Um novo formato.

A cada ano, temos sempre os mesmos discursos sobre o Flamengo colocar o time sub-20 para disputar o falido carioqueta. Eu odeio o campeonato carioca, de charmoso ele não tem nada. Mas respeito sua história.

Não sou um cara nostálgico e busco sempre a evolução, por mim os estaduais acabariam. Também não sou burro e sei que isso não acontecerá tão cedo. Então como tornar viável um campeonato tão deficitário técnica e financeiramente? Eu não digo que tenho a solução, mas tenho uma proposta de formato, que a meu ver, é melhor que o vigente.

Na 1ª divisão temos 16 times, 4 grandes e 12 pequenos. Ou seja, São 12 jogos sem expressão e apelo. Por que um time com investimentos milionários vai desperdiçar 12 datas com times horrorosos que não acrescentaram em nada? Não tem explicação. Minha proposta não é genial e muito menos inovadora. Inclusive já ouvi algumas pessoas com pensamentos muito parecidos.

O campeonato se dividiria em 2 fases, A fase de grupos e o mata-mata. A fase de grupos teriam 2 taças (Poderia continuar sendo Guanabara e Rio. Mas talvez por tradição, poderia mudar os nomes)

Na primeira fase, os 12 clubes pequenos (Não, o Botafogo não faz parte desse grupo rs) da primeira divisão se dividiriam em 2 grupos, A e B, cada um com 6 clubes. Na Taça Guanabara (ou outro nome) os times jogariam entre si dentro de cada grupo e os dois melhores classificados de cada grupo fariam uma semi-final e final em jogos únicos.  Na Taça Rio (ou outro nome) os clubes jogariam contra os times do outro grupo, os dois melhores classificados de cada grupo fariam uma semi-final e final em jogos únicos. A ideia é dar também atratividade para os pequenos e acirrar as rivalidades entre si. No final dessa fase, os 4 clubes melhores classificados no geral passariam para a segunda fase, o mata-mata (certamente teria outro nome).

O Mata-mata começaria com os 4 times grandes mais os 4 melhores dentre os pequenos, na quartas de final. Haveria a realização de um sorteio para definir os jogos. Os vencedores dos confrontos passariam para a semi-final, os perdedores seriam desclassificados. Na semi-final idem, até a grande final. A segunda fase teriam sempre jogos de ida e volta.

Pensando ainda pelo lado dos pequenos, que tem o mesmo peso nas votações da Federação, os grandes ainda teriam que enviar olheiros para avaliar todos os times e obrigatoriamente, contratar, pelo menos, 2 jogadores dos clubes pequenos para, pelo menos, uma fase de testes de no mínimo 3 meses, com valor fixado entre os clubes.

Repito, para mim, o ideal seria acabar com os estaduais, mas reduzir de 19 datas, caso o Flamengo chegue a final para, 6 datas, caso o Flamengo chegue a final seria muito interessante, já que poderíamos ter uma verdadeira preparação para o campeonato brasileiro e em caso de disputa de Libertadores, não haveria muito acumulo de jogos. Fora o aspecto técnico, há ainda o aspecto de marketing. Com o clube entrando apenas na segunda fase, o Flamengo poderia fazer excursão pelo mundo para internacionalizar a marca ou pelo Brasil, para fortalecer e aumentar adesões nos programas de Sócio-torcedor, isso sendo muito breve, já que o foco da coluna de hoje é o modelo e não os ganhos com o marketing.

SRN

@JasonCRF

Coluna do Flamengo

Notícias recentes

Flamengo acerta retorno de atleta para próxima temporada

Brie O'Reilly volta ao Flamengo para jogar o Campeonato Carioca e a Superliga Enquanto a…

21/09/2024

Ídolo rubro-negro, Gabigol pode não jogar mais com a camisa do Flamengo

Gabigol não viajou para a partida contra o Grêmio, neste domingo (22) O clima no…

21/09/2024

Flamengo define futuro de Filipe Luís em meio às especulações sobre saída de Tite

Filipe Luís atualmente comanda o time sub-20 do Flamengo O técnico Tite segue sendo questionado…

21/09/2024

Presidente de organizada cobra demissão de Tite e indica nome de novo técnico para o Flamengo

Tite recebeu diversas vaias dos torcedores do Flamengo após derrota na Libertadores O Flamengo saiu…

21/09/2024

Torcida organizada promete manifestação no CT do Flamengo antes de próximo jogo da Libertadores

Encontro está marcado para acontecer na manhã deste domingo (22), no CT Ninho do Urubu…

21/09/2024

Tite lidera aproveitamento em jogos contra o Grêmio; veja números

Flamengo de Tite encara o Grêmio pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro O Flamengo entra…

21/09/2024