Globo Esporte – Com o provável fechamento de Maracanã e Engenhão no primeiro semestre de 2016 para se adaptarem às Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro em agosto, o Flamengo vive uma situação complicada de definição do seu futuro. Afinal, onde o time mandará seus jogos? O GloboEsporte.com entrou em contato com o clube, que confirmou estar trabalhando com duas alternativas de estrutura provisória, uma na Gávea e outra possivelmente no estádio da Portuguesa da Ilha. A informação foi publicada inicialmente pelo site do jornal “O Globo” nesta quarta. A construção de um estádio próprio para 40 mil pessoas continua sendo um objetivo, só que mais a longo prazo, e não para suprir as necessidades do Fla já no ano que vem.
A primeira opção considerada viável seria colocar uma estrutura provisória de arquibancada para aumentar a capacidade do estádio da Gávea, que atualmente pode receber até 5 mil pessoas, para até 20 mil, além de melhorar outros pontos de lá, como a instalação de refletores. A ideia é receber pelo menos as partidas do Rubro-Negro diante de equipes pequenas do Rio no Campeonato Carioca. A outra seria no mesmo esquema, mas em outro local, que poderia ser o estádio da Portuguesa da Ilha do Governador. Isso já foi feito em 2005, quando o Fla mandou vários jogos na Ilha. O presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, teve reunião com o governador Luiz Fernando Pezão nesta terça para tratar do assunto, mas ainda não existe qualquer definição. O Flamengo conta com o apoio da Prefeitura, do Governo e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para encontrar uma solução.
Se nenhuma dessas duas possibilidades andar, o jeito vai ser alugar outro ou outros estádios para mandar suas partidas. O Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e o Moacyrzão, em Macaé, já receberam o Fla em algumas oportunidades e podem ser opções novamente. Assim como cidades fora do Rio de Janeiro, como Brasília, mesmo que não seja essa a prioridade.
Novo estádio próprio é sonho a médio/longo prazo
O sonhado estádio próprio para 40 mil pessoas continua nos planos do Flamengo, mas não é uma possibilidade viável para 2016. O clube vem diminuindo suas dívidas e aumentando as receitas, mas ainda está longe de ter verba suficiente para construir um estádio. Hoje não existe terreno definido, muito menos prazo para o início da construção. O Rubro-Negro também depende de parcerias para isso, tanto com a iniciativa privada quanto com Governo e Prefeitura.
Ao mesmo tempo em que sonha com estádio próprio, o Flamengo também pensa numa outra alternativa, esta com prazo mais curto. O contrato atual com a concessionária que administra o Maracanã vale até o fim de 2016, e o Fla considera renová-lo, desde que seja em bases mais favoráveis ao clube do que as que estão em vigor.
Outro ponto importante em relação à parte estrutural do Flamengo é o ginásio poliesportivo que está para ser construído na Gávea. O projeto está pronto e foi aprovado, mas o clube ainda aguarda a liberação das últimas licenças para a execução da obra. Será uma arena multiuso com capacidade para cerca de 4.500 pessoas.
A torcida mereçe algo melhor do que um puxadinho,se não for criar um estadio e melhor alugar um e mandar os jogos,chega de pão com ovo nós queremos agora e o filé caramba.
Terrenos . na vila militar ou em Caxias falta uma parceria financeira para dar inicio as obras.
Vamos ser ST galera!!!!
O melhor seria o flamengo fazer um bom projeto e dar um bom uso para a Vila olimpica do Rio 2016
Recebe a Vila por 50 anos e reforma ela para ter um estadio de futebol de 50.000 pessoas
Usando a infra estrutura de transportes e estacionamento que JAh estão lah
A piscina, estádio e quadra de tênis e outras áreas tb poderiam continuar a ser utilizadas pelo clube para criar novos atletas do Flamengo / Brasil
Isso tiraria um elefante branco do Governo e permitiria por um preço baixo o Flamengo construir o seu estádio e otimizar o seu uso com outros eventos e esportes
Ganho para todos
A arena olípica, é uma excelente idéia!!! Espero que não caia no esquecimento.
Tem que ver se o governo tem interesse. Além disso, a concessão, por lei, deve ser precedida de licitação, o que não garantiria o Fla como vencedor, além de só ser permitida por, no máximo, 35 anos.
Arena da Gávea, jááá!
O Flamengo tem que fazer uma coisa concreta para mts anos, a Gavea e para a base, tem que fazer um estadio para 80 mil, 50 mil tbm vale pois o Maracana so seria semis e finais. Mas eu preferia o Fla deixar o Maracana de lado, deixar de pagar aluguel e ter seu estadio proprio com maior renda liquida! Assim iria lotar pois a torcida saberia que a renda iria maior parte para o Fla e manuntençao do estadio. O Fla teria times sempre fortes!
Ridículo o povo pedindo estádio de 50 60 mil lugares.
Infelizmente a torcida do Flamengo não está lotando o estádio q tem.
É complicado construir estádio de 60 mil e manter ele Qdo o público não chega nem a metade…
Tem q ver o custo beneficio
Eu acho que um estádio na Gavea para jogos de pequeno e médio porte com capacidade para 30 mil seria perfeito. Cheio seria um caldeirão, com baixo custo e boa renda. Aliás, quantas vezes esse ano (pode pesquisar ano passado também) o Flamengo colocou mais de 30 mil em um jogo?
Para os jogos grandes usaríamos o Maraca, que pelas poucas partidas também lotaria com mais facilidade.
Sou contra fazer uma estrutura temporária!!! O esquema agora é convocar a torcida, fazer um pacto mesmo, e partir pra algo definitivo!!!
o mais engraçado é q parece q foi ontem q o Rio foi escolhido como candidato. agora imaginem se nos classificamos para a libertadores onde jogaremos ? e o sócio torcedor fica como ? deveriam ter pensado nisso antes, até pq esse estádio de 40 mil não será com o dinheiro do clube q será construído essa desculpinha dq tá pagando as dívidas não cola!!1
Rpazz provisória pode até ser, mas ficar nessa de estádio de 20 mil na gávea é vacilo da diretoria. Pois ficaram acomodados nesse estádio pequeno e no Maracana, temos que pensar grande… rever o contrato do Maraca enquanto procura recursos pra construir um de grande porte em outro lugar. Tipo de um pra 50, 60 mil… Antes pensar direito do que tentar fazer as pressas. Se fizer será um grande vacilo!!!!
O que tem que fazer é o seguinte, amplia o contrato com o Maracanã até meados de 2018… é enquanto a isso, corra atrás de Parceiros, bancos, e fazer uma viajar pra o mundo a fora buscar pra vender o Nome do estádio, tipo o Palmeirase fez… Tanta empresa no ramo por aí, e só fazer um projeto grande à autura do Flamengo, que qualquer empresa analisaria. É só pensar direito do que fazer loucura.
Tem Vários nomes… Fly Emirates, Allianz Arena, entre outras.
Se o Palmeiras conseguiu imagem o Flamengo.
SRN… espalhem essa idéia.
Rafael Fla o estádio com arqui provisórias na gávea é pra ficar pronto em jan/2016 por q o maraca e o Engenhão vão estar fechados não vai ter onde o Fla jogar por 7/8 meses e quanto ao estádio com capacidade maior tem q ter tds as autorizações lugar a onde vai ser feito etc… Fla pensa num estádio como o do palmeiras mas pra +tarde depois q estiver td certo e com din din pra pagar será como o dos Gambás montasse as arqui depois se desmonta lembra como era na portuguesa? será + ou- só q não será modular(não pode +) será +segura
A grande maioria dos imbecis que falam que estádio para 20, 30 mil não serve não tem nem capacidade de aderirem ao sócio torcedor!
Se já tivéssemos um estádio para 20 mil pessoas na Gávea, mesmo que velho, seria muito mais fácil conseguir autorização para ampliar e reformar, que construir um novo para 80 mil como alguns idiotas estão propondo!
Por causa dessas pessoas o Flamengo nunca teve e nunca terá estádio próprio!
Acredito que um estádio na Gávea com capacidade entra 30 e 40 mil torcedores seria o ideal, é lógico que no projeto do estadia deve haver uma forma que seja possível a expansão do estadio no futuro para 50 a 60 mil pessoas quando tivermos um grande número de ST e a média de público do estádio chegar próxima a capacidade maxima.
Alguém aqui acha que se o Palmeiras já não tivesse aquele estádio velho (antigo Parque Antarctica), a prefeitura, moradores, etc… deixariam construir um novo no meio da cidade de São Paulo?
O Flamengo deve conquistar seu espaço na Gávea aos poucos! Para isso sou a favor até de ampliarem as arquibancadas com estruturas tubulares!
A arena da baixada do Atl-PR era um estádio m… horroroso! Fizeram aquele “meio estádio” que já tinha ficado muito bom. Depois ampliaram para o estádio moderníssimo que é hoje!
Ninguém vai autorizar a construção “do zero” de um mega-hiper-estádio na Cidade do Rio de Janeiro!!!
Rapaz…não é assim, xingando e falando palavroes, que se relaciona/conversa com as pessoas. Pega leve e vamos conversar, trocar ideias, ser mais democrático e usar mais o bom senso. Não é porque algumas pessoas pensam diferente que voce acha que tem o direito de provocá-las. Menos Ricardo, menos. Abraço.
Dois pontos: acho que 40 mil me parece o numero ideal; segundo, por mim o Flamengo nunca mais aluga o estádio do Macaé depois daquela palhaçada, pelo menos enquanto o presidente de lá for do lado do Eurico.
Estrutura provisória para 20 mil na Gávea, Porque não?
Vai jogar em são Januário quando Maracanã e Engenhão estiverem fechados???
Será um projeto rápido, de baixo custo, altamente funcional, e se ainda por cima trouxerem um arquiteto pica no design pode ficar esteticamente bonito.
Pra fechar, tem jogos do estadual que o Flamengo se apresenta pra 3.000 cabeças. Alguém é contra isso? Tem que apoiar po, e tem que ser unanime, não tem nada de ruim nessa idéia pelo contrario é uma saída inovadora e corajosa.
SRN