E aí pessoal! Preparados para o início do Carioca? Sim, o Carioca está aí, já começou e é igual a nota de R$ 2,00. Ninguém dá valor, mas também ninguém rasga. Esse ano o carioca poderia ter um valor especial, já que poderíamos utilizá-lo como uma pré-temporada mais longa, poderíamos testar os valores da base que podem ser úteis no campeonato brasileiro, mas a nossa querida FERJ não deixou. Com a possibilidade de inscrever apenas 31 jogadores, fica quase impossível a promoção e teste dos garotos da base, e ai daquele que reclamar do campeonato! A multa vem pesada para quem quiser debater.
A questão dos ingressos é outro absurdo neste ano. Fixados para jogos entre grandes contra pequenos e para os clássicos, o campeonato é claramente deficitário. Por isso o Flamengo estuda jogar em outros estádios, deixando o oneroso maracanã e seu consórcio de lado.
Mas, se olharmos para as praças de jogos no estado do Rio de Janeiro, podemos notar que a situação é calamitosa. De acordo com levantamento realizado pela ESPN, 73% dos estádios cariocas não tem condições de receber jogos com público.
A uma semana atrás, o Flamengo, respeitando ordem judicial que vetava o inásio do Tijuca Tenis Clube para o jogo do NBB, foi condenado no STJD com a perda de pontos da partida e multa de R$ 5mil. Agora, o que devemos pensar? Deveríamos ter jogado mesmo com uma decisão judicial proibindo?
Transportando essas questões para o futebol e para o Cariocão 2015. Onde mandaremos nossos jogos? Vamos perder dinheiro no Maracanã? Teremos que jogar nos poucos campos castigados que temos no estado com condições de receber os jogos? E esses estádios sem condições, receberão jogos? Vai haver punição para quem jogar onde não há condição?
Certamente as decisões da FERJ neste início de ano não têm o objetivo de fomentar um melhor futebol e um fortalecimento de seus filiados. Pelo menos não de todos os seus filiados. Tem um aí, que veste branco e preto, descendente de portugueses que está achando tudo maravilhoso.
Vamos Flamengo! Contra a FERJ (e o Vasco por trás disso), contra os gramados horríveis, contra a arbitragem e contra os adversários. Vamos ser campeões!
Marcos Beton Amorim
contra os menores pq nao jogar na propria agavea