Rogério Ceni culpa arbitragem por queda em gols de falta.

Compartilhe com os amigos
Conhecido pela eficiência nas bolas paradas, Rogério Ceni marcou apenas um gol de falta no Campeonato Brasileiro (os outros sete dele foram de pênalti). O baixo rendimento não ficou restrito ao goleiro e aparece nas estatísticas da competição: em relação ao ano de 2013, o número de gols de falta caiu em 42% – foram apenas 25 cobranças certeiras em 2014 (no ano anterior, o número chegou a 43). Enquanto alguns especialistas veem a falta de treino como explicação, Ceni aponta outra razão, diz que as oportunidades diminuíram e aponta a arbitragem como “responsável”.
– O principal motivo desta queda é a mudança de postura de boa parte da arbitragem. Se você analisar o número de faltas que existiam antigamente para o número de faltas que existem hoje, você vai ver que também caiu muito o número de faltas, principalmente próximo à área. Hoje, os juízes estão tentando acompanhar o estilo europeu – justificou.
As estatísticas até mostram que o número de faltas perto da área diminuiu, mas não na mesma proporção. Segundo a Footstats, empresa especializada em estatísticas de futebol, foram 2548 chances criadas desta forma em 2014, apenas 293 a menos que no ano anterior, uma redução de apenas 10%. Para o diretor da empresa, José Eduardo Domingo, número insuficiente para explicar uma queda de 42% no número de gols de falta.
– Não justifica porque se a quantidade de faltas próxima da área caiu 10%, o número de gols caiu 42%. Naturalmente é uma deficiência dos cobradores de falta – considerou.
A tecnologia disponível atualmente, que permite ao goleiro estudar o adversário, também pode diminuir as chances dos batedores. Ceni, no entanto, admite que uma cobrança “na medida” tem como destino o gol. E ele conhece os dois lados.
– As (faltas) bem batidas entram, não tem jeito – disse.

Fonte: SporTV
Compartilhe com os amigos

Veja também