90Min – Durante toda a pré-temporada, Vanderlei Luxemburgo testou um time que abusava de velocidade no ataque, com três atletas que alternam de posição e imprimem um ritmo alucinante para o adversário.
Os primeiros jogos da temporada, entretanto, mostraram que o ataque rubro-negro ainda está desencontrado.
Com tantas opções para formar o setor, Vanderlei indica que ainda testará novas formações. A seguir, destrinchamos algumas dessas possibilidades.
1. Mantendo o que vem sendo treinado
A primeira opção é a mais óbvia delas: Luxemburgo manteria o esquema com três homens de velocidade na frente, sendo Marcelo Cirino o mais avançado deles.
Para completar o setor, pode utilizar Éverton, Gabriel, Nixon e Paulinho, sem comprometer o nível de atuação de sua equipe.
Uma variação possível é sacar Arthur Maia, único armador, adiantando Canteros e colocando novamente Cáceres no time, de modo a fortalecer o sistema defensivo.
2. Uma referência na frente
Variação bastante utilizada nessas primeiras partidas tem sido a entrada de um 9 clássico: Alecsandro.
O goleador do clube em 2014 tem entrado bem – já marcou dois gols – e dá maior volume de jogo ao setor. Alecsandro é inteligente, melhora o jogo aéreo do time, tabela por dentro… Sua participação pode ocorrer num esquema com dois ou três atacantes.
Sem a mesma vocação para ser a referência, Eduardo da Silva também pode quebrar um galho ali, uma vez que é um atleta com enorme poder de finalização e com ótima capacidade técnica.
3. Meio campo fortalecido
Uma última possibilidade, que remete ao estilo de jogo de 2014, é recuperar a formação do meio-campo, onde Éverton e Márcio Araújo atuavam bem abertos, com Cáceres e Canteros fazendo a meia cancha.
Com isso, dois homens jogariam na frente. E aí, para montar o setor, Luxa teria todas aquelas opções: Nixon, Alecsandro, Eduardo da Silva, Gabriel, Paulinho…
