Lancenet – O Flamengo encerrou nesta segunda-feira sua pré-temporada pelo Brasil. Passou duas semanas em Atibaia, cidade no interior de São Paulo, seguindo para Brasília, onde enfrentou o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e encerrou a preparação antes da estreia no Campeonato Carioca em Manaus, participando do Torneio Super Series e vencendo Vasco e São Paulo, resultando na conquista da competição na tarde do último domingo, na Arena da Amazônia. E, apesar das circunstâncias, a mais nova taça levada para a Gávea traz sim significados para o Flamengo em sua sequência da temporada.
A começar pela frase dita pelo próprio técnico Vanderlei Luxemburgo durante a entrevista coletiva, em Manaus, após vencer o São Paulo por 1 a 0, quando criticou quem desvaloriza a conquista de um título, mesmo que seja em torneio de pré-temporada: “É um torneio que não acrescenta nada? Perde para ver… O Vasco saiu levando pancada. Prefiro ganhar um título como esse sem valer nada a perder. Estou acostumado a ganhar e acho bom o Flamengo ganhar”. E o treinador tem razão. A confiança dos jogadores, de maneira natural, acaba aumentando para o início das competições oficiais, além de entrosar o time. O torcedor do Flamengo sequer cogita perder um título, mesmo sendo amistoso… Ganhar nunca é demais.
E depois, tem a questão da possibilidade de testes no esquema tático para o restante da temporada. Estive nestes três jogos e confesso que vi uma evolução gigante do Flamengo em campo. Contra o Shakhtar, em Brasília, o time ainda estava um pouco apático, e se não fosse as brilhantes atuações dos goleiros Paulo Victor e Cesar, o Flamengo sairia derrotado para a equipe ucraniana. Já contra o Vasco, no primeiro jogo do Torneio Super Series, as primeiras falhas foram reduzidas com os treinamentos pelo treinador, conseguindo dar maior mobilidade aos jogadores em campo, e vencendo o seu maior rival. Já no último domingo, contra o São Paulo, o panorama foi semelhante, melhorando em alguns quesitos, como na excelente fase do setor defensivo.
Por falar na excelente fase da defesa do Flamengo, jogadores e comissão técnica estão de parabéns. Após três partidas contra equipes fortes e não sofrer nenhum gol, já mostra que 2015 não será como o ano passado, quando a equipe sofreu para lutar contra a famosa zona da “confusão” do Campeonato Brasileiro. Esta temporada de futebol tem tudo para ser de alegrias ao torcedor do Flamengo. O trabalho de pré-temporada foi muito bem feito e o título do Torneio Super Series apenas ratificou a questão. O ano começou para valer e o Flamengo tem tudo para manter o ritmo e evoluir ainda mais. Os jogadores em campo, ao menos neste primeiro mês do ano, já mostraram que podem.