Sportv – O Maracanã voltará a receber um jogo nesta quarta-feira. O Flamengo vai retornar ao estádio para enfrentar o Bangu pela 12ª rodada do Campeonato Carioca. Neste domingo, o Rubro-Negro bateu o Vasco por 2 a 1 em clássico marcado pela paralisação de 50 minutos. A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro interrompeu a partida ainda no primeiro tempo. No entanto, Fernando Cunha, gerente da concessionária que administra o estádio, garantiu que o gramado estará em “perfeitas condições”.
– O sistema funcionou perfeitamente (no clássico deste domingo) e não teve prejuízo nenhum. O gramado se encontra em perfeitas condições para uma próxima partida. O sistema de drenagem do Maracanã funciona de forma automática. Toda a água que é absorvida pelo estádio é levada para galerias e bombeada para fora do estádio – garantiu Cunha, que é responsável pela engenharia e manutenção do Maraca.
A chuva que atingiu a região da grande Tijuca no domingo foi a mais forte desde a reinauguração do estádio, em junho de 2013. Embora haja um racionamento de energia nos refletores do Maracanã, a concessionária administradora negou que a drenagem tenha sido afetada pela medida.
– Estamos falando de uma das maiores chuvas da região da Tijuca. E o gramado provou que tem condições de absorver essa capacidade (de água) em apenas 10 minutos – afirmou Fernando Cunha.
Em quatro horas choveu o equivalente a 82 milímetros de água na região do estádio. A segunda chuva mais forte desde 1997, quando começaram as medições da prefeitura. E mesmo com as quatro bombas do Maracanã funcionando no volume máximo, cada uma com vazão de 250 metros cúbicos por hora, não foi possível evitar a paralisação do Clássico dos Milhões.