Sonhar não custa nada.

Compartilhe com os amigos
Mais uma ano que começa, mais uma temporada do melhor esporte do mundo e mais uma temporada do nosso querido Flamengo.
                                  
E oque esperar desse ano? Campeonato Carioca? Copa do Brasil? Campeonato Brasileiro? Eu diria os três
Ah! Com certeza alguns vão falar que sou louco ou fanático, e esses com certeza estariam certos, mas sou um louco e fanático consciente e coerente.

O trabalho vem sendo bem feito na parte financeira, qualquer coisa que eu dizer vai ser chover no molhado quando o assunto é elogios a parte administrativa e financeira da diretoria.

Mas pra que as coisas realmente ande no caminho certo, é de suma importância não mais cometer os erros dos anos anteriores, como as contratações de Carlos Eduardo, Elano, Ney Franco e outros mais.

Sinceramente acho que esses erros são bem minimizados, pra não dizer nulos com as cabeças pensantes atuais do futebol do clube, Luxemburgo e Rodrigo Caetano.

No Campeonato Carioca, somente um desastre nos tiraria o Bi Campeonato, falo isso não só me baseando no Flamengo mas também nos outros três clubes grandes (quando falo grande, falo da história).
Que o futebol brasileiro atravessa uma crise financeira em seus clubes, isso todo mundo sabe, mas nossos rivais cariocas abusaram.

Dentro  desse quadro, posso avalia-los e dizer que esse campeonato vai ser uma barbada.

O Botafogo é o clube de pior situação financeira na atualidade, vai ter que montar um elenco praticamente do zero. Claro que serve de alento a permanência de seu maior ídolo, Jefferson. Muito pouco e insuficiente pra pensar no título estadual e até em um acesso a Serie A do Brasileiro.

O Vasco fez uma campanha pífia na Serie B, não vou dizer vergonhosa porque pelo menos subiram de divisão, mas pelo que tenho visto esse panorama deve se repetir esse ano. Um grande quadro demonstrativo disso, foi quando o Senhor Eurico Miranda disse que o Marcinho (que até teve boa passagem pelo Fla) será a referência do “novo” Vasco. Praticamente ele está dizendo: “Não vamos ganhar nada esse ano, ok?” ou até “Vamos passar mais um ano sendo motivo de chacota para os torcedores rubro-negros”

O Fluminense, ah o Fluminense, esse ninguém sabe o futuro, só se sabe que será tenebroso, reflexo de um clube que à anos não andava com suas próprias pernas e que agora terá que se rastejar, pois acabaram de lhe tirar suas moletas.

Claro que tem os times menores como Macaé e Madureira que podem surpreender, mas não pra conquistar o título. Obvio!
 Por tudo isso eu reafirme, somente um desastre nos tira esse Bi Campeonato. 

Já a Copa do Brasil é um torneio peculiar em que nem sempre o melhor e mais preparado sai campeão. É um torneio curto, de jogo decisivos, de estádios cheios e de grandes emoções para seu torcedores, características marcantes nos títulos do mais querido do Brasil.

Agora pareço menos louco e menos fanático? Creio que sim.
Já para Campeonato Brasileiro, devemos ter mais boas contratações em relação aos outros dois torneios. Mas é difícil avaliar como será no Brasileirão sem ver o time no começo do ano, mas tudo vem caminhando para disputarmos esse título de igual pra igual com qualquer outro clube, não tenho a menor dúvida sobre isso.
Saindo um pouco dessa parte de campeonatos e indo para montagem do elenco, venho gostando muito de forma como vem sendo iniciado esse trabalho.Lembrando que estou pensando dentro de uma politica de austeridade financeira imposta pela diretoria.
Vamos por partes:

Goleiros: Nós já temos um excelente titular e um excelente reserva para a posição (PV e César). Agora é encaminhar a saída do Felipe, pra que seja aliviada a folha salarial.

Laterais: Confesso que fiquei bem em cima do muro sobre a renovação do Léo Moura, acho ele um ídolo e talvez o melhor lateral direito da história, depois do Leandro, mas é evidente que não pode mais ser titular absoluto do time. Já o Pará, sinceramente, acho um jogador tecnicamente limitado, mas se o Luxa o levou para o Grêmio e agora o trouxe para o Flamengo é porque sabe utiliza-lo muito bem. Agora confesso que não consegui entender a saída do Léo, um lateral que apesar de muitas contusões, tem um enorme potencial e se também pensamos que o Léo Moura a principio ficará só até o meio do ano, é no minimo muito estranho, mas vai que essa negociação envolve algum percentual do Lucas Lima, só saberemos lá na frente.

Na esquerda é de se comemorar com fogos a não permanência do João Paulo, reconheço que se trata de um lateral com bom cruzamento e que fez uma boa dupla com o Eduardo da Silva, mas a torcida (eu me incluo) não o suportava mais, foram muitos gols sofridos por causa desse individuo. Bem já o Anderson Pico, tecnicamente é muito bom, só temos que vê se vai conseguir manter o peso. Agora, quero muito expressar minha opinião sobre o jogador Thallyson, pode ser uma opinião de um torcedor doente, mas acho que esse moleque vai virá um xodó da torcida, já se vê que ele sabe jogar, que é o mais importante, mas também por mostrar que ninguém deve se abater por ser diferente e que com muito trabalho e dedicação pode-se chegar em qualquer lugar. Mas ainda acho que precisamos de um lateral que venha para ser titular.

Zagueiros: Falando da defesa, concordei com as saídas de Chicão, zagueiro de idade avançada, de físico questionável e de alto salário e de Erazo, que infelizmente não se adaptou ao nosso futebol. Gostei da contratação do Bressan e da renovação do Marcelo, pois acho que são dois zagueiros promissores. Além de contarmos com dois prováveis titulares, Wallace e Samir.

Volantes: Nós contamos hoje com três volantes confiáveis. Cáceres (que só tem que maneirar nos cartões), Canteros (que foi muito bem em seu primeiro ano) e Marcio Araújo (jogador taticamente muito obediente).
A saída do Amaral e o não aproveitamento do Muralha soaram como música para meus ouvidos. Mas a permanência do Luis Antônio inadmissível, não vou nem entrar na parte técnica, mas na minha opinião trata-se de uma pessoa sem caráter.
Acho que pra começo de ano a vinda de mais um volante com qualidade técnica seria o ideal.

Meias: Há anos, nós torcedores sonhamos com um camisa 10 e acordamos com Carlos Eduardo, Elano e Mugni. Creio que desse ano não passe. Independente de quem seja, suplicamos por um meia de criação. Arthur Maia pode ser esse meia? Até pode, mas a principio vem para ser reserva do “10”. Vale ficar de olho em dois garotos da base, Jajá e Matheus Sávio. Agora, o Mugni, não acredito que vingue no clube.

Pontas: Acho que somos o melhor time do Brasil nessa posição. Everton teve um ano incrível, só precisa gostar mais do gol. Gabriel teve um final de ano ótimo, só tem que ser mais regular. Marcelo Cirino é até agora a melhor contratação do ano, jogador rápido, forte e objetivo, tem tudo pra dá certo no Flamengo.Temos ainda o Paulinho e o Nixon, jogadores com potencial pra brigar por vaga no time.

Atacantes: Eduardo da Silva fora de forma e de ritmo já nos foi muito útil, quero acreditar que com uma boa pré-temporada isso seja ainda melhor. Sobre o Alecssando, acho um jogador de muita inteligência e que sabe suas limitações, um jogador que aonde passou contribuiu com gols. Mesmo assim, acredito na contratação de um “camisa 9”, mas também entendo que caso esse jogador não apareça em breve, será por conta de um mercado escasso e inflacionado.

Claro que não é o time dos sonhos de nenhum rubro-negro, mas vamos dar um voto de confiança para essa diretoria, para o Luxemburgo e para esses jogadores. Vamos mostrar que somos sim a maior e melhor torcida do mundo, acreditando e apoiando.

Pareço louco agora?

Pareço fanático?

Pareço sim. E espero que todos os rubro-negros tenham essa loucura e esse fanatismo. Que ame esse clube de todo seu coração. Que não deixe de acreditar. Que o apoie a todo momento. Que também não deixe de cobrar e criticar quando assim for preciso. E que abrace o clube, através do programa de sócio-torcedor. Pois é assim que chegaremos ao topo do mundo.

Driko Ferreira. Somos Loucos e Fanáticos.
Compartilhe com os amigos

Veja também