Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Folia de Urubu.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 17/02/2015
1 comentário
Atualização: 17/02/2015
Compartilhar

Falando de Flamengo – Nem bem o sábado de Carnaval começara e Neguin, maior rubro-negro da Vila Ludopédio, veio descendo a ladeira. Confete, serpentina, peruca, Manto Sagrado, garrafa de cachaça na mão.

Na esquina ali perto, bem na metade da descida, o boteco que era ponto de encontro de 11 entre cada 10 moradores da Vila, amanhecia preguiçoso, como despertam mesmo as coisas nesses dias de folia. Na única mesa já na calçada, dois dos companheiros de birita de Neguin, Tuga Bacalhau e Lorin, tricolor esnobe, iam tentando empurrar goela abaixo a primeira cerveja do dia, posto que esses dias momescos conferem uma licença moral pra beber cedo. Não que os três não bebessem cedo com frequência, mas pelo menos nesses dias de folia, TALVEZ não recebessem os olhares reprovadores das fofoqueiras de plantão no local. Maraca Bar acumulava as funções de boteco, padaria, pensão, armazém, e tantas quantas pudessem rotular a infinidade absurda de mercadorias caoticamente expostas em suas prateleiras aguerridas.

– Bora pra folia seus bebuns – implicou Neguin, cravando em desafio a garrafa de cachaça no centro da mesa.

– Que animação toda é essa, Neguin? Ganhou na Mega da Virada e escondeu dos amigos? Tu nunca foi de acordar cedo em dia de folga. Dona Patroa te botou pra dormir no quintal de novo? – desconfiou Tuga.

– Olha só… Cachaça Artesanal de Minas. Tá podendo, Neguin. Esse troço aí deve ter custado os olhos da cara. Tá explicado. Saiu cedo na ponta do pé pra Dona Maria não ver que torrou o dinheiro do aluguel em birita – concluiu Lorin – Ihhhhh… falando nela… Olha quem vem atravessando a rua. Perdeu, negão. Teu Carnaval começou a acabar.

– Ô Neguin, tá maluco? Ó… esqueceu a chave pendurada na porta de novo. Toma aí. Se não estou vindo comprar pão, ia sair sem chave outra vez – entregou e deu um beijo carinhoso na testa do rubro-negro.

– Vixe que o mundo virou de cabeça pra baixo – estarreceu-se Tuga.

Neguin era o retrato da felicidade. Tuga e Lorin não acreditavam no que viam. Ficou tudo ainda mais surreal quando Dona Maria saiu lá de dentro com umas compras em uma bolsa plástica e um prato com um pão na chapa. Largou o prato na mesa e proferiu um “Vê se não vai beber de estômago vazio”. Aquilo caiu como uma bomba de efeito moral na mesa.

Sem sons. Sem frases. O silêncio e os olhares que os outros dois dirigiam ao rubro-negro continham mais de 50 perguntas cada. Um queria saber, afinal, que porra estava acontecendo. O outro concluíra que a história da Mega da Virada só podia ser a explicação.

– Planejamento, meus queridos. Planejamento. Não minto mais, nem pra mim mesmo, não compro além do que posso. Essa Artesanal de Minas aqui, comprei com dinheiro que economizei em outras coisas. Nem era a que eu queria, mas era a que cabia no dinheiro das economias… E claro que a Patroa tava ciente de tudo.

Diante dos olhares interessados de Tuga e Lorin, Neguin seguia com sua palestra, cada vez com o peito mais estufado e a cabeça mais erguida. Enquanto falava, uma mesa ao lado já se ocupara e prestava também atenção, o que fez com que até elevasse um pouco mais o tom de voz.

– E lá em casa agora todo mundo ajuda de alguma forma. A gente vê o que precisa comprar e vê de onde vai sair o dinheiro. Ainda não tá não, mas vai acabar sobrando salário no final do mês em breve. Já até quitei a pendura aí no bar. Fechei a conta e tudo. Vou mais fazer dívida não.

Pum… Bum… Pum… Bum… Pum… Bum…

Na rua de baixo os sons do primeiro bloco de sábado da Vila Ludopédio começaram a ecoar.

– Epa… Agora firmou. Alguém topa? Bora prus broquin sambar? – convidou Neguin, já levantando e passando a mão na garrafa de cachaça.

– Posso não. Estou sem água lá em casa. Acho que é algum vazamento. Fiquei de tentar resolver isso hoje – recusou Tuga.

– Fora também. Não consegui renovar o plano de saúde lá de casa e a Patroa tá fula da vida comigo. Sabe como é, lá a gente tá sempre precisando usar. Volta e meia a gente cai… E sem plano complica – se lamentou o tricolor, Lorin.

Fora isso, os dois acabaram admitindo que só dava pra bebericar ali pelo Maraca Bar mesmo. A ideia era pendurar a conta e aumentar um pouco mais a dívida no caderninho do boteco.

– Sabe de uma coisa? – disse Tuga, enquanto ambos viam Neguin se perdendo na multidão – Tô achando que esse Urubu aí, nosso amigo, não tá comemorando só o Carnaval não. Tá com um jeito confiante demais. Acho que ele tá comemorando é essa nova vida dele, com esse tal de planejamento. Tá festejando é o ano, esse e os próximos.

– Pendura mais uma aí!!! – gritou o tricolor lá pra dentro – Bora beber… Depois a gente vê o que faz da vida.

CURTAS

#ChoroFolia

“Mamãe eu quero…
Mamãe eu quero…
Mamãe eu quero ganhar…
Não ganho nada…
Faz muito tempo…
Nem faço parte mais da Série A”

#ViceFolia

“As águas NÃO vão rolar…
Piscina cheia não vai ter para nadar…
Se Tio Charuton não fizer nenhum milagre…
Pra Série B… Eu vou voltar…”

#TapeteFolia”

Ei… Você aí… Me dá um dinheiro aí… Me dá um dinheiro aí…

Não vai dar? Não vai dar não?
Como é que eu vou pagar o Tapetão?
Eu vou perder, eu vou perder até cair…
Me dá, me dá, me dá… Me dá um dinheiro aí”

Charges: Lan e Mario Alberto

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
1 comentário
  • Marcelo disse:
    20/02/2015 às 13:43

    muito bom!

    Reply

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Ex-Boca Juniors, Rossi projeta reencontro com o River Plate pelo Flamengo

1

Jorginho manda recado à torcida antes de jogo do Flamengo x River Plate

3
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 4
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Cebolinha no Fluminense? Veja quais são os planos do Flamengo para o atacante

4 2

Cruzeiro acerta contratação de Gabriel Pec, ex-Vasco, antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

3 5
Brasileirão

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo hoje

3 2

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

27 5
Libertadores

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

3

Novo reforço do Cruzeiro relembra semifinal de Libertadores contra o Flamengo em 2025

2 6
Comentários Recentes
  1. Ronaldo em Pai de Gerson detona postura de Bap e dispara contra presidente do Flamengo: “Ele é covarde”

    O clube do exterior so vem e paga a multa se já tiver o OK do jogador. Desculpinha do mercenário…

  2. Vitor em Leonardo Jardim condena pausa para Copa do Mundo e lamenta situação do Flamengo Sub-20

    O futebol de seleções deveria acabar. Já não faz mais nem sentido.

  3. JONES SOUZA em Pai de Gerson detona postura de Bap e dispara contra presidente do Flamengo: “Ele é covarde”

    Atleta marcão, de bolsos cheios, se doendo em ver o dano que causou à carreira do filho, O gerson foi…

  4. Joãozinho Trepidação em Rossi desabafa sobre críticas e não garante permanência no Flamengo: “Por enquanto…”

    Se quizerem contratar outro, tem que ser o goleiro do Paraguai.

  5. Joãozinho Trepidação em Rossi desabafa sobre críticas e não garante permanência no Flamengo: “Por enquanto…”

    Rossi é muito bom e tem que continuar no clube.

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo