Fla vai recorrer a punição de Luxa de dois jogos

ESPN – O técnico Vanderlei Luxemburgo foi julgado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) na tarde desta segunda-feira e acabou punido por dois jogos. O motivo foi a entrevista coletiva concedida na última semana, quando afirmou deveriam “dar porrada na Federação”. Apesar de a expressão significar críticas e não agressão física, o treinador acabou suspenso. Agora, o Flamengo vai tentar recorrer no próprio tribunal ou vai até mesmo ao STJD. Em princípio, ele não poderá comandar o time diante do Fluminense, no próximo domingo, e o Nova Iguaçu, na última rodada da Taça Guanabara, dia 8 de abril.

“Ele não queria incitar. Então se entendeu assim. O que se resume aqui desse julgamento é que não se pode criticar a Federação. Foi condenado porque o disse a um repórter que deveria se criticar mais a Federação. Temos três dias de prazo, mas vou recorrer antes disso. Mas quem vai julgar é o tribunal que suspendeu preventivamente o técnico. Mas eu vou pedir a absolvição ao STJD e vou estudar se podemos chegar lá antes do jogo (contra o Fluminense)”, disse o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho.

Luxemburgo não compareceu ao TJD e acabou representado pelo advogado do clube, Michel Asseff Filho. Após o pronunciamento do procurador da casa, André Valentim, o advogado rubro-negro pediu a impugnação do julgamento, uma vez que não haveria provas da procuradoria para comprovar que o técnico incitara a violência, uma vez que ele fora enquadrado nos artigos 243-B (constranger alguém mediante violência) e 243-C (ameaçar alguém por palavra, escrito ou gestos).

Diante disso, a procuradoria desistiu dos artigos e pediu condenação pelo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou ética esportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e também pelo 243-D (incitar publicamente o ódio ou violência). Luxemburgo foi absolvido por supostamente incitar a violência e acabou punido com dois jogos por ética contrária à conduta esportiva. Agora, cabe ao departamento jurídico do Flamengo para permitir a técnico que esteja à beira do gramado no domingo, contra o Fluminense.

Milton Medeiros

Ver comentários

  • Inconstitucional. O direito à liberdade de expressão não pode ser burlado. O Fla tem que dar PORRADA mesmo nessa FDP de FERJ.

  • Inconstitucional. O direito à liberdade de expressão não pode ser burlado. O Fla tem que dar PORRADA mesmo nessa FDP de FERJ.

Notícias recentes

Mudança de rumo? Braz dá declaração surpreendente sobre renovação de Gabigol no Flamengo

Gabigol tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Antes praticamente descartado no Flamengo…

06/10/2024

Transmissão flagra recado de Rogério Ceni para Gerson antes de jogo do Flamengo

Rogério Ceni elogiou o momento de Gerson O Flamengo derrotou o Bahia por 2 a…

06/10/2024

Ex-Flamengo é eleito prefeito de cidade em Minas Gerais

Léo Medeiros, que jogou no Flamengo de 2006 a 2008, é o novo prefeito de…

06/10/2024

Marcos Braz perde eleição para vereador do Rio de Janeiro; outro dirigente do Flamengo também é derrotado

Marcos Braz e Cacau Cotta, dirigentes do Flamengo, não conseguiram votos suficientes para o cargo…

06/10/2024

Federação da Inglaterra marca data do julgamento de Paquetá por possível participação em apostas

Meia revelado pelo Flamengo, Lucas Paquetá será ouvido em março do ano que vem Lucas…

06/10/2024

Filipe Luís destaca importância da Data FIFA para o Flamengo: “Estão dormindo no CT”

Flamengo só volta a jogar no dia 17 deste mês, contra o Fluminense O Flamengo…

06/10/2024