Flamengo precisa de um “10” ?

Compartilhe com os amigos

Temos camisas “10” no elenco, mas a torcida e diretoria deseja um mais experiente para enfim tomar conta desta camiseta que está vaga hoje. Vamos relembrar as principais características desse tipo de jogador: Algumas delas são irritantes, como o fato de sempre parecer muito lentos, dispersos em certos jogos, e a pouca vontade na marcação. E outras decidem, ou seguram resultados, como, passes milimétricos, boa visão de jogo e controle do ritmo do jogo.

Os últimos meias de ligação com grife que o clube teve, não deixaram saudade – Carlos Eduardo e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro sempre com um físico frágil, não corria, não driblava, não chutava, além de não ser dos melhores passadores e só foi ganhar alguma utilidade nas fases finais da Copa do Brasil, por segurar bem a bola. Já Ronaldinho Gaúcho, dava boas assistências, mas a aparente apatia em alguns jogos, polêmicas extra-campo e pouca movimentação, deixaram a torcida irritada.

Mattheus e Adryan crias da base, tiveram lá suas chances, mas não se firmaram como armadores do time, o primeiro foi considerado até o culpado na eliminação da Copa do Brasil de 2014, fato injusto ao meu ver.

Já no atual elenco, Arthur Maia, foi o que melhor se encaixou no esquema, apesar de ser meio vagalume sumindo de campo em alguns jogos. Lucas Mugni, mesmo contra equipes fracas, e com uma certa sequencia de jogos, não empolgou e foi preterido do banco no último jogo.

O esquema com três volantes, baseado nos volantes que temos hoje, causa calafrios na torcida. O treinador Luxemburgo usa a Alemanha de exemplo para justificar tal escalação, mas a  própria tinha um Ozil armando o jogo, mesmo que numa posição não centralizada, Kroos com índice altíssimo de acertos de passes, além de Schweinsteiger que era meia de origem.

O Flamengo precisa de um meia clássico, ou um jogador moderno que possa exercer essa função de armador, se aproximando do ataque, além de dar combate  ? O que encaixaria melhor no esquema, e na característica do time de jogadores leves e velozes no comando do ataque ?

Deixo essas questões pra debate.Uma boa semana pra todos e Saudações RN.

Por: Wesley Paulo @wesleypbc

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Montillo é o cara! Imagine ele municiando um ataque veloz? Provavelmente, os atacantes titulares do Luxa serão: Paulinho, Marcelo Cirino e Éverton. O Flamengo irá aterrorizar as defesas adversárias!

  • O 10 clássico infelizmente já é praticamente peça de museu no futebol atual, aonde o que se impõe cada vez mais é a força e velocidade. Hoje no futebol digamos “Moderno”, os times que sobre saem, são que têm digamos também “volantes”, que tem qualidade na saída de bola. Um 10 hoje, implica em segurar mais os laterais, é se esse mesmo 10, sofrer uma marcação forte, praticamente mata o esquema de jogo do time. No Mengão hoje, acho interessante mesmo, 04 jogadores velozes na frente, sem posição fixa, precisando apenas de aprimorarem o fundamento de chutar e cabeçar á gol.

  • Bom, no caso, eu colocaria: Pv; Pará, walace, bressan(Marcelo é sacanagem) e pico; Jonas, (Cáceres) canteros; Everton, (Paulinho) Gabriel (L.A) Cirino

  • Acho que o Luxemburgo não teve todas as peças na mão. O Paulinho voltou mas o Everton e o Maia já tavam fora. Aí complica culpar o Luxa. Cada jogo é um jogo e o time deve ser montado para tal, óbvio que tem que ter 9 certos e 2 que possa mudar a formação sem tirar qualidade do time. Hoje temos um elenco mt interessante… Algumas peças pro brasileiro seria mt bom mas como está luta por libertadores pelo menos.

  • Time Ideal;
    P. Victor, Alex Telles, Wallace, Samir, (Bressan) Rafael, Jonas, Canteros, Elias, Paulinho, Everton e M. Cirino

    Não precisa necessariamente de um 10!

  • p/ flamengo ser competitivo no BR, precissa de dois laterais, um esquerdo e um direito, e tbm o camisa 10, pois depender do mugni e uma piada!!!

    contrata dois laterais jovens ai , bom e barato… no esquema de contenção de gastos da diretoria. Ja o camisa 10, não seii, nao tem mts opções!!!

  • O dez “de nome”, um dia, tb foi uma promessa. Não temos dinheiro…nosso sócio torcedor, para o tamanho da nossa torcida, é um fiasco…dívidas altíssimas…e uma federação de futebol criminosa…com toda esse contexto, acredito que se o montillo vier de graça e recebendo um salário compatível, seria válido arriscar, ele, Thiago neves e outros renomados…não sendo assim, arrisquem com o maia ou esses moleques da base.

  • Flamengo precisa é de um lateral esquerdo.

  • E respondendo a pergunta do texto: Não, um time não precisa necessariamente de um 10 para ser competitivo.

    Um combinação de bons passes do Canteros, com a velocidade e versatilidade do Everton, Paulinho e Arthur Maia pode muito bem criar boas jogadas.

    Vou repetir, o time do Flamengo joga muito solto e não tem repertório. Aperta esse time e treina umas jogadas que a coisa vai sair.

    Luxemburgo tem que parar de achar que é O Grande Inventor de sistemas e táticas. E começar a fazer o básico primeiro.

  • Flamengo precisa em primeiro lugar que o Luxemburgo pare de inventar história. Coloca a droga do 4-2-3-1 para jogar e não inventa.

    Paulo Victor; Pará, Wallace, Marcelo, Anderson Pico; Jonas, Canteros; Everton, Arthur Maia, Paulinho; Cirino.

    Deixando o Arthur Maia mais solto e podendo colar no Cirino.

    Opções: Eduardo Silva para o lugar do Cirino; Ou o Alecssandro. Gabriel e Nixon para as pontas.

    Acho que falta mais compactação no time, principalmente nas jogadas ofensivas. Eu percebo que os jogadores jogam isolados um dos outros, mesmo nas construções de jogadas.

    Porque não aproximar mais? Os homens da frente, como o Paulinho e Everton na escalação acima, deveriam encostar mais nos homens do meio, Canteros e Jonas. Chamarem a marcação.

    O Luxa se vangloria da “movimentação e versatilidade, bláblá” mas eu só vejo um time que cada um joga em um canto do campo.

    Esses jogadores tem que jogar mais em conjunto, mais colados.

    Movimentação é dar opção, antever jogadas, encaixar troca de passe inteligente; e não ficar correndo de um lado para o outro.

    Não acho que os reforços sejam tão urgentes. O time precisa encaixar mais, ainda não estão no ponto. Precisam de posicionamento, de repertório, tá faltando isso.

  • Gostaria de ver o Thiago Neves com a camisa 10 do flamengo, apesar de seu passado no flominense, ele fez um excelente trabalho no flamengo.

  • Na minha opinião não existe uma resposta definitiva entre ter um camisa 10 ou não, tem que analisar os jogadores à disposição pra decidir qual melhor esquema tático e plano de jogo.

    Dentre várias situações hipotéticas eu vejo que:

    1) Se tiver à disposição um camisa dez de alto nível pronto pra atuar não faz sentido deixar no banco, é necessário planejar o jogo contando com essa peça;

    2) se não tem um camisa 10, mas tem jogadores de meio campo qualificados tecnicamente, os chamados “volantes modernos” é possível implementar um esquema com 3 volantes e ter um time altamente competitivo;

    3) se a situação em questão for a do nosso Flamengo, aí a coisa ta preta porque nem tem um camisa 10 de alto nível, nem tampouco 3 dos tais “volantes modernos” qualificados tecnicamente.

    Nessa situação o que fazer?

    A) escala 3 volantes mesmo
    B) escala 2 volantes e um meia novato
    C) Escala 2 volantes e 4 atacantes
    D) escala 1 volante e 2 meias novatos

    Enfim, na boa, a coisa por aqui ta meio preta e o Luxemburgo não tem todas as peças que gostaria de ter, então qualquer escalação que ele faça eu vou ter que apoiar porque é o que tem pra hoje.

    Agora Respondendo à matéria da coluna: Um time não Precisa – necessariamente – de um camisa 10 pra ser bom.

  • O Flamengo precisa muito mais de laterias e um atacante de area do que esse “10”. Apostar num Montillo da vida, 31 anos, jogando na china, sem nenhum destaque por la, nem pelo ultimo time que jogou no Brasil, é somente uma forma da diretoria maquiar a fraca qualidade desse elenco. Falam tanto em planejamento, em pagar dividas, em fazer somente contrataçoes pontuais, ta faltando equilibrio ae, concordo em nao fazer loucuras, mas o Flamengo merece ter um elenco no minimo mais digno que esse.

  • Contrata Ganso. É novo e tem um ótimo passe. Se for ganhar pouco, vale a pena, pois como ele não corre, o Flamengo tem vários jogadores pra correr por ele. Éverton, Paulinho, Cirino e Pará.

  • O problema eh que o futebol moderno de hj em dia os meias recuaram um pouco e estão fazendo também a função na marcação, ou seja pegam cara com talento de 10 e deixa ele fazer a função de volante tbm, ja o luxa quer pegar volante e transformar num 10, ai fica mais difícil, acredito ainda no Arthur Maia, mas precisamos de um 10 de nome. SRN

Comentários não são permitidos.