Nos últimos anos, essas foram nossas estreias na Copa do Brasil:
2000: Flamengo x River-PI
2001: Flamengo x River-PI (de novo)
2002: não jogamos, devido à Libertadores
2003: Flamengo x Botafogo-PB
2004: Flamengo x CRB-AL
2005: Flamengo x River-PI (pela 3ª vez)
2006: Flamengo x ASA-AL
2007: não jogamos, devido à Libertadores
2008: não jogamos, devido à Libertadores
2009: Flamengo x Ivinhema-MS
2010: não jogamos, devido à Libertadores
2011: Flamengo x Murici-AL
2012: não jogamos, devido à Libertadores
2013: Flamengo x Remo
2014: Flamengo x Coritiba (entramos nas 8as, devido à Libertadores)
O primeiro comentário a ser feito é: p#*@ que pariu! Jogamos 6 vezes a Libertadores desde 2000 e não levamos nenhuma.
Passada a raiva inicial, vamos analisar os adversários de Copa do Brasil e comparar com o Brasil de Pelotas.
Nos últimos anos, jogamos 3 vezes com o River do Piauí e 3 times alagoanos diferentes. Não é coincidência. Antigamente (até ano passado, se não me engano), a CBF definia por força política o primeiro confronto, e não por sorteio. Embora signifique derrota certa, a presença do Flamengo nesses lugares é bom pro estado/cidade e bom pros clubes, que ganham com a bilheteria. Nada mais normal que houvesse essa repetição. E jogar no Nordeste, pra nós, é jogar em casa, por isso que há certa facilidade.
O Ivinhema entra no mesmo barco, pois mesmo que os times de SP tenham boa influência no MS, o Fla ainda joga em casa quando joga lá, e o nível do futebol não ajuda em nada.
O Remo que é uma situação um pouco diferente. O Remo tem muito mais tradição que todos os outros juntos (me desculpe se você é torcedor de algum dos outros times), mas, ainda assim, a torcida do Fla no Pará é imensa, o Mangueirão tem um gramado grande e o Remo anda numa certa draga nos últimos anos. Acabou não sendo muito difícil.
O Coritiba ano passado é exceção da exceção, porque só entramos no meio da competição, em que já não tinham tantos pequenos (tirando Botafogo e Vasco). Ainda assim, foi um jogo que não se deu tanta bola assim, porque brigávamos contra a “confusão” e o Coritiba idem, tanto que mandamos aquele misto frio pra Curitiba e o Zé Love foi o nome do jogo! No Maraca eles sentiram a força dos malucos que estiveram lá pra gritar, empurrar, cabecear, armar, marcar, chutar, etc., também conhecidos como torcedores do flamengo. 20 mil malucos, inclusive eu.
E quarta, contra o Pelotas, é o mais difícil? O mais difícil, no papel, era o Coritiba, óbvio. Mas o Brasil de Pelotas tem várias características ruins:
– Joga no Rio Grande do Sul, onde o Flamengo tem um vale-derrota anual;
– Joga no Rio Grande do Sul, um dos 3 estados onde o Flamengo não é a maioria da torcida, e ainda meteram a faca no preço dos ingressos;
– Joga no Rio Grande do Sul, onde se joga um esporte que parece futebol, tem as mesmas regras do futebol, se chama futebol, mas não é futebol;
– Joga num estádio pequeno e com gramado pequeno;
– Parece que deve chover até quarta, então o gramado pode estar horrível;
– Ganhou do Grêmio fora de casa;
– Até outro dia era líder do Gauchão (que é a característica menos relevante).
Enfim, parada dura quarta-feira. Missão pros malucos da torcida do Fla no RS e pros ainda mais malucos da Fla-mochila que despencam pra lá. Sinceramente, sair de lá com um empatezinho já tá de bom tamanho.
Rapidinhas:
– Não achei Pará e Thalysson assim tão mal contra o Madureira, como tem nego dizendo. Não foram Leandro e Júnior, mas longe do esculacho que tão começando a fazer com eles.
– Também não achei que o Bressan foi mal, como ouvi por aí.
– O Cáceres tá f%#@ esse ano!
– Gabriel é um bom reserva. Pra titular, nem tanto. Prefiro Paulinho, e espero que Luxa também prefira. Acho que vale o mesmo pro Nixon.
– Canteros deu uma ajeitada no time ano passado, mas esse ano não tá no mesmo nível. Só que o mal dele ainda é muito melhor que o excelente do resto, mas eu espero mais dele.
– Mesmo tendo caído de nível, prefiro o Arthur Maia sempre em campo!
– A bola entrou ou não entrou? Caguei. Prefiro discutir o sexo dos anjos! O juiz marcou, não vai voltar atrás e não dá pra criticar por ter dado, assim como não daria pra criticar por não ter dado.
– Empate com o Madureira não me deixa feliz, mas não me tira o sono empatar no estadual. Quando voltar a valer alguma coisa eu volto a me importar.
– Três volantes não rola…
SRN!
Róbson Coimbra
robsoncoimbrafla@gmail.com
Gostou? Não gostou? Me dê seu feedback! Comente aqui no site ou mande um email. Essa coluna é feita por um torcedor do Fla pra outros torcedores do Fla. Sua opinião pode me ajudar a melhorá-la.
Concordo com tudo até mesmo quando estão falando dos laterais, há muito times piores que o nosso laterais, e eu até achei que o Thalysson está se soltando mais, quanto mais pressão em cima dele pior é.
* há muito times que tem piores laterais que o nosso…
Concordo em relação os laterais, não são dos piores, a torcida tem que parar com essa sombra de Leo Moura, ja foi, agora é outra historia. O Pará é bom jogador, longe de ser craque, mais é um bom substituto pro Leo (melhor marcador inclusive).
Na verdade acho que agora ainda dá para fazer experiencias, empatar, perder etc.etc, porque o carioqueta não vale lhufas, o que vale é Copa do Brasil e Brasileirão, agora nossos dois lateriais são de chorar, Gabriel não estava nem com o corpo nem com a alma em campo e Caceres foi um desastre total. Resumo da ópera: Na minha opinião, temos 7 titulares: PV, Wallace e Samir,Marcio Araúlo e Canteros, Marcelo e Everton. O resto é resto, tentando descobrir qual a verdadeira posição do Eduardo Silva ( em boas condições fisicas pode ser titular) e na falta de um 9 mais qualificado, ainda acho que o Alecsandro deve jogar.
Provavelmente o Brasil de Pelotas vai partir pro jogo, pois joga em casa e tá empolgado no momento. Isso pode ser bom pro Fla, pois o rubro-negro atua melhor quando tem espaços. Até acho que o mau resultado contra o Madureira pode ser benéfico, já que o time fica mais alerta.
O Remo ta nessa draga por causa de diretorias amadoras ao longo de 10 anos, quem sabe esse ano mude, e o Mengo no Para tem mt força, agora esse Brasil de Pelotas e forte, ja venceu o Gremio na casa deles, o Fla perde mt no sul por causa da adptaçao ao clima frio, o Fla pra ganahr mais la precisaria de uns 20 ou 1 mes pra se adptar pra temporarada, pois e acostumado a jogar ao 30 e poucos graus e sente o impacto termico. Agora pra ganahr esses times do sul tem que ser nos contra- ataques pois o Frio atrapalhar um pouco o desenpenho do Fla.
Estou de acordo, ficou bom o texto e suas analises.
nao gostei dos dois laterais, são fracos, principalmente o thalyson q pegou tanta bola e não cruzou uma bola q preste. tomara q melhorem pq senão tamu ferrado.