Extra Globo – A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) convocou nesta quarta-feira os clubes para discutirem o artigo 133 do Regulamento Geral de Competições na próxima terça-feira.
Conhecida como “Lei da mordaça” por privar os filiados de fazerem críticas ao Campeonato Carioca sob pena de multa de R$ 50 mil, o artigo foi considerado ilegal pelo juiz Marcelo Rubioli, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, em fevereiro.
O edital foi publicado nesta quarta-feira e também pretende abordar o aluguel dos estádios.
Confira:
“Ficam convocados os Clubes da Série A de Profissionais para participarem da Reunião do Conselho Arbitral a ser realizada no dia 17 de março de 2015 (terçafeira), às 15 horas, na sede da FERJ, à Av. Professor Manoel de Abreu, nº 76, com o objetivo de tratar de assuntos pertinentes ao Campeonato Estadual da Série A de 2015.
Ordem do dia:
1 – Aluguel de Estádios;
2 – Critérios objetivos de aplicação do artigo 133 do RGC, se e quando permitida.
Rio de Janeiro, 11 de março de 2015. RUBENS LOPES DA COSTA FILHO PRESIDENTE’
Veja na íntegra o artigo 133:
Art. 133 – A veiculação, em qualquer meio de comunicação, decorrente, direta ou indiretamente, de ato e/ou declaração, considerados contrários, depreciativos ou ofensivos aos interesses do campeonato, praticada por subordinados à presidência de qualquer associação disputante , será considerada como ato lesivo à competição e sujeitará o clube a que pertencer o agente, após decisão do Conselho Arbitral, a multa administrativa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), dobrada a cada ato lesivo gerado por qualquer outro membro da mesma associação.
Parágrafo único – Caso o ato lesivo seja desmentido em nota oficial assinada pelo Presidente da respectiva associação e publicada na primeira página do site do clube em até 48 horas de sua ocorrência, a sanção disposta no caput será reduzida metade.
vergonha pura.. ditadura no futebol do rio de janeiro tudo pela escravidão dos clubes qualidade do campeonato mesmo é zero a nada RUBENS LOPES SEU BOLSO ESTAR CHEIO
esse rubens caixadagua ii es um irresponsavel, esse mequetrefes so pensa em dinheiro igual
ao outro que esta no inferno junto com outros da iguala dele, morra rubens lopes junto com
o euriquim merenda e o presidente do foguim e os pequenos.fui
Esse presidente tem que entender que a crítica faz parte, pois sem crítica não há evolução. O pobre coitado só pensa em dinheiro$$ . – O pior cego é aquele que se nega a enxergar… S.R.N.
Um atraso ao futebol carioca!! Patético!!
Pelo que entendi foi um juiz que disse que o artigo é ilegal, então ele que aprenda a fazer regulamento melhor e dentro da lei, porque a época de ditadura ficou no passado.