Não se deixe enganar pelo título! Eu gosto – e muito – da atual gestão do Flamengo!
Eles pensam no Flamengo como maior do mundo e têm feito de tudo, de maneira bem feita, pra subirmos sempre de patamar. Eles aumentaram as receitas e diminuíram os débitos. Eles cortaram a própria carne pra que o clube conseguisse se manter sustentável. Eles pagam os impostos. Eles fizeram o torcedor ter orgulho do time fora do campo (e, em breve, devem transferir esse orgulho pra dentro do campo), pagando o que deve, cumprindo sua palavra, pagando em dia o parcelamento das dívidas, obtendo CND, etc. Eles fizeram o anjo da guarda, o sócio-torcedor, conseguiram novos patrocinadores. Eles reformularam nossa base (que só vinha formando Matheuses e Adryans, mas agora tem gerações boas de verdade), só voltaram a reformar CT quando realmente tinha dinheiro pra tanto. Eles fizeram dos esporte olímpicos sustentáveis e fizeram um puta time de basquete. E fizeram muito mais!
Mas eu nunca vou torcer pra nada de azul! “E quando o Brasil joga de azul?” Eu quero que se exploda a seleção da CBF! “E se for o Boca humilhando o Fluminense no Maraca?” Eu quero que se exploda o Boca, com a agravante de querer que o Fluminense se exploda ainda mais! Eu nasci rubro-negro e vou morrer rubro negro!
E por que eu tô falando disso? Porque boa parte da nossa torcida passou a ser torcedora dos “Blues”! O Bap acabou de pedir pra sair e vi nego dizendo que foi a maior derrota do Flamengo nos últimos tempos. Como assim, meu filho?
Ele fez bem pra cacete o papel neste meio tempo! Aumentou muito alguns aspectos da nossa receita, incutiu no torcedor a ideia da ajuda financeira vinda do ST, foi ele o líder inicial da chapa, não deixou nosso manto sem patrocínio, e muitas outras coisas! Mas quer ir embora? Vai! Beijinho, beijinho, tchau, tchau. Se amanhã o Bandeira quiser ir embora, idem.
Velho, eu amo o Flamengo, e não um senhor de 60 anos e careca. Acho que ele fez bem ao clube? Sim, muito, mas não sou torcedor dele. Se ele faz coisa que eu acho boa, ótimo. Se não faz, eu critico! Nem tudo que ele fez nesse meio tempo foi o melhor, pelo menos na minha visão (mas tenho certeza que a intenção dele sempre foi fazer o melhor pro Fla).
O malandro era arrogante pra cacete, metido a entender mais de sócio-torcedor e preço de ingresso do que qualquer um do planeta. O cara dirigia um departamento de marketing, mas num entende uma linha de marketing! Eu também não entendo bosta nenhuma dessa área, mas quem entende diz claramente que o que ele faz é business, e não marketing propriamente dito. Ele adora pensar na “torcida gourmet”, pagando milhões pra ver os jogos no estádio. O contrato com o Consórcio é uma merda? Sim. Algum elemento externo querer fixar preço do Fla é ridículo? Sim. Mas nada muda o fato de que temos um ingresso caro pra cacete! Tem quem pague? Sim, mas nem por isso eu devo achar lindo e maravilhoso! E na hora que precisa da torcida porque está na lanterna? Abaixa o preço. Saiu da lanterna, sobe de novo! Meio covarde essa parte…
Nosso programa de ST é um dos que mais arrecada? Pode até ser, mas é disparado um dos piores pro torcedor! Não tem um mísero plano, nem que seja pagando R$ 1.000/mês, que te permita ir a todos os jogos. Desconto em supermercado é bom? Sim, mas pra quem tem mercado participante perto de casa. Desconto nos jogos é bom? Sim, pro torcedor que mora no Rio e tem chance de ir em dois/três jogos por mês e fazer o ST “se pagar”. O Bap e o nosso ST têm outros milhares problemas, mas o objetivo dessa coluna não é esse!
O objetivo é dizer que a administração atual é f…oda! Muito boa. Eu faria melhor? Não. Eu votaria neles? Sim. Quero que eles continuem por muito tempo? Sim. Mas eles não são perfeitos! Não são os salvadores da pátria! Não fazem gol e nem salvam a bola em cima da linha! Tudo que eles fizerem, terão minha total boa vontade, mas jamais vão tirar minha capacidade de pensar por mim mesmo. Acho que sempre tentam o melhor pro Fla, mas nem sempre acertam. E quando não acertarem, eu vou, sim, criticar, ainda que eu queira que eles continuem lá!
Bap se foi. Uma pena, porque pra mim merece uma nota 9,5. Mas a vida segue. A milionária dele, a milionária do Flamengo e a f…udida minha! E a sua também seguirá! A despedida de Bap não é a despedida do Zico, e ele próprio sabe disso.
O dirigente é passageiro, o que tem que ser imortal é a ideologia. A ideologia de que o Flamengo vem acima de tudo e todos, a ideologia de que o Flamengo tem que ser financeiramente sustentável, a ideologia de que o Flamengo cumprirá sempre com suas obrigações, a ideologia de que o Flamengo é o maior do mundo. E essa ideologia, que não existia antes, hoje existe. Por isso, Bap, muito obrigado! Só não espere que eu bote minha mãe na sua fita!
Querem uma boa notícia? Ela foi dada algumas semanas atrás! A entrada de algumas centenas de novos conselheiros. Dentro desse povo tem muita gente que tem exatamente essa mesma ideologia de Bap/Bandeira/Wallim, que tem tudo pra se tornar eterna no Fla. Tomara que esse povo, um dia, seja situação e oposição do Fla, cobrando pra que melhoremos, sempre!
Não precisamos retirar ex-presidente nadadora, “blogueiro”, impeachmado, etc. dos quadros de sócios. Não precisamos retirar ex-chefe de torcida, nem “capitães”, nem “peruanos”. É só fazer com que sua influência seja cada vez menor, é fazer com que tenhamos mentes arejadas para votar, é fazer com que reine sempre a ideologia.
“Viva a ideologia dos Blues”, jamais “viva os blues”!
“E se o Flamengo jogar com o uniforme azul e amarelo?” Aí sim, vestirei azul, com muito orgulho! Mas só assim…
SRN!
Róbson Coimbra
robsoncoimbrafla@gmail.com
Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.
Muito bom! Tudo pelo Flamengo nada do Flamengo!
Melhor comentário feito nos últimos 10 anos
Exatamente o que eu penso… Muito obrigado pelo trabalho feito e bola pra frente!
Perfeito!
Excelente texto . PARABÉNS .
Eu concordo com o texto, mas acho que foi publicado na hora errada. Agora é hora de agradecer ao cara que entendendo de business, fez o melhor trabalho de marketing que a torcida do Flamengo já viu! Valeu BAP !!! Até breve!!!
O melhor texto até agora sobre a saída do Bap e sobre o atual momento do Mengao
Parabéns pelo texto! Sensacional!
Concordo com o amigo que te citou um OGRO, simplesmente isto.
Final do ano tem eleições.
Volta uma Delair da vida e…a filosofia BLUE foi pro saco amigo.
O pior cego é aquele que não quer ver.
Corrigindo: Volta um Delair da vida…
O Wallim saiu, o Bap saiu, não sei se o Bandeira irá querer se reeleger, quem estiver lá irá ter q bater d frente com o Eurico, FERJ, Capitão Léo etcs, esse pessoal joga surjo, não sei se gente d bem terá condições e peito para bater d frente com eles, esse ano será complicado para o Flamengo, eu torço pelo time e torço por essa diretoria também, porq o Flamengo éo Clube d Regatas Flamengo como um todo, pra mim ele não é só o futebol e se tiverem bandidos na diretoria o futebol eo resto vai tudo por água abaixo, é lamentável os blues estarem abandonando o barco e quem garante q gente d bem vai se candidatar, se os ratos voltarem ferrou, por isso eu torço muito mais para alguém d bem se reeleger, até mesmo doq torcerei pelo futebol, nosso futuro está em jogo, SRN
Cara, vc disse tudo. Parabéns
Esse mané, tal de robson coimbra, amanheceu mau humorado e atirando pra todo quando é lado. Espero que ele encontre alguem ainda hoje pra lhe dar uns tapas nas orelhas e parar com esse azedume todo. Perder tempo e roubar tempo dos outros com um texto horrivel desse somente pra destilar o mal contra um semelhante… Que Porra é essa, rapa ?? Vai se tratar, maluco !
Penso que o autor é bem intencionado, mas o artigo não dá a dimensão do BAP e do que sua saída acarreta.
Pessoalmente discordo de muito que o BAP defende, ainda assim penso que tivemos uma enorme perda. Uma perda agravada pelo momento em que ocorre e que terá consequências sérias e imprevisíveis para o Flamengo. Os Azuis vem mudando o Flamengo para muito melhor, e nesse grupo dois são essenciais, Bandeira e BAP. Se o BAP é isso ou aquilo, se seu temperamento é difícil, pouco importa, até porque num grupo gestor é importante que existam diferentes abordagens; o que importa é que com sua competência conseguimos conquistas antes inimagináveis, mas que a memória curta de torcedor não lembra ou prefere não lembrar. Só para dar um exemplo, quanto valia nossa camisa na gestão passada? E na anterior? Pois eu digo, uns poucos milhões, valores que para um clube como o Flamengo são UMA MERRECA, tanto que não faziam frente aos gastos desvairados que colocaram o CRF no buraco em que estava, mas graças ao BAP, isso mesmo, GRAÇAS AO BAP, pois foi ele que teve a competência e os relacionamentos para articular, temos em 2015 uma camisa de R$91milhões, que é a soma dos patrocínios. Qual outro clube no Brasil tem uma camisa neste valor?
O autor do artigo coloca que os dirigentes passam, e eu concordo, dirigentes passam, mas isto não os coloca no mesmo nível, basta observar o nível, muito, muito inferior, dos antecessores dos Azuis, e um sujeito do quilate do BAP não se encontra fácil, teremos sorte se encontrarmos alguém que seja metade.
Outro ponto ignorado no artigo, é que mesmo tendo melhorado enormemente nos últimos dois anos, as mudanças na mentalidade administrativa ainda não estão consolidadas e podem ser perdidas se não houver continuidade. Por falar em continuidade, lembrem que estamos num ano eleitoral e existe uma oposição dentro do clube formada principalmente por aqueles que usavam o CRF e que “perderam a teta” com a ascensão do Azuis. Esta oposição que anda quieta, na espreita, certamente hoje dorme feliz, pois veem com a saída do BAP a eliminação de um grande obstáculo aos seus interesses escusos, pois o BAP teve peito para encarar esses sujeitos, inclusive sofrendo ameaças. Para piorar, no cenário externo ao clube, temos a FERJ, Eurico, e outros tantos, ávidos por derrubar o Flamengo.
Volta BAP!!!
Caro Róbson, pq não respeitar a cor azul que já esteve na “Bandeira” do Flamengo? E pq não perguntar a torcida pq os Blues ganharam tanta importância nos corações Rubro Negros? A resposta é simples, ideologias nascem das cabeças das pessoas e nos torcedores torcemos, agradecemos e idolatramos, mesmo que temporariamente aqueles que defendem a instituição Flamengo, seja na figura do jogador ídolo de um time, seja na figura da torcida que emociona enchendo os estádios e na simples figura do Bap que m encheu de orgulho e esperança fazendo um ótimo trabalho. Concordo que está tudo invertido, não era para nosso ídolo ser un dirigente, assim como não era para o gigante Flamengo ficar 19 anos sem ganhar um titulo Brasileiro e ser chacota de jogadores e imprensa durante anos, portanto tenho o orgulho dizer que torcia pelo Bap sim e só paguei meu sofrido e suado dinheiro no ST pq a figura dele me passou confiança, já a arrogância, por mais feio que fosse, me passava o sentimento de grandeza que o Flamengo merece e ainda não tem 100%. Concordo que a ideologia é que deve ficar, pois pessoas não são eternas, mas mentem brilhantes que criam as ideologias, deixam muita saudade. Espero que outros Rubro Negros como o Bap venham cuidar do nosso Flamengo e se vierem vestidos de azul ou amarelo, isso pouco importa, desde de que sejam Flamengo de coração, desejando e mostrando que querem o melhor para o clube, eu vou vestir essa camisa, como vesti e visto todas as camisas em prol do Flamengo… O que não quero mais são aqueles que se diziam Flamengo vermelho de coração e deixaram o clube no literalmente no vermelho sangrando.
“Viva a ideologia dos Blues, Flamengo no Azul”
Abs e Saudações Rubro Negras…
Texto bem intencionado, mas muito otimista… O perigo da volta de um tal de Capetão Lixo pra mim é muito mais acentuado do que, no texto, parece… Infelizmente só vou ter paz quando nas eleições a chapa que esse desgraçado estiver infiltrado ficar bem longe, mas bem longe nas votações da ganhadora que, espero que seja a azul novamente.
Parabéns Robson, que ainda por cima também traz o sobrenome do nosso Messias no sobrenome Coimbra, mas se até ele se equivoca e desagrada ao desejar sua camisa as costas de um mané como o Robinho, porque você ou eu teríamos que agradar a todos da família rubro-negra. Até agora não tinha visto ninguém ter a coragem a não ser eu de se manifestar com este tipo de opinião, a não ser eu, que embora tenha sido tiete e trabalhado muito nas redes sociais para divulgação desses caras nas mesmas quando ninguém ainda o fazia e nem sabiam quem eram ele, também sou a favor é da ideologia, mas sou rubro-negro e não tenho essa frescura de azul, porque se eu fosse banhado e batizado num pia azul eu seria era torcedor do Cruzeiro e não do Flamengo. O que as pessoas tem que entender é que cartolas são politicos e por politicos eu não boto a mão no fogo por ninguém. Eles são passageiros só a Torcida e o Clube são eternos talvez até mais a Torcida do que o Clube, porque um Clube pode deixar de existir mas a torcida nunca deixa, e se a Torcida é soberana talvez a saída de alguém que sempre se comportou de uma maneira muito elitista e arrogante e tratou como torcedor apenas os 54 mil Associados do Sócio-Torcedor nem seja de todo mal assim, só o tempo dirá. Só sei de uma coisa eu não vou derramar nenhuma lágrima porque ele não é o Zico e o jovem Rodrigo Tostes arrogante, prepotente, e imponente até umas horas como ele também não é o Júnior e por ele também não derramaria uma lágrima se fosse próximo a pegar o beco num curto espaço de tempo. Aliás minhas lágrimas eu gastei como que realmente deveria e nas ocasiões certas. Na morte de Cláudio Coutinho, nas despedidas do Zicão e do Capacete e na passagem do Aírton Senna. Mas vou torcer e acreditar que sai quem sair o nosso Presidente terá a sabedoria de colocar outro do mesmo nível no lugar, mesmo porque ele também não trabalha sozinho, ele tem uma equipe e um grupo. SRN
OK tudo na vida tem seu ciclo, a pergunta será que o BAP pretende candidatar-se a Presidente? Que ele é muito competente não resta dúvida, que ele era o cerebro desse grupo também não, então vamos ver o que acontece, Eu acho que foi uma perda bem significativa, não vejo o Bandeira com todo o amor que tem pelo Mengão, muito menos o Wallim em condições de tocarem essa gestão com competencia..
Quero deixar aqui minha total concordância com o texto, e dizer que eu espero que ele sirva de alerta para muitas pessoas que eu vejo comentar nesse site, que são fãs incondicionais dos carecas, e por isso, acham que eles nunca erram, ou que não se pode criticar quando eles erram.
A paixão incondicional é irracional e cega, por isso é bom sempre manter o equilíbrio. O Flamengo está acima de qualquer pessoa.
Voce realemnte não está nada bem … procura logo um psicologo.
Puta texto…
Parabéns,,,, Essa ideologia é o mais importante.
SRN