90Min – A história entre Flamengo e Léo Moura começou muito antes de o atleta virar profissional. Na histórica foto em que o menino foi clicado ao lado do ídolo Zico, Léo já demonstrava sua paixão pelo clube onde, anos mais tarde, faria história.
Demorou quase 9 anos até que o lateral tivesse a chance de desembarcar na Gávea. Já com 26 anos, ele encontrou no clube do coração a oportunidade de construir a mais bela e vitoriosa página de sua carreira.
Hoje, mais de 10 anos depois e com 516 jogos na conta, Léo anuncia que deixará o rubro-negro. Jogará nos próximos três anos (prováveis últimos de sua carreira) nos EUA.
Deixará saudades em boa parte dos torcedores. E integrará novamente a Nação na torcida pelo Mengão, onde quer que esteja. Relembramos 10 momentos marcantes do atleta com o Manto Sagrado.
1. A primeira vitória, logo em clássico!
A estreia de Léo Moura no Mengão ocorreu em junho de 2005, numa derrota por 4 x 2 para o Corinthians. Em um ano duro para o rubro-negro, Léo foi conhecer o primeiro triunfo com o Manto somente em seu sexto jogo, contra o arquirrival Vasco.
A vitória foi magrinha, mas inesquecível: Souza, o estreante daquela tarde, acertou uma boma de fora da área e marcou o gol da vitória. A primeira de muitas que ele colecionaria com o Manto Sagrado.
2. Fechando o ano tranquilo…
Depois de trinta e uma aparições, Léo conseguiu ajudar o Mengão na luta contra o rebaixamento, contribuindo com 5 gols e mais duas assistências. Para fechar o ano, foi peça fundamental na vitória sobre o Paysandu, pela última rodada do Brasileirão, em que o Fla venceu por 4 x 1, dois gols do lateral.
Foi a primeira vez que ele fazia dois gols na carreira em uma mesma partida. E encerrava um ano conturbado em alta, assegurando um lugarzinho no coração da torcida.
3. O primeiro título!
A primeira conquista de Léo Moura com o Manto Sagrado (e na carreira) ocorreu numa improvável arrancada na Copa do Brasil. Um time desacreditado, que fazia campanha medíocre no estadual, superou adversários tradicionais para trazer a segunda Copa do Brasil para o clube.
No primeiro jogo da final, contra o Vasco, Léo deu o cruzamento que originou o segundo gol do time, marcado por Luizão. Com vitória também no segundo jogo, o Fla conquistou o torneio, primeiro da carreira de Léo Moura.
4. Centésimo jogo com título!
A centésima partida de Léo com a camisa do Mengão ocorreu contra o Botafogo, no primeiro jogo da final do estadual – empate em 2 x 2. No segundo jogo, o Fla venceria o rival nos pênaltis, iniciando a conquista do penta-tri carioca.
Foi o primeiro de cinco estaduais conquistados pelo lateral-direito rubro-negro.
5. Arrancada rumo à Libertadores!
Com o fechamento temporário do Maracanã, o Flamengo atrasou várias partidas e com desempenho apenas mediano, flertava com as últimas posições.
A simbiose entre torcida e time fez com que o rubro-negro arrancasse rumo ao torneio continental. Uma das melhores atuações do time – e do lateral – foi na vitória por 3 x 1 sobre o Cruzeiro. Léo marcou um golaço e participou diretamente dos outros dois.
6. Camisa 10 novamente
Na partida contra o Santos, pelo Brasileirão de 2008, Léo voltou a atuar em sua posição de origem por uma partida. O rubro-negro carecia de homens de criação e vivia seu pior momento no torneio.
Escalado como armador, sua posição de origem, Léo saiu-se muito bem, apesar da fase ruim do time seguir. Marcou dois gols, mostrou desenvoltura e se colocou a disposição de Caio Júnior para fazer novamente a função, mas acabou ficando de vez na lateral, onde tornou-se referência.
7. A maior conquista!
Não foi a melhor temporada individualmente de Léo, mas foi em 2009 que ele teve sua maior conquista com o Manto Sagrado. Contribuindo com diversas assistências para o Imperador, Léo teve sua parcela importante na conquista do Hexa.
Foi o primeiro título brasileiro do clube em 17 anos e o primeiro (e até agora único) na era dos pontos corridos. Foi também a primeira vez na história que o Fla conquistou carioca e brasileiro na mesma temporada.
8. Troféu como capitão
Depois de um ano de instabilidade, Léo voltou a atuar em alto nível. Assumindo a faixa de capitão do time, foi personagem importante na conquista de sua segunda Copa do Brasil, sua primeira conquista como capitão do time.
O jogo mais marcante daquela campanha, sem dúvidas, foi na goleada sobre o Botafogo, que ocorreu no dia de seu aniversário.
9. A última conquista?
https://www.youtube.com/watch?v=S6P_Yy2XNrI
Sua provável última conquista com o Flamengo, foi o Carioca de 2014. Ao todo, foram 8 troféus conquistados com o clube, além de Taças Guanabara e Rio. O gol do título, marcado por Márcio Araújo, iniciou-se em uma cobrança de escanteio realizada pelo capitão.
Léo ainda pode conquistar – pelo menos ser parte do time que conquistou – o título carioca desse ano.
10. Entre os maiores
https://www.youtube.com/watch?v=o_1wPiSm9ns
Em jogo válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil de 2014, Léo entrou para a galeria de 10 atletas que mais vezes vestiu o Manto Sagrado. Superou a marca de 500 jogos e, na próxima vez que entrar em campo, superará o mito Carlinhos, tornando-se o sétimo jogador com maior número de apresentações com a camisa rubro-negra em todos os tempos.
Demorará muito até que algum atleta supere os números do lateral-direito mais assíduo da história rubro-negra.
Esqueceu de colocar a vez que ele mandou a torcida do Flamengo se fuder e tomar no cu !!!
Ele fez isso quando a torcida estava vaiando e xingando o time, aí marcou um gol e explodiu na comemoração. Para de ser ignorante, se isso foi o que te marcou nesses 10 anos de Léo Moura, se interna.
Caro Blackbird que tal mudar o nick para Blackshit? Tem mais a ver com sua personalidade. Srn
10 anos de muitas conquistas e o cara se lembra que mandaram ele tomar no cu. Deve ser tricolor esse cara. Só pode.
Apagou meu comentário seu pela saco
Ficou incomodado Pq falei a verdade
Se beneficiando com a marca Flamengo