Lancenet – Foram duas semanas de treinos em Atibaia (SP), um amistoso contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e uma semana em Manaus, participando do Torneio Super Series, quando venceu Vasco e São Paulo. Agora, a partir deste sábado, o Flamengo dá o pontapé inicial na busca pelo título do Carioca. Mas, apesar das circunstâncias, a mais nova taça levada para a Gávea e que foi conquistada na Arena da Amazônia, tem a sua importância. Dá moral ao time, que teve de fugir quase todo o Campeonato Brasileiro de 2014 da “zona da confusão”.
Sim, o torneio em Manaus foi de pré-temporada, mas não deixa de ser um título e faz com que o time entre em campo mais confiante no Carioca. O entrosamento e as opções táticas testadas pelo técnico Vanderlei Luxemburgo durante a pré-temporada também precisam ser valorizadas.
O Flamengo de 2015 não ganhou muitas caras novas em relação ao time que lutou contra a “confusão” no Brasileirão do ano passado, mas as peças contratadas mostraram um acréscimo de qualidade e a tendência é a de que evoluam junto com os demais jogadores.
Esta evolução é importante para o time e faz com que o Flamengo entre como favorito para manter a hegemonia no Campeonato Carioca – já são 33 títulos, contra 31 do Fluminense.
Jogadores que são considerados apostas, como o meia Arthur Maia, já conquistaram a confiança da torcida e de Luxemburgo. Continuando desta forma, se tornarão essenciais para a sequência do ano.
Claro que muita coisa ainda deve ser corrigida ao longo dos treinos e jogos em busca da perfeição – como as inúmeras falhas de finalização vistas nos amistosos –, mas o cenário montado é positivo. Tudo está se encaixando para que a torcida rubro-negra não comemore apenas o título de Manaus neste ano.
Breve história no Carioca
Atual campeão estadual, o Flamengo levantou o caneco em outras 32 oportunidades, sendo o maior vencedor. Além disso, o Rubro-Negro conquistou 20 Taças Guanabara e nove da extinta Taça Rio. A hegemonia estadual foi conquistada em 2011 ao passar o Fluminense.