Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Um novo formato.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 27/01/2015
Nenhum comentário
Atualização: 27/01/2015
Compartilhar

A cada ano, temos sempre os mesmos discursos sobre o Flamengo colocar o time sub-20 para disputar o falido carioqueta. Eu odeio o campeonato carioca, de charmoso ele não tem nada. Mas respeito sua história.

Não sou um cara nostálgico e busco sempre a evolução, por mim os estaduais acabariam. Também não sou burro e sei que isso não acontecerá tão cedo. Então como tornar viável um campeonato tão deficitário técnica e financeiramente? Eu não digo que tenho a solução, mas tenho uma proposta de formato, que a meu ver, é melhor que o vigente.

Na 1ª divisão temos 16 times, 4 grandes e 12 pequenos. Ou seja, São 12 jogos sem expressão e apelo. Por que um time com investimentos milionários vai desperdiçar 12 datas com times horrorosos que não acrescentaram em nada? Não tem explicação. Minha proposta não é genial e muito menos inovadora. Inclusive já ouvi algumas pessoas com pensamentos muito parecidos.

O campeonato se dividiria em 2 fases, A fase de grupos e o mata-mata. A fase de grupos teriam 2 taças (Poderia continuar sendo Guanabara e Rio. Mas talvez por tradição, poderia mudar os nomes)

Na primeira fase, os 12 clubes pequenos (Não, o Botafogo não faz parte desse grupo rs) da primeira divisão se dividiriam em 2 grupos, A e B, cada um com 6 clubes. Na Taça Guanabara (ou outro nome) os times jogariam entre si dentro de cada grupo e os dois melhores classificados de cada grupo fariam uma semi-final e final em jogos únicos.  Na Taça Rio (ou outro nome) os clubes jogariam contra os times do outro grupo, os dois melhores classificados de cada grupo fariam uma semi-final e final em jogos únicos. A ideia é dar também atratividade para os pequenos e acirrar as rivalidades entre si. No final dessa fase, os 4 clubes melhores classificados no geral passariam para a segunda fase, o mata-mata (certamente teria outro nome).

O Mata-mata começaria com os 4 times grandes mais os 4 melhores dentre os pequenos, na quartas de final. Haveria a realização de um sorteio para definir os jogos. Os vencedores dos confrontos passariam para a semi-final, os perdedores seriam desclassificados. Na semi-final idem, até a grande final. A segunda fase teriam sempre jogos de ida e volta.

Pensando ainda pelo lado dos pequenos, que tem o mesmo peso nas votações da Federação, os grandes ainda teriam que enviar olheiros para avaliar todos os times e obrigatoriamente, contratar, pelo menos, 2 jogadores dos clubes pequenos para, pelo menos, uma fase de testes de no mínimo 3 meses, com valor fixado entre os clubes.

Repito, para mim, o ideal seria acabar com os estaduais, mas reduzir de 19 datas, caso o Flamengo chegue a final para, 6 datas, caso o Flamengo chegue a final seria muito interessante, já que poderíamos ter uma verdadeira preparação para o campeonato brasileiro e em caso de disputa de Libertadores, não haveria muito acumulo de jogos. Fora o aspecto técnico, há ainda o aspecto de marketing. Com o clube entrando apenas na segunda fase, o Flamengo poderia fazer excursão pelo mundo para internacionalizar a marca ou pelo Brasil, para fortalecer e aumentar adesões nos programas de Sócio-torcedor, isso sendo muito breve, já que o foco da coluna de hoje é o modelo e não os ganhos com o marketing.

SRN

@JasonCRF

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Rossi surpreende com atitude antes de viagem para jogos do Flamengo em Portugal

4

Arrascaeta manda recado a profissional após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

4 1
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Zenit mira contratação de Léo Ortiz e aguarda possível saída de Nino para avançar por zagueiro do Flamengo

12 62

Chelsea tenta contratação de ex-Flamengo, mas recebe ‘porta fechada’ da Roma

5 8
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

17 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

30 5
Libertadores

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 33

Técnico campeão pelo Flamengo é demitido de time que disputou a Libertadores 2026

3 2
Comentários Recentes
  1. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  2. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  3. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  4. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

  5. José Carlos em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Podem ir pro Porto. Assim o Flamengo olha mais pra base e dar mais chances ao Daniel Sales, a base…

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo