Shakhtar quer se aproximar de clubes e monitorar atletas.

Compartilhe com os amigos
A passagem do Shakhtar Donetsk pelo Brasil não será à toa. Entre outros motivos, como expansão da marca, o clube ucraniano quer fortalecer a relação com times brasileiros. E no meio disto, aprofundar a observação que mantém constantemente no país. Com 13 brasileiros no elenco, os dirigentes do leste europeu monitoram outros três atletas em atividade por aqui.
O nome dos alvos é mantido em sigilo, até para não atrapalhar uma possível investida. Com o elenco recheado de brasileiros, o Shakhtar vai olhar de perto quem lhe interessa e se de fato for negociar, deve propor um acordo que geralmente agrada aos clubes: pagar agora e só levar depois. A partir de julho, quando vagas de estrangeiros devem se abrir no grupo.
“Existem uns dois ou três nomes que estamos analisando e lá no Shakhtar se sabe que uns brasileiros podem sair em julho”, disse ao UOL Esporte Frank Henouda, representante do Shakhtar Donetsk no Brasil.
Em 2013, o time da Ucrânia também tinha uma lista de três jogadores e acabou levando todos: Wellington Nem, à época no Fluminense, Fred, do Internacional, e Fernando, do Grêmio. Agora, outro negócio antigo é lembrado para exemplificar o que pode ocorrer.
No atual elenco a lista de brasileiros conta com os laterais Ilsinho, Ismaily e Márcio Azevedo, o volante Fernando, os meias-atacantes Fred, Marlos, Douglas Costa, Taison e Alex Teixeira e o atacante Luiz Adriano.
Em julho, Luiz Adriano, Douglas Costa e Taison devem trocar a Ucrânia por outros clubes da Europa. E assim, a diretoria teria como buscar mais brasileiros. Mesmo que não existe uma limitação oficial para estrangeiros, a ideia dos cartolas é não encher demais o elenco evitando insatisfação.
Durante os amistosos contra Bahia, Flamengo, Atlético-MG, Inter e Cruzeiro o Shakhtar vai monitorar os atletas pretendidos e repetir o procedimento adotado com Fernandinho, que deixou o Atlético-PR somente após o encerramento da Libertadores de 2005 – mesmo sendo adquirido no começo daquela temporada.
O grupo dirigido por Mircea Lucescu desembarca no Brasil no próximo sábado. No dia 16, pega o Bahia em Salvador e depois Flamengo (18), Atlético-MG (21), Internacional (23) e Cruzeiro (25).

Fonte: UOL
Compartilhe com os amigos

Veja também