República Paz e Amor | Muhlenberg – O segredo da vida sem stress é sempre encarar os fatos pelo seu lado positivo. Não interessa o quão fodida é a desgraça que se abateu sobre você, pode procurar que no meio dos escombros da hecatombe você vai encontrar um lado positivo. Vejam a aparentemente catastrófica rentrée de Eurico Miranda no cenário do empobrecido futebol carioca. Teve gente, principalmente vascaínos, temendo pelo pior e querendo cortar os pulsos quando o probo dirigente voltou fumegando após longo e tenebroso inverno malocado pra não sujar.
E quando o famigerado paredro formou com o ínclito presidente da Federação Carioca (reserva moral do esporte nacional) uma dupla dinâmica para dar cartas e jogar de mão na FFERJ muitos encararam o fato como a primeira trombeta do apocalipse. Houve quem afirmasse peremptoriamente que com esses dois no comando o campeonato carioca estaria condenado. E é justamente aí que está o lado positivo que recomendei a vocês procurarem.
Porque do jeito que esses dois trabalham, o campeonato carioca estará inevitavelmente extinto em menos de duas temporadas. Uh, demorô! Essa é a parte boa da tragédia euriquiana, ele e seu parça é que vão enterrar de vez essa competição anacrônica, enfadonha e ruinosa. E o dia em que o carioqueta acabar vai ser uma verdadeira libertação para o Flamengo, que não vai mais precisar carregar nas costas 15 times pequenos. Enquanto esse dia feliz não chega, resta aos torcedores rubro-negros, mesmo os mais sedentários, se divertirem chacoalhando a baranga, uma atividade física moderada, que hoje está muito mais para o lazer do que para o esporte.
Cá pra nós, o Mengão sacudir a bigoda já virou tradição. Os bem vestidos não conseguem sequer se empolgar com um adversário tão por baixo. Mas a miséria moral e financeira da vasca não impediu que a Magnética, sempre filantrópica, cumprisse seu papel no pacto social e atacasse as bilheterias com fúria irresistível. Apesar do esforço hercúleo do Sr. Miranda e do Sr. Lopes para que o prejuízo da vasca no futebol seja compartilhado por todos os filiados da FFERJ, com a torcida do Mengão não tem tempo ruim. Com nosso Manto Sagrado e a bandeira na mão vamos mais uma vez lotar o Maraca e, com nosso comparecimento maciço, humilhar os bissextos sofredores do time da colônia, que há muito tempo não exibe a menor disposição de botar a cara quando nos enfrentam.
A verdade é que os filhos da bigoduda tem os seus motivos pra agir assim. São tantos anos sendo esculachados pelo Fuderoso Vice-Maker da Gávea, são tantas derrotas acachapantes, tantas eliminações, tantas temporadas na 2a Divisão, tanto sofrimento e dor que, realmente, não faz muito sentido ir ao estádio bater palma pra ver a rubro-negrada dançar e cantar aquelas musiquinhas ofensivas e deliciosas. E o pior é depois que acaba o jogo, serão semanas de zuação desenfreada pra cima dos portugas.
Mas o torcedor do vice também pode fazer como torcedor rubro-negro e buscar o lado positivo das coisas. É verdade que a torcida do Mengão vai se divertir a partir de domingo no Maraca, está na nossa natureza, é o nosso way of life. Mas o torcedor da camisa feiona também vai ter benefícios. Um deles é que aquela antiga promoção, aquela que leva os vascaínos a Portugal de graça, ainda está de pé. É ou não é, Animal?