, outras empresas poderiam disputar o direito de administrar o Maracanã com a Odebrecht. Por isso, ele avalia uma nova licitação.

“O projeto mudou muito. As obrigações da concessão caíram de R$ 600 milhões para R$100 milhões. Será que se fosse feita outra licitação, outras empresas não entrariam? É isso que vamos avaliar.”

“Já mandei um pedido à Procuradoria Geral do Estado”, complementou o governador, após a cerimônia de posse dos seus secretários.

“Eles estão analisando a questão.”

O secretário da Casa Civil, Leonardo Espíndola, afirmou que a Odebrecht procurou o governo no final de dezembro para solicitar uma readequação da concessão do Maracanã. Segundo Espíndola, a empresa alega que o público médio do estádio está abaixo do esperado até pelo fato de lojas e estacionamento não terem sido construídos.

O secretário disse que a empresa esperava receber, na média, 37 mil pessoas por evento no estádio. Hoje, recebe cerca de 24 mil. Por isso, e também por causa das mudanças no projeto para o entorno do Maracanã, a Odebrecht quer um “reequilíbrio econômico-financeiro do contrato”.

“O fluxo de pessoas no Maracanã, segundo a concessionária, foi diminuído”, disse o secretário.

Sobre a possibilidade de a Odebrecht desistir de administrar o Maracanã, o secretário disse “que isso ainda é incipiente”.

“Precisamos analisar tudo com cautela. Sentar com a concessionário e discutir os pontos.”

No final de semana, a Maracanã SA confirmou via assessoria de imprensa a intenção de rever o contrato de concessão do estádio. Contudo, negou que pretende devolver o controle do espaço ao governo.

“A concessionária Maracanã reafirma o seu interesse em manter o contrato de concessão. As partes estudam agora alternativas para recompor o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, atingido pela redução significativa das possibilidades de exploração comercial das áreas do entorno do estádio”, declarou a empresa em nota.

Fonte: UOL

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024