90Min – “Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnico, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E, diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável.
Foi com essa célebre frase que o escritor (e tricolor) Nelson Rodrigues definiu, com maestria, o sentimento de ser rubro-negro.
Fizemos uma lista com algumas coisas que só quem é torcedor do Flamengo consegue entender. Confira!
10. Os outros têm torcida, o Flamengo, uma Nação
Não adianta encomendar pesquisa Data Folha, Ibope, Sensus ou o que for: a maior torcida do mundo é a do Mengão. São cerca de 40 milhões! Maior do que a população somada de Portugal, Grécia e Holanda, não tem como não chamar esse patrimônio rubro-negro de Nação.
9. Só nós gostamos mesmo de Fio Maravilha
“Fio Maravilha, nós gostamos de você”. Não existe qualquer brasileiro que já tenha frequentado festas que não conheça essa música. Quando Jorge Ben Jor começa a entoar o refrão, independentemente do time, todo mundo entra em euforia. Mas só os rubro-negros, mesmo, sentem o prazer de reverenciar “com inspiração” João Batista Sales, o Fio Maravilha.
8. Natal é em 03 de março
Considerado o maior ídolo da história do clube, o Galinho de Quintino segue inalcançável no coração dos torcedores do Flamengo. Tanto que a data de aniversário é celebrada, ano após ano, como um verdadeiro “Natal” para os rubro-negros.
7. Quem é penta é o Brasil. O Fla é hexa
Quem confere a validade de um título não é uma caneta num escritório com ar-condicionado. É o calor da torcida, inflamada dentro do estádio e depois nas ruas. Se algum rubro-negro não comemorou o título da Copa União de 1987, fale agora ou cale-se para sempre.
6. Nós não temos rivais
Não tem chororô, freguesia ou purpurina: o Flamengo tem a vocação para ser odiado por todos os outros clubes da cidade, mas a verdade é que os rubro-negros não estão nem aí. Os outros continuam falando mal, mas falam de nós. Rival para o rubro-negro é o Liverpool e olhe lá.
5. Ronaldo Angelim é (muito) ídolo
Tente explicar para qualquer torcedor de outro clube que Ronaldo Angelim já era ídolo antes mesmo de marcar o gol do título. Ou melhor, nem tente. Ninguém vai entender. Só o rubro-negro sabe o que é sofrer de emoção e chorar de alegria pela garra, determinação e pelo amor à camisa do nosso zagueiraço dos agrestes. O gol do hexa foi só a cereja do bolo.
4. Aquele abraço, Gilberto Gil
Tudo bem, o torcedor flamenguista não é desinformado. Gilberto Gil é tricolor de carteirinha, coitado dele. Mas o abraço foi para o Mengão. Dizem que era uma ironia, mas tudo bem. Tricolor só deve ficar pensando em ironizar o Flamengo mesmo. É melhor do que sofrer na série C.
3. Obina é melhor que Eto’o sim
Claro que é. O camaronês já marcou gols em decisões da Copa do Brasil e do Campeonato Carioca? Fim de papo.
2. Prata na nossa casa vale ouro
Tem muito clube por aí que adora comemorar contratação como se fosse título. O Flamengo é diferente. Depois de uma geração que ganhou tudo que podia e não podia vindo da própria casa, o torcedor rubro-negro sabe que o Urubu tem ninho farto para trazer títulos. Berço de craques como Zico, Junior, etc e tal, não dá pra negar que craque o Mengão faz em casa.
1. Série B é só pela TV
O cidadão chega em casa do trabalho numa terça à noite, pega uma cerveja da geladeira e quer relaxar vendo um joguinho. Descobre que está passando a série B e assiste como quem não quer nada. Mero entretenimento. Só assim para o torcedor rubro-negro ter algum tipo de contato com ela. Até porque, subir na marquise do Maracanã é inviável. Pobres adversários.
fato